Todo dia é dia de Rock n Roll!

rock-nerd-stickers-1.jpg

Acordes  e ruídos de guitarra, o baterista tentando  acertar a posição correta dos tambores e altura dos pratos, o baixista e o tecladista  prontos e a postos (logico né), enquanto o vocalista testa mais uma vez o microfone com aquele jargão famoso: “Ei Som, Teste!” pode ser em um pub  para 100, 200 pessoas ou um grande show para milhares de pessoas esse é o espirito do “Rock n Roll” parça, e vou te dizer se ouvir já é bom, imagina tocar?

A adrenalina de subir em um palco é inexplicável. Saudades família, muita correria por aqui, espero que estejam bem com suas famílias, hoje vamos fala sobre rock, aliás já tem um texto  meu sobre isso (Volte algumas casas) , hoje abordaremos o seguinte,  o porque do dia  13/07 ser lembrado  como  o dia Mundial do Rock e também  vamos  falar de algumas pessoas e personalidades  que ajudaram  a difundir  o estilo. Bora?

Live Aid

O Live Aid foi  o maior evento  ao vivo  feito até hoje,  transmitido simultaneamente para mais de 100 países  via satélite e televisão estima-se que cerca  dois bilhões de espectadores tenham assistido ao festival ao vivo. O Show aconteceu  em 13 de Julho de 1985, em Londres e na Filadélfia, Sidney, Moscou e Tóquio também  tiveram  suas  edições em menor escala. O festival  idealizado  pelo britânico Bob Gedolf, visava  arrecadar  fundos  para  erradicar a fome na Etiópia, esperava-se que o concerto conseguisse cerca de 1 milhão de libras, mas o montante final ultrapassou os 155 milhões de libras que são equivalentes a mais de 280 milhões de  dólares, para conseguir tal feito  uma constelação de  bandas e artistas daquele tempo e de antes participaram e fazendo  apresentações memoráveis.

O line up em  Londres  contava com: QUEEN, PAUL MCCARTINEY, THE WHO, U2, ULTRAVOX, ELTON JOHN,  DIRE STRAITS, STING e muitos outros nomes de peso. Já na Filadélfia os artistas eram: B.B KING, BEACH BOYS, MIKE JAGGER, SANTANA, MADONNA, KOOL AND THE GANG, RUN DMC, BEASTIE BOYS, LED ZEPPELIN, JUDAS PRIEST, BOB DYLAN, TINA TURNER, ERIC CLAPTON, BLACK SABBATH e muitos mais é claro. Em Sidney  o som ficou a cargo das bandas INXS e MEN AT WORK.

Conseguem imaginar  a estrutura e logística para que um evento desse tamanho possa acontecer? Nesse dia Phil Collins e David Bowie, se apresentaram nas edições de Londres e Filadélfia, cruzando o continente a bordo de um Concorde,  a participação do Queen no estádio de Wembley em Londres para mais de 90 mil pessoas por exemplo foi  eleita  uma das maiores apresentações  de rock do Planeta  até hoje. Os irlandeses do U2  também  ficaram ainda mais famosos após  sua participação em Londres. Mas porque esse dia ficou conhecido como dia mundial do rock Chaene?

Foi  Phil Collins que disse que  aquela data não poderia ser  esquecida e que  a partir dali esse dia  histórico seria lembrado como Dia Mundial  Do Rock, vale lembrar que nem todos  países celebram a data neste dia. No Brasil essa tradição ganhou  força porque as rádios paulistanas na década de  90 começaram  a enfatizar  esse dia em  especial. De certa  forma  é bom  ter uma  data  também  para o “Rock Nosso de Cada Dia” né ? Pra mim todo dia é dia de Rock n roll e ponto final. Vou deixar algumas personalidades  ou bandas que na minha simples e humilde  opinião moldaram e mudaram toda uma geração  através do seu  som e de sua  atitude.

Sister Rosetta Tharpe

Você sabia que a mãe do Rock n Roll era uma mulher afro americana? Que ela tocava guitarra absurdamente bem e que ela  influenciou  o Chuck Berry por exemplo? Chuck Berry  que por sua vez  foi uma das maiores  influencias  daquele  que ficou conhecido como “O Rei Do Rock” Elvis Presley, você sabia? Pois é família,  Sister Rosetta  (20 de Março de 1915/ 9 de outubro de 1973  é uma das responsáveis  por esse estilo de vida e  de musica que ouvimos e vivenciamos  hoje. Merece ser  lembrada e celebrada todos os dias, conseguem imaginar  como era (ainda é) difícil as coisas  para as mulheres na década de 40 e 50?

Agora pense para  uma mulher negra, mesmo  tocando musica gospel  em ritmo de Blues, porque  sim meus  amigos a Irmã  Rosetta  era  evangélica, ela também lançou musicas seculares (o que incomodou  a igreja) mas mesmo assim nunca se deixou abalar  pelas diversas  adversidades. Ela também  foi uma das primeiras pessoas  a usar distorção pesada  em sua guitarra,  dona de uma pegada, estilo  e  presença  de palco  inconfundíveis  tais fatores  a tornaram única e inimitável, portanto  todo mundo que se diz fã de rock , é um pouco  fã dela também, mesmo que não saiba. Sister Rosetta  é o começo antes do começo,  a maioria das pessoas não  sabe, ela foi  a Rainha da p…..toda. Deixo aqui o link do documentário  “The GodMother Of  Rock ‘n’ Roll”, assista e entenda  a historia e vida dessa mulher, vale muito a pena.

Jimi Hendrix

James Marshall Hendrix  (27 de Novembro de 1942 /18 de Setembro de 1970) Nasceu em Seattle, e ainda hoje é considerado um dos maiores  guitarristas do mundo. Dono de um estilo único, revolucionou a forma de  tocar o instrumento em suas  gravações em estúdio, e ao vivo.  Ele  começou  sua carreira como  musico de apoio de  B.B King e Little Richard na década de 60, anos mais tarde mudou-se para a Inglaterra  onde gravou seu  primeiro  álbum o “Jimi Hendrix  Experience”  durante as  apresentações do Power trio  em Londres na  plateia  sempre estavam  alguns  nomes muito conhecidos  da  cena do  rock mundial, Beatles,  The Who, Freddie Mercury, Jeff Beck,  Eric  Clapton e muitos outros  iam sempre  assistir a performance  do  virtuoso guitarrista que tocava com a boca e  conseguia  tirar sonoridades  que  ainda não haviam sido descobertas pelos ingleses.

Ídolo de 10 a cada 10 guitarristas,  sua performance no  Asthoria Theather em  Londres  onde ele queimou  sua guitarra pela primeira vez  no meio da apresentação é considerada  um dos grandes  momentos da historia do rock, repetindo o feito no Festival  Pop  De Monterey. Outro grande momento imortalizado  em sua carreira foi  sua participação no Festival  Woodstock  em agosto  de 1969, onde ele improvisou o hino americano  simulando sons de  bombas  e metralhadoras  com  sua guitarra em  protesto contra a guerra no Vietnã. Confira :

Freddie Mercury

A Inglaterra  é o berço e a terra natal de diversos artistas e bandas do estilo, Sex Pistols, The Clash, Beatles, Led Zeppelin, Pink Floyd, Rolling Stones, The Who , Cream, David Bowie, Iron Maiden  e mais uma gama de gente que está na ativa até hoje e sobretudo que está despontando na cena mundial  e na boa eu  realmente precisaria de um texto só pra falar do rock Inglês, verdade seja dita. Farrokh Bulsara mais conhecido como Freddie Mercury nasceu na Cidade de Pedra  no dia 5 de setembro de 1946 e é claramente um dos maiores símbolos  do  rock n roll mundial.

Falecido no dia 24 de Novembro de 1991 por decorrência da Aids, seu legado a frente do  Queen é inquestionável “Bohemian Rhapsody”, “We Will Rock You”, “We Are The Champions”, “Love Of  My “Life” isso falando de algumas atravessaram  gerações. Seu estilo de cantar e carisma o tornaram uma das maiores  vozes  desse mundo. O filme baseado em sua vida rendeu  o Oscar de Melhor ator a  Rami Malek, faturando mais de 908 milhões de dólares nas bilheterias. Deixo aqui o trailer oficial , o filme estará disponível na “Star” nova plataforma de streaming que chega no Brasil em agosto.

Rock Nacional

Não vem que não tem, porque temos que falar do rock brasileiro também  ué. Rock nos tempos da Jovem Guarda, a explosão do rock nacional nos anos  80, a safra 90 e é claro os artistas  que vieram após a chegada dos  anos 2000. Diversos estilos e vertentes falo como ouvinte e musico que também sabemos fazer rock com qualidade, técnica e letra. Quem nunca ouviu  Legião Urbana, Barão Vermelho, Titãs, Paralamas, RPM, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii, e olha que estou falando de anos 80. Nos anos 90 bandas como Charlie Brown, O Rappa, Skank , Jota Quest, Mamonas Assassinas, Dead Fish, Los Hermanos  e Raimundos dominavam as rádios brasileiras vocês lembram?

Na década de 90 o Sepultura  ganhou o mundo se tornando mundialmente conhecido fazendo um som extremamente pesado, os mineiros a exemplo do Sarcófago  eram produto tipo exportação…  Uberaba  sempre esteve na rota de todas essas bandas  antigamente e eu me orgulho em dizer que vi praticamente todas elas ao vivo já, eu sei que não sou tão novinho assim tá? Tem dó. Com a chegada da internet e dos serviços de streaming  e é claro a popularização de outros estilos o rock  deixou de ser ouvido em rádios ou na tv. Mas nunca, nunca deixou de existir, o underground  vive e se você procurar pode se surpreender  com  o que tá rolando de rock aqui no Brasil e no mundo. Abre sua mente  e muito bom  ouvir os clássicos e bandas que gostamos, mas se permita ouvir coisas novas  também. Black Pantera  e Bquatro são da hora rsrsrsrsrs.

Todo dia é dia de rock

E vocês o que tem ouvido e o que  vão ouvir hoje? Eu sei que muita coisa ficou de fora mas é apenas  para ilustrar  a importância do Rock n Roll na minha vida, da pra fazer um texto para cada estilo, pra cada região do mundo, contar diversas  historias tanto de bandas quanto  de integrantes. O Rock é infinito é aquele menino ou menina  se descobrindo na guitarra, no bass ou na bateria, ou apenas ouvindo aquele riff marcante no fone de ouvido na sua plataforma preferida, rock é atitude, e energia em estado bruto capaz de alimentar centenas de milhares de festivais  ao redor do mundo.

Deixem nos comentários suas bandas, discos e estilos preferidos família, o que tem ouvido ultimamente? Eu não consigo nem citar tudo que me inspirou e ainda me inspira durante todo esse tempo, tipo a minha vida é Rock n roll família. Se cuidem, não escolham  vacina pelo amor de Deus, para a vida voltar ao normal precisamos estar todos  imunizados (pelo menos a grande maioria né) a pandemia  não acabou, mas logo vai. Já, já  tem rock n roll ao vivo para todo mundo vocês vão ver e vai ser fodaaaaaaaaa!!!

#ColaComAgente

5 1 vote
Avalie esse post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos receber o seu comentário. =Dx
()
x