Este é o primeiro texto do Blog NerdStickers. Poderíamos ficar o texto inteiro descrevendo a qualidade dos nossos adesivos, exaltando nosso investimento em maquinário de alta tecnologia ou então elogiando a criatividade dos nossos layouts. Porém, nosso principal objetivo com o Blog é ajudar pessoas e é isso que vamos fazer.

Iremos dar várias dicas de design, tirar dúvidas, ensinar o passo a passo para fazer adesivos em softwares de criação e, neste texto especificamente, ensinar como fazer marketing de forma eficaz utilizando nosso adesivos. Quer aprender? Vem com a gente!

Adesivo funciona como estratégia de Marketing? Fique calmo. Isso não é uma dúvida. Fizemos uma pergunta retórica e é claro que a resposta é sim! Aliás, uma das melhores formas de se fazer marketing é por meio de adesivos. O custo é muito baixo e a possibilidade de propagar sua marca de forma orgânica é imensa. Ou seja, as pessoas saírem colando sua marca por aí pode gerar alcance, autoridade, fidelidade e vendas a longo prazo. Mas é claro que não é simplesmente fazer um adesivo com seu logo e pronto.

Vamos discutir neste artigo como fazer marketing utilizando adesivos. Separamos 5 dicas bem legais de como fazer sua estratégia de marketing com adesivos dominar o mundo. Veja só:

1- Trace um objetivo

É o primeiro passo para qualquer estratégia de marketing. É preciso saber onde se deseja chegar para, dessa forma, poder traçar metas e, depois de realizada a ação, ser possível mensurar resultados. Por que você está investindo em Marketing? Para vender mais? Para educar seu mercado? Para engajar leads? Por que você está fazendo adesivos? Para divulgar um novo produto? Fidelizar clientes? Para criar um call to action físico e incentivar que potenciais clientes entrem em contato com a empresa? Para deixar sua marca conhecida? Responda essas duas perguntas, definindo assim o que você espera dessa ação.  

2- Conheça seu público

Não comece nenhuma estratégia de marketing sem conhecer sua persona. Persona é a representação fictícia de quem é seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características do seu cliente. Não confunda com público-alvo, que é uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. (Ex. Mulheres solteiras de 20 a 40 anos). Já a persona representa seu cliente de forma mais humanizada e personalizada. (Ex. Maria é solteira, estuda e trabalha fora o dia todo. Busca por conforto e praticidade. Gosta de rock, fazer mochilão e ler poemas.)

Quanto mais você personalizar sua persona, mais você conseguirá alcançá-la em sua estratégia de marketing, podendo falar a língua do seu cliente ideal e não apenas de forma generalizada e superficial. Mas fique tranquilo. Você não precisa ter apenas uma persona para seu negócio. Recomendamos a criação de 3, 4 personas dependendo da abrangência. Porém, quando criar uma campanha/ação, certifique-se de falar diretamente para uma persona específica. Quer é sua persona? Crie agora!  

3- Tipos de adesivos

Após definir seu objetivo e sua persona, chegou a hora de decidir qual é o tipo de adesivo que você irá fazer. E note que ainda não estamos falando de material e design, mas sim do objetivo do próprio adesivo. Destacamos 3 tipos:

Adesivo informativo: Utilizado para enfatizar determinada informação de um produto. Você pode colocar na embalagem, ou no pdv da loja ou na vitrine. No adesivo você pode destacar o valor do produto, ou alguma promoção e informação extra. Não se esqueça: Capriche no layout para que chame bastante atenção.  

Adesivos de divulgação da marca:  Este adesivo é bem solicitado aqui na NerdStickers. Fazendo um adesivo bem legal com a marca da sua empresa, evento, causa, você poderá promover esta marca em diversos lugares: carro, notebook, caderno, etc. Os adesivos utilizados desta maneira são um excelente método de chamar a atenção para a sua marca de uma maneira natural, relevante e de manter o seu negócio sem visível. Você pode distribui-los junto ao produto vendido, ou em sua própria empresa.  

Adesivos como brinde: Adesivos são ideais para promover sua marca em eventos. Uma excelente maneira de estreitar seu relacionamento com uma possível persona é a distribuição de adesivos em eventos. É uma maneira de expor sua marca de maneira sutil. Quem não gosta de receber brindes, não é mesmo? Mas preste bastante atenção se irá distribuir estes adesivos para sua persona (foco na persona, sempre!), para que ela realmente goste do brinde e cole no notebook, fortalecendo de fato a sua marca. Não queremos nossos lindos adesivos jogados no fundo de uma gaveta, não é mesmo?  

4- Veja o case da Reddit para se inspirar

Reddit é uma rede social é uma comunidade de fóruns onde os usuários podem votar no conteúdo. A rede conta com mais de 67 milhões de visitantes únicos por mês, que usam a ferramenta e se engajam em discussões no fórum online.

” 500 dólares. Até hoje, é a soma total do dinheiro que foi gasto anunciando reddit. Quinhentos dólares, e cada dólar gasto em adesivos. Sim, adesivos: o melhor investimento que já fiz. Eu costumava viajar muito pelo país (obrigado, ônibus de Chinatown), e em todos os lugares que eu ia levava adesivos comigo. Eu os coloco em placas, postes e até mesmo em outros anúncios.” (Alexis Ohanian, co-fundador do Reddit)

Legal demais, não é?  

5- Corra para o abraço!

Já definiu seu objetivo, sua persona e qual tipo de adesivo quer fazer? Leu e gostou do case da Reddit? Parabéns! Acesse o site da Nerdstickers e encomende quantos adesivos quiser para sua estratégia de Marketing. Grandes empresas como Alura, Uber e Globo confiaram na alta qualidade dos nossos adesivos.

Qualquer dúvida você pode entrar em contato pelo nosso site, redes sociais ou deixar um comentário aqui 😎 Até o próximo texto!