Primeiramente, começar o texto trazendo uma série de benefícios do esporte é mais do que vital. Vivemos um período onde o sedentarismo pode acarretar diversos problemas à saúde a curto e longo prazo. Então quando podemos melhorar a saúde e ainda nos divertir, não tem por que não praticar esportes, não é mesmo? Não é novidade para ninguém o quanto amo esportes, a competição dentro das modalidades me chama muito a atenção. Indo um pouco além, por exemplo, temos a chance de liberar hormônios que irão praticar papéis importantes no combate a depressão, graças ao esporte.

Seja ele qual for, é comprovado cientificamente os ganhos dessa prática, nesse sentido podemos nos encontrar em momentos únicos proporcionados pelos exercícios. Às vezes ficamos cansados, com desânimo e muitas vezes queremos desistir, pode acontecer, mas quando achamos aquilo em que nos completa, é maravilhoso e motivador!

Ao passo em que praticamos esportes, ou buscamos nos encontrar ou até mesmo motivação dentro deles, por que não atrelar esse momento com animes? É isso mesmo, os animes retratam diversos modelos diferentes, podendo ajudar na sua escolha para realizar esse movimento esportivo, claro com muita aventura e emoção!

Pensando nisso, separei alguns animes épicos que marcaram gerações e outros que estão ainda em construção, todos esses de esportes. Depois que eu assisti todos esses animes, confesso para você que foi bem difícil não chutar uma bola na sala de televisão. Se liga nessa lista de hoje, você vai curtir:

Haikyu! O anime de vôlei que vai te deixar sem fôlego!

Começar falando de Haikyu! é muito bom, conseguiu arrancar vários suspiros e me fez torcer de verdade vendo o desenho japonês. Assim como em um jogo de verdade, a animação japonesa com um enredo voltado para o esporte de vôlei, consegue feitos incríveis. Ainda mais quando você se pega vibrando após algum lance destrinchado em 5 minutos de animação, o que já aconteceu comigo assistindo esse anime.

Contudo, Haikyu! não trabalha somente com o enredo voltado somente para o vôlei, o anime japonês consegue trabalhar muito bem aspectos como a amizade e superação. A princípio pode parecer mais um anime clichê de esportes, mas todos os elementos são bem construídos dentro dele, abrindo um leque de possibilidades de aventuras incríveis. 

O desenho conta a história de um jovem sem nenhuma estrutura para os padrões do vôlei, porém Hinata gamado pelo esporte busca melhorar no esporte. Juntamente com outros colegas de equipe que são apresentados durante o processo, Hinata passa por diversos perrengues durante os jogos. Apesar disso, o tamanho nunca te limitou, os cortes altos e sua conexão com Kageyama, o levantador do time, é de arrepiar!

O processo de treino é muito complicado para o time do colégio Karasuno, pois nesse meio tempo, houve algumas perdas significativas no elenco. Hinata e Kageyama, são novos no time e eventualmente chegam para fazer peso na equipe, construindo aos poucos um time forte e unido, onde finalmente se tornam competitivos!

Com diversas partidas emocionantes, a trajetória desses jovens vai te prender em cada minuto da série, valendo a pena cada segundo! Eu sou muito fã da franquia, esperando as próximas temporadas, super indico você correr logo e não perder mais tempo!

HAIKYU!!

Imagem: Crunchy Roll

Megalobox, um estilo de boxe que você nunca viu antes…

Imediatamente, separe um tempinho na sua agenda e corre pra assistir essa obra magnífica, estou falando sério! Megalobox é simplesmente incrível, acredito que esteja disputando vaga no meu top list de melhores animes que já assisti. Então, dito isso, o carinho por esse anime é gigante, o esporte que cerca a história é o boxe, de maneira um pouco diferenciada. Juntamente com elementos tecnológicos, o boxe praticado no desenho japonês é bastante emocionante, com uma saga comovente e muito arrojada, sabe bem entreter os espectadores.

 Definitivamente sem nada a perder, Joe inicia sua carreira em boxe clandestino, porém a história nos leva para um rumo totalmente diferente, apresentando a Megalonia. Depois que Joe enfrenta um dos competidores da competição Megalonia, ele faz de tudo para entrar no maior campeonato de boxe tecnológico para enfrentar novamente seu rival.

Em seguida, Joe busca reconhecimento em suas lutas com a finalidade de se rankear para classificar em um campeonato profissional, saindo do clandestino. A jornada do herói é muito bem traçada e atenuada durante 12 episódios, o que torna ainda mais dinâmico assistir Megalobox. Frequentemente temos traços dramáticos nas lutas, bem definidos objetivados por Joe  e seu treinador, que no final arma uma grande cilada contra o menino de ouro do boxe.

Disponível no catálogo da Netflix, não perca mais tempo, são apenas 12 episódios contando uma história com reviravoltas fascinantes. Vale muito assistir!

MEGALOBOX

Imagem: Crunchy Roll

Super campeões, pedala e vai pra cima!

Depois que eu conheci o chute de trivela do Tsubasa, eu tentei todas as vezes que jogava futebol enquanto criança. Super campeões fez muito sucesso no Brasil, e na época cativou uma quantidade de fãs enorme, eu sou um deles. Por vezes me peguei imitando os jogadores do anime japonês de futebol, um dos esportes que mais amo, combinado com um desenho muito bem desenvolvido, é a receita perfeita. 

O enredo da história gira em torno da vida de Tsubasa, acima de tudo movido pela sua vontade de ser jogador de futebol. Bem como diversas histórias que conhecemos de jovens buscando seu sonho no universo do futebol, Tsubasa não é diferente. O sonho de jogar no Brasil e jogar no São Paulo motiva o Tsubasa e podemos acompanhar de perto.

Nos anos 90, o que o anime alavancou de pessoas que ficaram loucas por futebol no Japão, nós não conseguimos nem mensurar. A premissa do anime, mostra um bom desenvolvimento de vários personagens com várias passagens por diversos times. Ao passo que nos sentimos imersos em um jogo de futebol com situações dramáticas,  vividas dentro de incertezas  nas quatro linhas do gramado.

Yoichi Takahashi é um grande fã de diversos clubes brasileiros. Inclusive, o  atual grande jogador de futebol brasileiro Neymar ganhou uma homenagem com uma ilustração, a ousadia e alegria chamam a atenção do autor. Se você é fã de futebol, Super campeões é um prato cheio para você!

Kuroko no basket, a sombra de Kuroko

À primeira vista parece que vamos ter um clichê  envolvendo o mundo dos esportes dentro do anime, porém se difere de muitos com uma história intrigante. Confesso não ser o entendedor de basquete, não sou de assistir jogos e acompanhar campeonatos, mas esse anime me motivou a entender sobre o jogo. Temos uma figura diferente no desenho japonês, ele não quer se destacar bem como os outros, prefere se manter nas sombras.

No colégio do Japão, podemos perceber essa cultura de formar clubes para desenvolver aptidões que você mais se identifica. Em Kuroko no basket, não é diferente, a formação do time de basquete se dá com essa premissa para a disputa de campeonatos e afins.

O protagonismo de Kuroko é diferente, jogou basquete desde seus primeiros momentos na escola com o mesmo time, chegando no colegial e se separando deles. O time em que o astro das sombras jogou por anos de sua vida, foi considerado como um time cheio de “milagres do basquete”, pela maestria descomunal. Kuroko nunca foi destaque, pois sempre preferiu manter-se na sombra, o anonimato o agrada, fazendo com que o espírito em equipe prevaleça.

Assim como diversos times, o novo time de Kuroko deseja ganhar tudo, e uma das promessas do jogador é derrotar seus ex-companheiros de time. Todas as vezes em que assisti, eu me sentia totalmente inserido nos jogos e no drama dos jogadores. O enredo se torna atrativo nos primeiros minutos de anime, e aí vai perder?

Kuroko's Basketball

Imagem: Crunchy Roll

Yowamushi Pedal, a bicicleta e o menino…

Atualmente posso dizer que faz tempo que não ando de bicicleta, mas o desejo de retomar esse exercício veio junto com o anime. Dessa forma eu não poderia deixar esse anime de fora dessa lista, e por isso aqui estamos.

É provável que já tenha visto animes com surpresas e superação pelos protagonistas, mas Yowamushi consegue fazer isso muito bem. No desenho japonês  temos Sakamichi nos cativando durante todo seu processo escolar, se superando a cada episódio. Anteriormente eu disse sobre a cultura de formação de clubes, e nosso astro participava de um onde só ele fazia parte, relacionado à leitura de mangás. Porém os colégios precisam de um número mais expressivo para ser considerado as atividades desse grupo.

Ao passo em que acompanhamos o trajeto de Sakamichi da escola às lojas de mangás, notamos sua bicicleta que o transporta para todos os lados. Com ao intuito de economizar dinheiro com o ticket de metrô, o personagem desenvolveu uma super habilidade no ciclismo, chamando a atenção de outros alunos. Sua trajetória no esporte nunca foi um objetivo, mas acabou caindo de paraquedas no ciclismo ajudando o grupo da escola a conquistar feitos incríveis. Por mais que tenha uma certa aptidão em cima da bicicleta, é notável a necessidade de desenvolvimento no  esporte, então Sakamichi tenta se superar. 

Uma história com leveza, com um propósito de descontrair o espectador, é uma boa pedida para aqueles que gostam de andar de bike. Conhecer o esporte é muito interessante, então se prepare para pedalar e conferir esse anime da lista!

Yowamushi Pedal

Imagem: Crunchy Roll

Praticar esporte tem seus prós, se você precisa de um gás a mais, ver esses animes e faça sua escolha! Além de se motivar tenho certeza que vai curtir um momento de qualidade e se distrair um pouco com essas recomendações. Se você gostou deste post, se liga neste texto sobre os 35 anos de sucesso da saga Dragon Ball.

É sempre um prazer estar aqui com vocês, te espero no próximo texto!