A sua marca só vende ou também se expressa?

Se quem não se comunica se trumbica, o que acontece com marcas que falam sozinhas o tempo todo? É comum encontrar empresas que vendem muito mas sabem pouco sobre seus próprios colaboradores e clientes, justamente porque estão focadas apenas no que elas têm a dizer, e não no que realmente move a vida das pessoas ao redor da marca.

Marcas que se expressam compartilham valor, crença e propósito, criando uma conexão que reduz a distância entre elas e a marca. Existe um modelo de estratégia chamado “Marketing de Expressão” que se volta inteiramente para criar ações que identifiquem quais valores as marcas e as pessoas compartilham, e reunindo-os através de campanhas ou produtos.

Qual é a diferença para outras estratégias de marketing?

Enquanto outras estratégias são focadas no que a marca tem a dizer, o Marketing de Expressão busca encontrar o que a marca tem a oferecer e o que seu público deseja expressar, criando a partir disso soluções que os ajudem a se conectar. Stickers são a principal e mais barata ferramenta de comunicação entre marcas e pessoas para o Marketing de Expressão.

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Bandeiras são posicionamentos. Stickers também.

Poderiam ser camisetas, bonés, canecas e squeezes… Mas stickers trazem uma representatividade diferente que nenhum outro produto traz: posicionamento. Quando uma pessoa cola um sticker, ela se posiciona dizendo que aquele elemento a representa, seja o logotipo de uma empresa, uma hashtag ou personagem de TV.

Stickers são um marketing que não descola porque o ato de colar já o torna atemporal. “Essa empresa me representa”, pensam alguns. “O posicionamento dela é o mesmo que o meu”, dizem os fãs da fintech roxinha. “Este é meu personagem favorito”, mostram os fãs de anime. Tudo isso nos itens que elas mais gostam e têm contato o tempo inteiro. No celular, violão, notebook, caneca, mala de viagem e videogame, as pessoas colam stickers em locais que todos vão ver – afinal, é isso mesmo que elas querem.

stickers-no-marketing-de-expressaoStickers custam cerca de 6% do valor pago por marcas para produzir uma camiseta em ações institucionais, além de durarem muito mais. Marcas produzem várias estampas, e não somente uma, diversificando a mensagem e permitindo que seus stakeholders escolham quais stickers os representam. Quero dizer, já imaginou seus colaboradores mais felizes em escolher stickers que os representam do que preocupados se a camiseta irá servir para eles?

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Por que stickers estão se tornando um novo canal de expressão das marcas?

Porque qualquer empresa, de qualquer tamanho e segmento pode ter resultados com stickers.

  •  Agências de marketing e publicidade
  •  Emissoras de TV e canais do YouTube
  • Bancos digitais e físicos
  • Restaurantes e lanchonetes
  • Startups “unicórnio” avaliadas em R$ 1 BI
  • Marketplaces e lojas físicas
  •  Artistas, blogs e influenciadores
  •  E muito, muito mais!

Porque é barato e dura muito!

Porque a liberdade de criação é gigante!

  • As possibilidades vão de acordo com cada arte, adesivos quadrados, retangulares, redondos, ovais e até com cortes especiais. Produzimos adesivos para videogames, cartões de crédito e até adesivos de parede! Ah temos os lindoes dos holográficos também.

Porque as possibilidades de estratégia e stakeholders* são infinitas!

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Como as grandes marcas estão usando stickers para se conectar com o mundo?

Entre inúmeras campanhas feitas por fintechs, a relação com stickers chegou pra ficar. É comum ver relatos nas redes sociais de clientes que receberam stickers junto com seu novo cartão, além de “cobrarem” a marca por eventualmente não receberem esse mimo.

Stickers são um marketing que não descola para bancos digitais porque estes modelos de negócio já nascem com um propósito, um posicionamento tão bem definido que ele se encaixa perfeitamente em outro modelo de mídia que também funciona como bandeira. Usando stickers como brindes, estas empresas aproximam a relação e expressam sua bandeira com clientes, além de fazerem criativas ações internas de endomarketing.

E não para por aí! 📌

É possível aumentar o valor percebido do seu produto ou até mesmo o ticket-médio com uma ação super barata! É isso que algumas lojas virtuais fazem na hora de enviarem seus produtos. Além de criarem uma experiência surpreendente para seus clientes (já que eles não esperam o mimo), algumas até mesmo vendem no check-out do carrinho.

Stickers são um marketing que não descola porque são o canal ideal para a marca expressar e rentabilizar seu propósito enquanto paga pouco. A marca não precisa parar no consumo do produto/serviço ou no processo de compra. Ela pode acompanhar seus colaboradores ou clientes durante muitos e muitos anos, estando presente em locais de convívio como notebook, celular, canecas, copos, janelas, portas e carros.

Como empresas fazem ações de endomarketing melhores.

Novamente: poderiam ser camisetas, bonés, canecas e squeezes, mas stickers trazem representatividades diferentes que nenhum outro produto traz, como a sensação de pertencimento. Quando um colaborador cola um sticker, o material funciona como fincar uma bandeira dizendo que os valores da pessoa e da marca agora estão entrelaçados. Compartilhamos crenças e agora mostrarei a todos.

Aqui na Nerd, por exemplo, temos um case de uma empresa que usou stickers em uma ação de Gamificação entre seus colaboradores. Ela criou seu próprio álbum de figurinhas e cada colaborador teve seu adesivo, criando conexão entre times que não tinham tanta relação assim. Ações de endomarketing geralmente têm uma verba menor do que a comunicação externa, então stickers cabem perfeitamente no orçamento. Muito bacana não acha?

Um plano de ações para o marketing de expressão.

Neste tópico trouxemos um guia exclusivo da Nerd Stickers para marcas aplicarem os stickers em suas estratégias, elevando seu ticket-médio e reduzindo custos. Um guia completo e muito simples, ideal para empresas de grande e pequeno porte. Basta clicar no link abaixo para fazer o download.

Este plano irá te auxiliar, mas é importante que você trace um objetivo, conheça o seu público e o qual a mensagem quer transmitir. Feito isso basta correr para o abraço e iniciar a produção. 🚀

 

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Já definiu seu objetivo, sua persona e qual tipo de adesivo quer fazer? Leu e gostou do nosso post? Acesse o nosso site e encomende quantos adesivos quiser para sua estratégia de Marketing. Grandes empresas confiaram na alta qualidade dos nossos adesivos. 😎

Qualquer dúvida você pode entrar em contato pelo nosso site, redes sociais ou deixar um comentário aqui. Ah e se gostou deste conteúdo, clique aqui para conhecer 5 dicas de como fazer marketing com adesivos.

Até o próximo texto! 🖖

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