Vamos falar sobre JAVA? O seu guia definitivo!

programador-java-nerd-stickers.jpeg.jpg

Já falamos sobre as tendências de mercado na área de tecnologia, onde a tendência é crescer mais e mais! E dentro de várias linguagens que nos são disponíveis nesse movimento tecnológico, temos JAVA, uma das mais usadas. Mas afinal o que é JAVA?

Vamos conversar um pouco sobre isso, precisamos conhecer mais sobre essa linguagem e os motivos para se aprender. Você já sabe onde aplicar JAVA? Lembra qual foi sua primeira linguagem de programação que você aprendeu?

Primeiramente, vamos entender suas origens para assim desenvolver mais aqui sobre JAVA. A ideia desta linguagem segue uma linha muito tênue entre complexidade e simplicidade, em outras palavras, foi criada para melhorar algumas portabilidades de sistemas. É uma linguagem que podemos considerar um objeto que a orienta, desenvolvida por uma empresa chamada Sun Microsystems no ano de 1991.

Hoje a linguagem tem uma proporção de adesão muito grande entre os desenvolvedores, e claro, atende uma demanda muito grande de softwares e aplicativos. O desempenho da linguagem apresentou um potencial muito grande  e por isso acabou sendo comprada pela Oracle. 

Quando escolhida para iniciar o processo de aprendizagem, é sempre um desafio muito grande, deparar com erros durante o processo é normal. Embora para muitos seja considerada complexa, não podemos pensar que é impossível, o começo sempre é mais difícil. A constância e a prática é fundamental, a liberdade que a tecnologia e internet oferece hoje, é de grande ajuda para dinamizar o processo de aprendizagem. 

Alguns vão se perguntar, o que é objeto? Já outros, onde vou aplicar? Vale a pena me capacitar? É claro que tudo isso vai ser respondido ao longo do texto, e tenho certeza que você não quer perder!

Qual a funcionalidade do JAVA?

Tenho certeza que se você começou agora ou já está desenvolvendo a mais tempo, você já ouviu que o JAVA está por todo lado. Embora o universo da tecnologia seja imenso, a linguagem JAVA ganhou uma posição importante dentro deste mercado tecnológico. Sendo referência em alguns momentos, além de ser adotado para ser desenvolvido por uma gama muito alta de desenvolvedores.

Afinal, se o JAVA está por todo lado, tenha  certeza que muitas pessoas nem imaginam que esta é a linguagem por trás de algumas funcionalidade. Mas este não é mais seu caso, não é mesmo? 

Os motivos que fizeram o JAVA uma das linguagens mais usadas é que ela apresenta uma segurança, uma boa comunidade e um processamento veloz. A exatidão é maior em relação aos que eram oferecidos na época, a proposta era melhorar o desenvolvimento em relação aos programas escritos compilados. 

Algumas pesquisas da comunidade tecnológica apontam JAVA como a terceira linguagem em que mais se desenvolvem os códigos, atrás de C e Python. Então as multiplataformas que são justapostas ao escolher tal linguagem, deixa essa linguagem marcada, por poder habilidade diversas aplicações. Seja em Mobile, Desktop ou até mesmo na web, esta linguagem vai aparecer, uma boa porta de entrada para dar base a outras linguagens também.

A base de códigos é gigante, defina seus objetivos e comece a digitar seu código!

Vale a pena me capacitar em JAVA? 

Primeiramente, antes de responder a pergunta do título em questão, sou de um movimento particular onde acredito que alinhar os conhecimentos à eficiência são bem-vindos. E por isso, acredito que é sempre bom ter uma base ampla, antes de se aprofundar em qualquer que seja  a linguagem. 

E como já dito anteriormente, JAVA por ser uma das mais usadas no mercado de trabalho o índice de procura é alto. As possibilidades de vagas são gigantescas, e o melhor de tudo é que na internet você consegue aprender sozinho ou com ajuda de terceiros. A demanda por trabalho na área de tecnologia vem crescendo, as pessoas perceberam as necessidades da tecnologia. A partir daí a valorização do emprego na área vem acontecendo a um tempo, empresas vêm oferecendo condições de trabalhos favoráveis para desenvolvedores em diversas etapas do conhecimento. 

A capacitação, independente do seu objetivo, vale muito a pena. Aprender nunca é demais, e para aqueles que gostam de um desafio,  JAVA é uma linguagem que nos tira da zona de conforto. Os diversos ambientes e a grande base de linha de códigos se torna uma jornada incrível a ser explorada, invista seu tempo, você não vai se arrepender. Hoje, ela sofreu um processo de evolução muito grande, apresentando várias versões, onde o ciclo de lançamento de atualizações é menor. 

java-codigos-nerd-stickers.jpg

Por onde começar a programar em JAVA?

Uma pergunta muito comum entre aqueles que querem entrar no mercado de trabalho da tecnologia mas não sabem por onde começar. A resposta eu diria que é muito pessoal, mas claro que existem algumas dicas para dar início a esse processo de desenvolvimento na programação. Hoje algumas plataformas, como o YouTube, fornecem canais com conteúdos que auxiliam pessoas que estão nessa busca de material que possibilite uma formação inicial. 

Embora, se tenha conteúdos gratuitos pela internet, é necessário saber o que procurar e saber o que você quer achar. Parece uma frase um pouco óbvia, mas as pesquisas fazem parte desse processo inicial, entender como funciona a programação e as diversas linguagens podem ajudar.  

Vale muito a pena aprender JAVA, mas como isso é possível? Os caminhos e possibilidades se assemelham a linguagem e fornecem uma gama alta de inícios, portanto entenda sua necessidade. Ao passo que é preciso começar pelo começo, temos aqui uma certa redundância,  mas é simples de pensar. Para que uma casa seja construída, precisamos ter uma base consolidada, certo? Aqui seria a mesma coisa. Comece pelos conceitos básicos.

Segundo passo é dominar a linguagem de programação, procurar e-books e materiais na internet que possibilitem essa dinâmica.  Aprenda tudo relacionado a programação orientada objeto e para melhorar ainda mais seu desempenho, treine seu inglês, irá te ajudar bastante. Hoje é possível também aprender em diversas plataformas de ensino especializadas em diversos ramos tecnológicos que vão atender diversas necessidades.  A educação formal não é tudo! Se divirta aprendendo a programar do seu jeito. 

O mercado de trabalho é um mar de opções!

Não poderia começar esse tópico sem citar o crescimento da demanda que houve nos últimos anos, o cenário de pandemia mostrou a necessidade desta vertente. Contudo, o crescimento já vinha acontecendo, o mercado de trabalho já vinha se moldando de acordo com as necessidades. A digitalização dos modelos de negócios veio com um processo de contratação destes profissionais capacitados, justamente para suprir carências estabelecidas no meio tecnológico. Então o número de vagas e novas oportunidades no ramo de desenvolvimento de software sofreu um alavancamento muito grande, e ainda sim só cresce. 

Os salários destes serviços são os mais variáveis, pois existem diversas etapas do desenvolvimento, Júnior, Sênior e Pleno, níveis de conhecimento e experiências diferentes. O impacto da pandemia sugeriu um aumento de 42% de empresas que vão incluir em seu orçamento a tecnologia e investir ainda mais nesse programa. O segmento é muito rico e promissor, sempre buscando melhor para os usuários.

java-nerd-stickers.jpeg-1.jpg

Escolha o melhor software para se programar em JAVA!

Aqui temos uma divergência de opiniões baseadas em gostos, e também necessidades. Justamente por isso, pensamos em alguns nomes para você ponderar, e além disso, nos contar qual você usa ou pretende usar. A sigla para estes softwares de desenvolvimento é chamado de IDE (Integrated Development Environment), em outras palavras, é um ambiente de desenvolvimento integrado. A combinação de diversas ferramentas em uma única interface, a tecnologia é maravilhosa! 

Pois bem, separamos então, IDE’s para você: 

Eclipse

Os desenvolvedores são muito adeptos a essa IDE por diversos motivos, as características apresentadas aqui são ótimas. A produtividade é uma grande aliada do programador nestas horas e por isso as ferramentas precisam auxiliar nessa dinâmica de escrita. 

O eclipse consegue realizar bem essa demanda, e apresenta um software muito completo para os mais diversos programadores. É bastante usado em universidades, pois é um software gratuito e que se mantém sempre atualizado. É possível também obter através do eclipse diferentes perspectivas.

NetBeans

Junto às IDE ‘s mais famosas, temos a NetBeans, se assemelhando muito ao Eclipse e também é uma multiplataforma gratuita. Existem alguns programadores que dizem não ser  a melhor escolha profissionalmente, mas é uma boa ferramenta de entrada para quem está iniciando. Em diversos fóruns pela internet as críticas a esse software são das mais diversas possíveis, mas cabe você ponderar seus objetivos. 

Jcreator 

Aqui temos um IDE prática que conta com muitos recursos e ferramentas, uma interface bastante agradável, intuitiva e se assemelha a outros da categoria. Para quem está querendo algo mais leve que não consuma os recursos do computador, Jcreator é uma boa pedida. Aqui temos um suporte exclusivo ao JAVA, é preciso levar em consideração esse fator, dependendo do seus objetivos futuros. 

Agora é com você!

Os mais diversos IDE’s estão disponíveis pela web, você precisa pesquisar aquele que mais se adequa às suas necessidades. Uma infinidade estão disponíveis, justamente por isso, nos conte nos comentários qual IDE você usa ou pretende usar? 

O mundo tecnológico vem abrindo portas, o desenvolvimento nestas linguagens é um mercado recente em nossa história, e por isso o grande número de demanda. Não deixe de começar nesse mercado, procure estudar e sempre se mantenha atualizado a tudo que acontece no cenário. Vamos ficar por aqui, e é claro que vamos nos encontrar mais vezes nos próximos textos!

0 0 votes
Avalie esse post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos receber o seu comentário. =Dx
()
x