Relembre os primeiros consoles da HISTÓRIA!

videogame

Relembrar das primeiras máquinas de videogame é uma forma de apreciar todo o desenvolvimento da indústria dos games até aqui. Como fã de games, não poderia deixar de conhecer diversas máquinas que compuseram a história digital dos games, peças que se tornaram relíquias.

Infelizmente não posso dizer que vivi estes lançamentos, embora conheço todos por meio de pesquisas realizadas e reviews em diferentes lugares. A tecnologia é assim, em constante evolução, sempre buscando desenvolver.

Elementos em um contexto geral desenvolveu com todo o processo, os gráficos e a trilha sonora rebuscada nem sempre foi um dos principais focos, a dublagem então… A premissa dos jogos eram simples, porém complexas em seu sistema, a programação e também peças dinâmicas estavam presentes desde o começo.  

Os jogos têm como principal objetivo o entretenimento, seja ele de tabuleiro ou digital, os jogos sempre estiveram presentes de alguma forma para nós. A inovação de digitalizar os games, foi surpreendente, conquistou gerações que perpassam todo e qualquer tipo de linha temporal. O mercado de videogames valorizou bastante além de movimentar muito capital, durante esses anos 

Diversos dispositivos conseguem fazer um entretenimento único, fazendo com que players se conectem e vivenciem experiências em diversos contextos e ambientes. Embora os primeiros videogames do mercado fossem mais rústicos e limitados, a diversão era garantida. A geração atual que contém softwares de ponta e design único pensado nos players, tiveram seu pontapé lá atrás.

O primeiro console da história!

Todo caminho existe um início de trajeto, onde por muitas vezes são trilhados por gerações e gerações. O videogame apresenta estas características, ao passar de todos estes anos as adaptações feitas aconteceram de maneira a atender um público, no qual, foi acompanhando todo o processo de criação e testes. O principal objetivo sempre foi diversão, e então em 1972 foi lançado oficialmente no mercado o primeiro dispositivo game, o primeiro console. 

Entre todos os seus conceitos prometidos, surgia uma interação com a tv, onde o player poderia vivenciar e se estimular via videogame. O nome era bastante chamativo e nada fácil de se pronunciar, Magnavox Odyssey era o nome do primeiro videogame lançado na história da humanidade. 

Os jogos de tabuleiro estão exemplificados nas civilizações mais antigas já registradas, e em outras palavras a proposta deste videogame nada mais é do que melhorar algo já existente. 

Lembrando do fato de que jogos de tabuleiros já existiam nessa época. Foi vivenciado no lançamento neste console uma dinâmica digital de jogos de tabuleiro, buscando a interatividade com a televisão jamais vista até então. 

No seu período de lançamento o seu preço era de cerca de 100 dólares, onde é estimado um certo sucesso para o seu nicho da época. As unidades vendidas chegaram nos números de 100 mil vendidas. 

O Atari 2600: A revolução dos games

O videogame responsável por revolucionar o mundo dos games foi lançado no ano de 1977, e a partir disso o percurso da história mudou. As pessoas queriam jogar fliperamas, queriam se entreter mas no conforto da própria casa, a diversão do console ela apresenta essa proposta. 

Quando o videogame chamado Atari foi lançado, o jogo PONG que estava em seu auge também em lançamento foi proposto para ser jogado no Atari. E assim se tornou o jogo mais popular do Atari, alcançando uma gama muito alta de jogadores.

As curiosidades estão presentes em seu enredo, além de todo o processo de adaptação para se encontrar em ambientes domésticos, o nome do videogame precisou ser mudado. A ideia inicial pretendia chamar a empresa de Syzygy, entretanto outra empresa acabou usufruindo do nome e colocando no mercado antes. Contudo, os jovens por trás do videogame que revolucionou a história do mercado, batizaram como Atari o empreendimento

A empresa de eletrônicos foi fundada de fato em 1972, onde amigos que consertavam fliperamas tiveram a ideia de tornar mais prático a dinâmica de jogar. E assim foi, conquistou o mercado e deu sequência na história. Para os gamers de plantão, existem reviews sobre os primeiros jogos deste console.

O console NES 8bits 

Um importante componente da evolução do mundo dos jogos, a empresa Nintendo lançou o NES 8Bits, causando em nós gamers o movimento de soprar fitas. O console na época apresentou muita tecnologia, conquistando diversas pessoas e chamando atenção de todos. Suas especificações são o suprassumo da tecnologia dado todo o contexto da época, e assim foi a receita certa para movimentar o mercado dos games.

A continuidade dos jogos de arcade foram dados pela Nintendo com este console, ao passo que o design e praticidade foram aumentando pouco a pouco. Franquias de jogos se consolidaram ao longo dos diversos lançamentos, e podemos vê-los no mercado até hoje.

Mario Bros, Metroid, Donkey Kong e Zelda fazem parte de uma lista com uma pluralidade nas temáticas dispostas em cartucho. 

O videogame é bem bonito, particularmente gosto bastante do estilo quadrado em todos os aspectos, desde o console ao controle do videogame. O sistema do videogame contempla paletas de cores que eram novidades na época, tendo 46 cores e 6 escalas de cinza, sendo possível usar até 25 cores de maneira simultânea. 

As cores fizeram sucesso, hoje os gráficos são apresentados de maneiras realistas sempre surpreendendo. Embora muitas vezes esquecemos que o processo passou por diversas etapas ao longo da história dos consoles, e assim o NES tem uma importância para esse movimento. 

Nintendo-NES-Mini

A 4ª geração de consoles… MegaDrive e Snes

Ficaria injusto não citar os dois principais consoles que estavam presentes no começo desta história, MegaDrive e Snes. A batalha de gigantes no mundo dos games acontecia de fora dos jogos, as vendas dos dois consoles eram aos montes, e disputavam a posição de melhor do mercado. 

Cada qual com seu game exclusivo, e pensar que tivemos clássicos lançados na época que fazem um marco na jogabilidade. A dispersão dos jogos pelo mundo acontecia de maneira desenfreada, dando possibilidades de universos diferentes. Não atribuindo o título de melhor videogame para esses dois, o conjunto da obra e todo o processo dentro da 4ª geração merece tal valor.

O sucesso foi tanto na venda do Snes em meados dos anos 90, que alguns anos atrás foi vendida uma versão para relembrar os clássicos da época. O Super Nintendo Mini veio para trazer a sensação de nostalgia da época seguindo o mesmo modelo que o consagrou.  

Agora, ao se falar de megadrive muitos guardam com carinho o console. Infelizmente a desenvolvedora não conseguiu reproduzir o mesmo sucesso nas outras gerações que sucederam. Em terras brasileiras, o console foi um sucesso e até hoje achamos alguns disponíveis no mercado da internet para comprar. 

Megadrive

Os lançamentos continuam

É possível notar que ao longo dos anos todos os consoles se desenvolveram, temos diferentes exemplos consolidados no mercado atualmente. Estamos na 9ª geração de consoles, que nos confortam e garantem nossa diversão nos dias de descanso. Portanto, se hoje a tecnologia nos abraça com seu desenvolvimento, devemos relembrar dos primeiros consoles que fizeram parte de todo o contexto. 

Por aqui já falamos sobre algumas gerações mais recentes, no entanto ainda faltava abrir um momento nostálgico sobre o ponto de partida destes videogames. Garanto que se você jogar os títulos do passado, a  sensação é demais e se houver oportunidade de ligar estes consoles do passado, não vai perder né?!

Seja um gamer de pc, console ou fliperama, os jogos estão aí e podemos aproveitar os universos que nos são oferecidos. Um grande abraço Nerd e te vejo no próximo texto!

0 0 votes
Avalie esse post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos receber o seu comentário. =Dx
()
x