Python? A linguagem que vem se popularizando no mercado!!

O mundo da tecnologia é abrangente, e possibilita um universo totalmente novo em diversos segmentos. E para quem está iniciando no mundo da programação, a dúvida em relação a qual linguagem aprender é sempre inerente ao processo. Já falamos por aqui quais são as linguagens mais usadas e também já explicamos mais a fundo sobre o JAVA, agora chegou a vez do PYTHON. 

Seria PYTHON a melhor linguagem de programação para se aprender hoje? Bem, eu diria que isso depende, pois precisamos levar uma série de fatores em consideração. Contudo, consigo dizer sem nenhuma dúvida, o PYTHON tem um espaço reservado no coração dos desenvolvedores, as características presentes nesta linguagem são muito atrativas, e o mercado bastante amplo. 

A demanda vem sofrendo um aumento, de alguns anos até o nosso atual momento, a popularidade desta linguagem vem se consolidando. E claro, o texto de hoje não iria deixar escapar a chance de falar para você um pouco mais sobre aquilo que você precisa saber!

Como toda linguagem, Python apresenta suas vantagens e desvantagens, características que vão se adaptar melhor em alguns perfis de programadores. Não se preocupe,  tudo isso está contido no texto preparado especialmente para você. Se liga só!

Afinal, o que é PYTHON?

Assim como todos começam escrevendo o código que imprime a mensagem “Hello World”, aqui não seria diferente, vamos entender o que é o Python em primeiro lugar. A resposta é bem simples, é uma linguagem de programação, criada em 1991, com as funções mais diversificadas em suas linhas de códigos. 

As aplicações web influenciam na popularidade da linguagem, a legibilidade e velocidade com que consegue os dados através da linguagem é diferente. Os componentes que a deixam a frente de muitas outras linguagens, é justamente o fato de que em poucas linhas é possível fazer um programa com diversas funcionalidades. 

O estilo compacto de escrita, acompanha uma baixa quantidade de linhas de códigos, também tem um coletor de lixo que faz o gerenciamento de memória para o programador. Absolutamente tudo dentro desta linguagem é pensado para que ocorra a facilidade na hora de escrever as linhas do programa. Por isso, cada vez mais vem ganhando espaço em diferentes vertentes no mercado. 

As vantagens de se aprender PYTHON

É possível fazer uma lista com todas as vantagens, para te convencer a não perder mais tempo e aprender logo esta linguagem que vem se destacando. Um diferencial muito grande na hora de se apresentar ao mercado, PYTHON já é considerada uma linguagem com alta demanda. Embora tenha sido criada em 1991, sua tendência de mercado vem aparecendo e ganhando espaço somente nos últimos anos. 

Para essa listagem das vantagens, vamos buscar diferenciá-la das outras que já estão inseridas no mercado da programação

Antes de irmos direto às vantagens oferecidas por esta linguagem, não poderia deixar de dizer sobre as grandes empresas que a adotam. Sim, isso mesmo, grandes gigantes do mercado já utilizam em seus códigos as facilidades e vantagens proporcionadas pela mesma, tendo uma fácil manutenção. Empresas como NETFLIX, SPOTIFY, FACEBOOK e REDDIT, ajudaram a intensificar a procura por esses programadores da área. 

Agora sim, vamos ao que interessa e falar sobre as vantagens da linguagem:

A dinâmica de aprendizado 

A lógica para programação está presente nas mais variadas linguagens, e junto com alguns códigos, em PYTHON você já consegue aprender mais facilmente tendo estas noções. Isso significa que um programador que está iniciando vai conseguir aprender com êxito a linguagem do momento. Aqueles conceitos mais abstratos presentes em outras linguagens, aqui já não é algo que vamos ter, facilitando a dinâmica de quem está começando agora. 

Python, em outras palavras, é uma linguagem interpretada que significa que pode ser executada em uma linha de comando. 

Em comparação com outra linguagem mais consolidada no mercado, temos uma redução de até 5 vezes nas linhas de código. Podendo chegar em até 10 vezes de redução comparando com outras linguagens mais antigas.

O tempo poupado na escrita dos códigos é muito grande, o que influencia diretamente na noção de aprendizagem também. 

Sintaxe intuitiva

A sintaxe intuitiva, além de ajudar também quem está aprendendo, facilita muito na hora da escrita do programa. Causando menos confusão na hora de programar, não é preciso ficar abrindo e fechando aquelas chaves em todos os momentos, dinamizando a escrita.

As regras de escrita são simples, onde esse conjunto pré definido na linguagem formam a sintaxe da língua. Sendo considerada altamente legível, a sintaxe se torna uma de suas vantagens na hora de escolher a linguagem para programar. 

Open Source 

Aqui temos um termo em inglês, onde é usado para dizer código aberto, significa que ele é projetado e pensado para o seu público em geral.É acessado facilmente pelo público, e os usuários conseguem modificá-lo facilmente, e assim fazer sua distribuição. E isso é notado em PYTHON, uma linguagem open source, que deixa os usuários imersos em uma comunidade ativa. As aplicabilidades são as mais diversas e isso é graças ao seu código aberto que facilita a extensão da gama das bibliotecas disponíveis. A aplicação web se torna muito mais imersiva para os programadores da área.

Outro ponto importante a ser citado, é a modularização, onde a capacidade de empacotamento permite que módulos sejam reaproveitados. Com isso, o programador utiliza de pacotes já testados por outros usuários, conseguindo garantir uma qualidade maior.

Multiplataforma

Um diferencial muito grande, afinal, é a praticidade que queremos junto a diferentes plataformas para se adotar a linguagem. E aqui, é só instalar o interpretador para sua plataforma de preferência e começar a escrever os códigos.

Além de ser multiplataforma, e estar presente nos mais diferentes ambientes, temos também que o PYTHON é uma linguagem multiparadigma. Em outras palavras, ser multiparadigma significa justamente estar presente em vários tipos de ambiente, como por exemplo mobile, web, dektop e afins. 

python-aprender-nerd-stickers.jpg

Áreas de atuação com PYTHON

Primeiramente vimos suas vantagens, agora em segundo lugar precisamos saber onde são aplicadas dentro do mercado de trabalho a linguagem.Por fim, a linguagem PYTHON é usada para modelagem de dados, além de desenvolvimentos complexos de aplicações variadas para análise de dados.

Separamos 2 áreas de aplicação para você dar uma breve conferida!

Ciência de dados

O próprio nome já consegue nos entregar o que a área realiza, não é mesmo? As informações das mais variadas áreas são processadas pelas empresas com múltiplas funcionalidades. Cada qual vai necessitar de uma demanda, mas o objetivo central é compreender os dados fornecidos muitas vezes pelos usuários e modelar de acordo com o que a empresa pede. 

A ciência de dados está presente nos esportes, no meio ambiente, nos jogos eletrônicos, em todos os lugares temos muitas informações a serem interpretadas. Cabe ao cientista de dados saber usar a linguagem ao seu favor e colocar a mão na massa. 

Desenvolvimento web

Tenho certeza que você já ouviu o termo back-end, estou certo? É bastante recorrente usar a linguagem de programação PYTHON para desenvolvedores deste nicho. O motivo da linguagem ser adotada no back-end é simples, existe um framework na qual é específico para o desenvolvimento web, chamado DJANGO. Muito utilizado pelos programadores por facilitar a vida, já que estamos falando de uma linguagem que consegue reduzir as linhas de códigos em suas aplicações. 

Então, é possível colocar um site no ar com alguns códigos, e aos poucos ir personalizando até concluir seu objetivo final que é construir um site. 

As vantagens são as mais diversas e a demanda está muito alta, estudos apontam um crescimento alto pela procura destes profissionais no mercado. E claro, estamos aqui para te deixar informado, se você ainda não conhecia essa linguagem, sugiro não perder mais tempo. O mercado é um oceano de possibilidades, e a tecnologia vem crescendo cada vez mais, ganhando espaço a cada dia.

Nos encontramos no próximo texto, um grande abraço!

0 0 votes
Avalie esse post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos receber o seu comentário. =Dx
()
x