Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, TUDO sobre o filme e MUITO MAIS!

Shang-Chi-nerd-stickers-hq.jpg

A nossa querida Marvel recentemente colocou mais um de seus personagens para jogo, e assim o Universo da Marvel nos cinemas se torna cada vez mais interessante. A cada filme, série ou animação desenvolvido no contexto Marvel, apresenta diversos elementos que agradam os amantes do cinema. Os confrontos, lutas, problemas internos e sociais estão sendo desenvolvidos com muito cuidado e sendo abordados de maneira muito tênue entre um filme e outro.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis é um sucesso de bilheteria! Em meio a diversas dúvidas sobre a continuação do universo, a produção cinematográfica veio muito bem acentuada, acertando em todos os tons de lutas e diálogos. As produções sempre estão recheadas de Easter Eggs, e durante a inserção do mestre do Kung Fu nos cinemas, foi possível ver alguns interessantes. 

É importante também ressaltar todo o contexto que o envolve nos quadrinhos, e claro que vamos trazer para você todo o cenário das HQ’s no texto! Particularmente estava ansioso para ver um personagem com tais características inserido nas telinhas do cinema, e o filme superou minhas expectativas. 

Uma dosagem ideal quando nos referimos a combates e desenvolvimento de personagens, mas e aí o que você sabe sobre Shang-Chi? O personagem criado em 1973 tem uma trajetória bacana nas revistinhas, o primeiro super-herói asiático. 

O início do personagem Shang-Chi

Para desfrutarmos de uma experiência completa nos cinemas é interessante saber o background daquele personagem, e por aqui vamos trazer tudo o que você precisa saber! Embora seu lançamento recente tenha dinamizado sua popularização nas HQ’s, o personagem foi criado em 1973. Ao passo que os fãs de Kung Fu nos anos 70 estavam em ascensão, a Marvel resolveu apostar em algo do gênero e assim o fez!

As artes marciais são o foco do personagem, e aproveitando tudo isso, sua história começa com  uma infância solitária, uma mãe que pouco se sabe sobre ela. Traduzindo ao pé da letra Shang-Chi temos algo parecido com “Espírito elevado” ou “Elevação do espírito” em mandarim.

As referências nos quadrinhos estão contrapostas a um grande nome das artes marciais, o mestre do Kung Fu, Bruce Lee. Se você reparar bem nas artes dos quadrinhos, pode notar algumas semelhanças na fisionomia do personagem. Bem como outros personagens apresentam suas inspirações, com Shang-Chi não foi diferente. 

Sobretudo, as ações deferidas por este herói são baseadas em movimentos de artes marciais e todos os poderes que o envolvem apresentam nuances da cultura asiática. O mais curioso, é que Stan Lee chegou a conhecer o filho de Bruce Lee, e muito se falou na época sobre um possível crossover. 

Relembrando as HQs do Mestre de Kung Fu - UNIVERSO HQ - Desde 2000, a sua referência em quadrinhos!

As características dos quadrinhos de Shang-Chi

Você já deve ter reparado que a maioria dos personagens tem sua centralidade desenvolvida nos Estados Unidos. A ambientalização geralmente ocorre em Nova York, e assim sua centralização acaba não se estendendo a outros continentes e muito menos a outros países. Nesse ínterim, Shang-Chi vem quebrando um pouco desse estereótipo da época, ambientalizado na China e mostrando a importância de ressaltar os valores adquiridos em seu lar. 

Shang-Chi em seus primórdios se desenvolveu em uma província em Hunan na China, e também em uma vila chamada Yang Yin. É importante ressaltar que em todas as aventuras, algumas foram fora da China, diferentes locais do mundo, mas ele sempre voltou para seu lar.

Conforme foi se desenvolvendo  na província em que morava, Shang-Chi foi estudando e treinando, sempre buscando ser o melhor e ter a excelência no Kung Fu. Me arrisco a dizer que analogamente a outros heróis do Universo Marvel, ele é um dos mais habilidosos na arte da luta. 

Em diversas histórias temos uma fórmula de sucesso, Shang-Chi apresenta as mesmas características de outros personagens do universo. Primordialmente, quando conhecemos mais a fundo sua história e seus objetivos, acaba se tornando um personagem cativante e interessante de acompanhar. 

Quando falamos do personagem, sua criação veio advinda de personagens já comprados em seus direitos autorais. Dado este contexto, Shang-Chi foi criado do zero, embora o personagem Dr. Fu Manchu já estava com todos os direitos reservados. Durante todo o trajeto, Shang-Chi não sabia sobre os objetivos maléficos de seu pai, e isso fica claro durante os lançamentos das revistinhas. 

Um caminho sem volta!

Durante o desenvolvimento do personagem nas revistinhas foi possível notar o crescimento pessoal e embates que o herói viveu. Entretanto, todos os caminhos levaram para alguns encontros inusitados com outros heróis conhecidos na telinha. 

Quando falamos de alguns heróis presentes nas revistinhas, temos que lembrar que no mundo do cinema as coisas funcionam em uma dinâmica diferente. Por exemplo, os direitos de imagem associados a alguns heróis inviabilizam o encontro dos mesmos nas telas do cinema. 

Dessa forma, um dos encontros mais fascinantes das publicações de Shang-Chi fica quase impossível de acontecer neste cenário da Marvel que vemos hoje. O filme que hoje está no UCM não verá a participação do Imortal Punho de Ferro, já que os direitos desse personagem são pertencentes à Netflix.

Logo, caso tenha interesse, os dois mestres das artes marciais participam de lutas em um duelo que vale muito a pena ler!

Shang-Chi e os Vingadores?

Muitos se perguntam sobre o futuro dos Vingadores, então quero trazer alguns acontecimentos nas HQ’s que me deixam com grandes expectativas. Primeiramente, um passo de cada vez, o filme foi lançado recentemente então devemos esperar todo o desenvolvimento dos próximos lançamentos.

Entretanto, o que muitos não sabem é que Shang-Chi nas revistinhas já foi um vingador! Pasmem, assim como outros heróis já vistos na telinha do cinema, Shang-Chi participou deste grupo nas revistinhas. Sem muitos spoilers, caso tenha curiosidade de ler algum dia, Shang-Chi se juntou ao grupo de heróis ainda quando Steve Rogers comandava a equipe para enfrentar seu pai. 

Sabemos que estes eventos dado o contexto atual dos filmes são imprevisíveis, mas já sabemos a importância de Shang-Chi para o universo. 

Historiografia: Shang-Chi: A sua origem nos Quadrinhos - GeekBlast

O filme SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS

À primeira vista parece ser mais um filme com elementos típicos de mais um herói que tem características de luta e tudo aquilo que já conhecemos. Já adianto, se caso você seja daqueles que criticam todo o modelo da Marvel de contrapor os recursos de seus heróis de maneira semelhante, o filme não é para você!

O clichê acontece, mas para nós fãs de super-heróis e também do Universo Marvel, isso não é um problema. É impossível dizer que não me animei ao ver as lutas de Kung Fu em um estilo inusitado no filme.

De maneira muito simplória, a introdução do personagem no lançamento do 25º filme é muito fluida, e assim as expectativas são superadas. Eu diria que a pegada do filme é um tanto quanto diferente das outras já vistas antes, mas em contrapartida eu coloco em comparação com Homem-Formiga. 

O que eu quero dizer é que em todos os seus elementos, a simplicidade e leveza são a chave do sucesso desse filme. O drama que conduz todo o enredo do filme é postulado de maneira generalista, e as lutas de Kung Fu são bem dinâmicas, prato cheio pra quem gosta deste estilo. 

Me senti satisfeito ao ver o rumo do Universo Marvel, embora algumas afeições não se acomodem ao ponto de esperar mais do que foi visto. O famoso hype dessa vez está controlado, mas o que foi visto foi muito agradável, respeitando bastante o personagem descrito nas revistinhas.

As cenas dos próximos capítulos estão sendo escritas e desenvolvidas, o que me conforta saber que muita coisa boa ainda está por vir.  

Principais Easter Eggs e Referências de SHANG-CHI E A LENDA DOS DEZ ANÉIS

Se tratando de Universo Marvel, o filme carrega consigo diversas referências e easter eggs se tornando ainda mais atrativo. E alguns desses easter eggs trouxemos para vocês!

O mundo pós-blip

A dúvida que até então restava, era sobre como  o estalar de Thanos iria repercutir efeito a partir dos próximos filmes. E o filme logo de cara já nos deixa bem situado em relação a linha do tempo.

O estalar dos dedos de Thanos é conhecido como “blip”, e em uma das cenas bem no início de Shang-Chi podemos ver um pôster dizendo “você não está sozinho”. Este pôster se refere a um grupo de apoio pós-blip, então já nos situamos na linha cronológica do tempo. 

Você lembra dele?

Em uma das lutas de Shang-Chi podemos ver um rostinho conhecido por nós! A cena a qual me refiro, é a que Shang-Chi está lutando contra o Punho de Lâmina, e um vendedor aparece na cena.

O vendedor em questão aparece no filme Spider-man: Longe de casa, e também aparece no filme do Shang-Chi, o que deixou os fãs criando diversas teorias. 

Personagem de Shang-Chi tem página hilária na internet

O Abominável e Wong

Wong e o Abominável aparecem lutando no filme! SIM, isso mesmo que você leu, eles aparecem brevemente em uma cena onde pouco é explicado o motivo de estarem ali. Após a luta, ambos vão embora juntos em um portal criado, mostrando que são conhecidos e amigos. Será que o Abominável deixou de ser um vilão? Fica aqui o questionamento. 

Shang-Chi: Porque Wong estava lutando contra o Abominável?

Ta-Lo

Anteriormente no texto eu contei sobre os direitos autorais em cima de Punho de Ferro, pertencente à Netflix. Pois bem, Ta-Lo é justamente faz parte deste universo dos heróis, onde é uma dimensão cheia de divindades cheia de elementos apresentados nos quadrinhos. Embora na produção do filme tal dimensão apareça com outro nome mantendo suas características.

Shang-Chi-nerd-stickers

Bruce Banner

A aparição de Bruce Banner no filme deixou o fãs em um nível de curiosidade elevada. Mas o mais interessante, que vale a pena ressaltar em sua aparição, é o fato de que reforça a ideia do mundo pós-blip. O braço prejudicado depois do uso da manopla é bem evidente na cena e o mais curioso é a forma de Bruce, claro que sem muitos spoilers, de fato um tanto quanto curioso. 

Bruce-Banner-nerd-stickers

Capitã MARVEL 

Já era esperado a aparição da personagem no filme, os fãs já especulam tal aparição assim que foi confirmado a direção do filme. Então, sim, a presença da Capitã Marvel é uma figurinha carimbada no filme, mesmo que breve… 

Capitã Marvel-nerd-stickers

Shang-Chi me conquistou bastante em seu desenvolvimento, e claro, já estou no aguardo dos próximos lançamentos. Assim como você, não vou deixar passar nada em branco, e sempre estaremos atualizando sobre esse  Universo magnífico que a Marvel nos possibilita experienciar. Um grande abraço Nerd, e até o próximo texto!

5 1 vote
Avalie esse post
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Epaminondas
Epaminondas
22 horas atrás

kd o adesivo do shangchi carai kkkkkkk

1
0
Adoraríamos receber o seu comentário. =Dx
()
x