Salve, salve família “Nerd Stickers” aqui quem fala é Chaene Da Gama, 36 anos, músico há quase 20 e “roqueiro” convicto desde os 15. Sou baixista das bandas “Black Pantera” e “Bquatro” entre outros projetos e” freelancers”. Perdi as contas de quantos shows e apresentações já fiz nessa vida. Toquei em diversas cidades e regiões do Brasil, com o Black Pantera conheci 5 países nesses quase 7 anos de banda, estive na França, Itália, Portugal, Colômbia e também nos Estados Unidos vivenciando experiências que nunca imaginei, tudo graças a música e ao Rock N Roll, falaremos mais sobre isso em uma outra oportunidade com certeza.

Começo aqui algo que para mim é novo, escrever um texto relevante sobre “O Blues e a origem do Rock N Roll” para o “Blog da Firma”. Aguardo as opiniões e comentários de vocês, vamos nessa???

Minha jornada no Rock

Lembro muito bem como se fosse ontem, quando comecei a tocar e decidi que queria estar em uma banda de rock, e ouvia muitas vezes de muitas pessoas, parentes e até amigos:

“Mas Rock não é coisa de Preto” ….

“Você tem que tocar Pagode” (Nada contra gente, pelo amor de Deus).

“Toca um Bob Marley aí” (Gosto demais) e muitas outras afirmações sempre associando o tom da pele com a música…

Primeiro: Rock ou Música não possuem cor, não olham seu sexo, conta bancária, posição social, religião etc.

Segundo: Música boa é a linguagem universal independente do estilo, ou até da língua que é cantada, quando é feita com a alma então…

Terceiro: Tudo ou quase tudo que você ouve hoje, independente do estilo começou com algum negro lá atrás, bem antes de nós. O Rock n Roll como conhecemos hoje é muito mais que um estilo de música, bom pelo menos para mim e um monte de gente do mundo inteiro, Rock é muito mais do que guitarras distorcidas, bateria imponente, baixo pulsante e gritaria como muitas pessoas ainda pensam (as vezes assim que é bom rsrsrsrs), chega a ser encarado por muitos como um modo de vida, filosofia etc.

O Rock sempre foi atitude, contestador e esteve à frente do meu, do seu e de qualquer tempo, “enchendo estádios, pubs e bares por aí antes da pandemia é claro, ou simplesmente na sua playlist ou plataforma de streaming preferida.

O Rock não morreu, afirmo que é imortal, sempre vai haver alguém fazendo um som por aí. O rock nunca deixou de existir, sim já esteve mais em alta, agora está mais na dele é verdade, você não vai ouvir nas rádios ou assistir nos programas de Tv, ele tem muitas faces e possui várias formas, “Punk”, “Heavy Metal”, “Hard Rock”, “Reggae”, “Ska”, “Pop”, “Industrial” e muitas outras vertentes. Mas e de onde veio esse tal “Rock n Roll”? Onde nasceu e como começou???

Black Pantera
Banda Black Pantera

A origem

Segundo o site Casper Libero, para responder essa pergunta primeiro precisamos voltar no tempo, a uma era muito triste da história do mundo que deixou serias marcas até hoje, o terrível período da escravidão e o tráfico do povo africano para a Europa, e as Américas do Sul e do Norte.

Conta-se que no final do século XIX, enquanto trabalhavam forçadamente principalmente nos campos de algodão no sul dos Estados Unidos, os escravos daquela época passaram a entoar novos cânticos como forma de aliviar a dor que sofriam por conta do abuso, do trabalho pesado e da exploração.

Essas canções, só eram permitidas a noite, após o trabalho na plantação, pois eram proibidas, mas com o passar do tempo, os donos dos escravos perceberam que o trabalho rendia mais, e resolveram permitir.

Além da mensagem bíblica, eles se utilizavam da música para se comunicar entre si e informar aos companheiros que desejavam fugir, quais eram os caminhos e rios não indicados para se passar, quantos guardas estavam pelo caminho, como era o caminho pelo qual passariam etc. Tais mensagens passavam desapercebidas pelos seus senhores e cada vez ganhavam mais força. Foi a partir destas canções que surgiu o termo “Spirituals”, que inicialmente era caracterizado por suas canções melancólicas.

Imagem: Unsplash

Os Spirituals

Os “Spirituals” ou traduzindo ao pé da letra “Negros Espirituais (gênero de canções originário dos Estados Unidos e criado por afro-americanos),  foram o embrião do que anos mais tarde viria a ser o Blues, dando origem também ao jazz, gospel etc.

Anos mais tarde com o fim da escravidão, lutando agora contra a forte repressão, segregação racial, os negros afro americanos agora “livres” migraram para outras regiões e participaram da construção de boa parte das ferrovias do país, onde incorporaram as batidas em uníssono nos trilhos, as canções entoadas pelos “Spirituals” passadas de geração para geração enquanto construíam as estradas dos trens e iniciaram o caminho que eu e tantos outros músicos percorrem hoje.

“Sister Rosetta’’ essa antes ainda dos demais, revolucionou a música como conhecemos hoje ao misturar o gospel com o ritmo do blues,  “Muddy Waters”, “John Lee Hooker”,“Chuck Berry”, “Little Richard”, “Robert Johnson” entre tantos outros artistas negros beberam dessa fonte e adaptaram aos seus já instrumentos elétricos de forma primorosa o que os antepassados faziam séculos atrás, sendo sim inspiração para Elvis, Beatles, Led Zeppelin, Rolling Stones,  e várias outras bandas e artistas lendários e fundamentais para a música no mundo. Mas o que é “Blues”?  traduzindo ao pé da letra significaria “Triste”, “Melancolia” …

Beatles
Imagem: Unsplash

O Blues

“O blues é o lamento dos oprimidos, o grito de independência, a paixão dos lascivos, a raiva dos frustrados e a gargalhada do fatalista. É a agonia da indecisão, o desespero dos desempregados, a angústia dos destituídos e o humor seco do cínico.” Paul Oliver

Os “Spirituals” utilizavam somente de sua voz como forma de expressar essa dor e exorcizar essa tristeza. Mas foi a partir do começo do século XX que o Blues começou a ser acompanhado e tocado por outros instrumentos. Com a invenção da guitarra elétrica o estilo passou a ser amplificado, valvulado e aos poucos o som foi ficando cada vez mais distorcido, popularizando o ainda mais no mundo todo.  

O Blues então começa a falar também de temas mais alegres, e a servir como forma de celebração e válvula de escape para todos esses sentimentos. A verdade é que tudo começou quando o primeiro escravo africano pisou na América do norte. o Blues sobreviveu a séculos de escravidão, a segregação ao preconceito e resiste até hoje, foi e ainda é a base fundamental para diversos estilos de músicas. Sem ele o Rock N Roll não existiria, eu não estaria falando aqui sobre isso. Como seria a vida sem o Blues e que caminho a música seguiria. De que forma o Rock N Roll nasceria?

Espero ter ajudado família, se gostou dá um like e comente, compartilhe com seus amigos. 😎

Combata sempre qualquer tipo de preconceito

Fiquem bem e se cuidem.

 #ColaComAgente