Representatividade Importa! Como nascem os Heróis?

Lar da Caridade de Uberaba

Representatividade do Latim REPRASEANTARE “Apresentar”, substantivo FEMININO, o  conceito é basicamente  “Representar politicamente os interesses de um grupo.” É pensando em representar, principalmente no mês de Novembro, que precisamos comentar sobre o dia 20, falar sobre o dia da Consciência Negra. 

Sabemos bem como o período da escravidão, e as consequências que esse crime causou ao povo preto foram terríveis. O Racismo, em todas as suas formas, é a herança direta desse erro da humanidade.

Milhares de pessoas pretas morrem todos os dias por conta deste crime, no entanto, mesmo dialogando e conversando, ainda hoje presenciamos cenas horríveis por conta da cor da pele.

Se olharmos bem, a escravidão esteve presente durante 350, dos 521 anos que o Brasil possui, terminando “apenas” no dia 13 de Maio de 1888, e durante esse tempo, mais de 5 milhões de negros foram trazidos à força para nosso país.

Em outras palavras, mesmo falando, explicando e mostrando todos os dados, muitos ainda minimizam a luta de um povo que sofreu, e que mesmo após o fim da escravidão, não teve direito a nada, ficando a própria sorte, tendo que se virar para sobreviver.

Poder da Representatividade

Quando falamos em Representatividade Preta hoje em dia, principalmente no mundo nerd, conseguimos ver, com toda certeza, que estamos no caminho, porém, a quantidade de conteúdos que abordam o tema, mostrando o Protagonismo e Empoderamento Preto, ainda é pequena, se comparada com o todo.

É preciso, acima de tudo, melhorar bastante para podermos falar em equidade e igualdade.

Pensando nisso, a Nerd Stickers resolveu criar uma coleção exclusiva e inclusiva, voltada totalmente para o tema, e exaltando alguns personagens pretos.

Entendemos que é necessário enxergar mais além, e nos perguntamos: Porque não reverter parte dos lucros para alguma instituição que atenda a comunidade, e sobretudo, os mais necessitados? Foi partindo desse pensamento, que procuramos e encontramos um lugar, e uma história incrível.

Lar da Caridade de Uberaba

Lar da Caridade

A busca por instituições foi um desafio, e te aconselho a procurar e conhecer pessoalmente lugares assim. A princípio, não conhecíamos à fundo o trabalho do Hospital Do Fogo Selvagem (Hospital  Do Pênfigo), apesar disso, sabíamos que ali havia uma vontade de ajudar e servir ao próximo.

Da mesma forma, também não tivemos contato com a idealizadora, Dona Aparecida, porém após conversar com algumas pessoas, principalmente da comunidade afrodescendente de Uberaba, tivemos a certeza de que aquele seria o local ideal.

A partir disso, decidimos visitar e conhecer o Lar Da Caridade, que abrange toda a área e trabalhos do hospital do pênfigo. Imediatamente, fomos recepcionados e muito bem assistidos por Dona Abadia, neta de Dona Aparecida, que nos guiou carinhosa e pacientemente por todo o complexo.

Conhecendo a estrutura

Dona Abadia nos mostrou detalhe por detalhe, sala por sala, evidenciando o quanto o amor e a vontade de ajudar o próximo fazem a diferença. Ficou claro para nós, que a caridade e a ajuda, concedem à aqueles que querem, poderes inimagináveis.

Muitas famílias são assistidas pelo lar, bem como pessoas doentes física e psicologicamente. Além disso, a instituição também conta com cursos e trabalhos desenvolvidos junto aos menos desfavorecidos.

As crianças e adolescentes também estudam e são assistidas. Aos sábados, por exemplo, são feitas aulas de música, teatro e circo. O Lar entende que a arte salva e transforma as pessoas.

Acima de tudo, e durante toda a visita, nos sentimos em paz e emocionados com o trabalho ali desenvolvido. Ficamos encantados com as histórias dos voluntários. Somando todos esses pontos, toda essa história, e toda essa conexão, não haveria lugar melhor para esta ação.

Fomos no intuito de ajudar, e pensando bem… nós é que saímos dali ajudados.

Chico Xavier e Dona Aparecida do Pênfigo
Chico Xavier e Dona Aparecida no Lar da Caridade

Dona Aparecida 

Em primeiro lugar, eu, Chaene, costumo dizer que uma mulher, sobretudo negra, sorrindo, é um dos maiores atos de resistência que podemos ver. Em segundo lugar, a história de Dona Aparecida e sua saga para atender pacientes que sofriam do Fogo Selvagem, é algo completamente inspirador.

A doença é autoimune, não é contagiosa, porém provoca bolhas pelo corpo que estouram e se tornam posteriormente feridas, podendo se alastrar por toda a pele do indivíduo.

Nesse meio tempo, Dona Aparecida ainda enfermeira na década de 1950, viu o hospital onde trabalhava dispensar todos os pacientes com a doença por conta da gravidade e dos custos. Ao ver isso, ela decide acolher todos em sua casa, cuidando também das famílias dessas pessoas, em um ato de amor e caridade.

A construção de um legado

Posteriormente, a coragem e beleza do gesto de “Dona Aparecida do Pênfigo”, contagiou outras pessoas trazendo voluntários para a causa. Logo, no dia 30/08/1957, todo o trabalho se tornou ainda mais palpável com a inauguração do Hospital do Pênfigo. Rapidamente, o hospital se tornou referência nacional no tratamento da doença, como é até hoje.

Desde então, milhares de pessoas foram curadas pelo tratamento desenvolvido por Dona Aparecida, que através de sua fé, caridade, amor e com o auxílio do próprio Chico Xavier, modificou a vida de muita gente.

Dona Aparecida tinha Super Poderes e os usou para transformar tudo e todos ao seu redor, mesmo após sua partida o Lar Da Caridade honra seu nome e legado a altura.

À Dona Aparecida, à todos os voluntários e pessoas do Lar Da Caridade, nosso carinho admiração e respeito.

Seu Sticker, pode transformar o mundo

Você pode fazer com que essa história seja ainda mais linda, comprando o Pack Representatividade All Black. Ao comprar, estaremos direcionando parte da renda para o Lar da Caridade de Uberaba.

Clique e conheça o Pack

Caso tenha se interessado por essa história, acesse o site oficial, conheça a trajetória de Dona Aparecida e do Lar Da Caridade.

Esperamos de coração que essa campanha possa ajudar de alguma forma os que mais precisam.

Tamo junto família, gratidão e obrigado por  #ColarComAGente

5 3 votes
Avalie esse post
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jordanna Benaventana
Jordanna Benaventana (@jordannabenaventana)
6 dias atrás

Lindo texto e muito necessário!!! O Lar da Caridade é um trabalho desenvolvido com tanto amor que o mundo precisa conhecer!!! Parabéns ao autor do texto e parabéns a empresa pela iniciativa!!!

1
0
Adoraríamos receber o seu comentário. =Dx
()
x