A ficção científica aborda uma série de sonhos da humanidade que ainda não se tornaram realidade. Com o auxílio da tecnologia, é possível imaginar mundos fantásticos que, mesmo possíveis, ainda estão um tanto distantes. Um exemplo disso são os filmes sobre viagem no tempo, um dos temas mais comuns do gênero. 

Esse tipo de trama deu origem a diversos clássicos do cinema, mas também a novas produções que já são consideradas inesquecíveis. Para embarcar em uma viagem nesse universo fascinante, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir. Boa leitura!

Filmes sobre viagem no tempo

A viagem no tempo é um desejo antigo do ser humano e, por isso, se tornou um tema interessante a ser explorado na sétima arte. Geralmente, são filmes mais densos e complexos, com inúmeras possibilidades por conta da manipulação temporal. 

Uma das principais influências desses roteiros é uma obra clássica do H. G. Wells, chamada intuitivamente de “Máquina do Tempo”. Nele, o escritor já explorava essa narrativa em 1895, inclusive, tratando do mistério dos destinos possíveis para a humanidade em casos de viagens.

O primeiro filme conhecido sobre isso é a adaptação do livro “Um ianque na corte do Rei Artur”, de Mark Twain, que foi lançado em 1921. A seguir, veremos quais são os melhores filmes que tratam do tema. 

1. De Volta para o Futuro

“De Volta para o Futuro” é uma trilogia que começou nos anos 80, foi dirigida por Robert Zemeckis e estrelada por Michael J. Fox e Christopher Lloyd. Os três filmes abordam viagens no tempo e o risco de alterar eventos que já aconteceram, com muito humor e um bom toque de aventura.

Os roteiros também apresentam um certo senso de que tudo na história da humanidade é cíclico, ou seja, acontecimentos do passado voltam a acontecer no futuro e os eventos apenas são diferentes por conta das pessoas distintas. Isso também é uma ideia comum em outras obras sobre esse tema que estamos discutindo.

O primeiro filme foi lançado em 1985, a continuação, em 1989 e a terceira parte, em 1990. A trilogia é considerada até hoje uma das obras-primas da ficção científica. 

2. Donnie Darko

Com um perfil mais psicológico e um pouco de horror, “Donnie Darko” (2001) é um pouco mais científico, complexo e misterioso do que “De Volta para o Futuro”. É um filme que precisa de várias teorias a fim de ser completamente compreendido, mas que compensa por ser uma experiência diferenciada. 

3. Efeito Borboleta

Outro dos mais novos, “Efeito Borboleta” (2004) é baseado na ideia de alterar o passado de propósito para melhorar a vida no presente. Contudo, como é comum nesse tipo de história, a jornada do protagonista rumo a esse objetivo gera uma série de consequências inesperadas para ele, seus amigos, familiares e colegas.

4. Interestelar

“Interestelar” é o filme mais recente da nossa lista, de 2014, e aborda o tema sob uma perspectiva fortemente científica. Traz astronautas em uma missão espacial e acaba sendo uma das obras mais interessantes acerca da nossa percepção sobre tempo e sobre como a nossa vida é determinada por isso.

Um dos destaques dele é a forma como aborda o tempo relativo: percebido de uma maneira por umas pessoas, enquanto é percebido de forma completamente diferente por outras.

Existem também diversas séries atuais que tratam desse tema, como “Doctor Who”, que é protagonizada por um alienígena que viaja para locais diferentes em eras distintas a cada episódio, e “Dark”, uma série alemã que apresenta viagens por meio de portais. 

5. O exterminador do futuro

Aqui vai mais um clássico que não pode ficar de fora dessa lista. O longa, estrelado por Arnold Schwarzenegger — sim, tivemos que conferir no Google se estava escrito corretamente —, mostra um futuro no qual a humanidade está em guerra com máquinas providas de Inteligência Artificial.

Um desses robôs volta no passado para matar Sarah Connor (na versão de 1984), a fim de alterar completamente o curso da história. O filme fez sucesso com a crítica na época e até hoje é considerado um dos pioneiros no gênero da ficção científica. Se você ainda não assistiu, vale a pena conferir!

6. Os 12 macacos

Os 12 macacos é um filme de 1995, mas sua história se passa lá em 2035, quando um vírus mortal praticamente eliminou os humanos. Os poucos sobreviventes que ainda restaram ficam abrigados em locais subterrâneos.

Com a missão de voltar no tempo e tentar impedir o contágio, James Cole (interpretado por Bruce Willis) chega no passado, é considerado louco e tenta convencer a médica responsável pelo seu acompanhamento de que ele precisa salvar o futuro da humanidade.

Vale deixar a informação aqui que Brad Pitt ganhou o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante pela produção.

7. Déjà Vu

Trata-se de um filme de ação policial estrelado por Denzel Washington, que vive o papel de um agente federal. Na trama, ele faz parte de uma investigação voltada para descobrir as causas e os responsáveis por uma explosão que ocorreu em uma balsa cheia de pessoas em New Orleans.

No meio desse processo, ele encontra um meio de viajar pelo tempo e usa esse recurso para tentar voltar e impedir o ataque.

8. X-men: Dias de um Futuro Esquecido

A franquia é figurinha carimbada entre muitos nerds, mas esse filme em questão divide um pouco as opiniões. De modo geral, podemos dizer que foi uma produção acertada em muitos aspectos.

Nela, Wolverine volta ao passado para tentar impedir que um cenário trágico para os mutantes se realize no futuro. Um dos pontos fortes do filme é reunir tanto o elenco antigo quanto o novo na mesma produção.

9. Looper

A história se passa em 2044 e é baseada em uma máfia que disponibiliza viagens no tempo no mercado clandestino. Quem pode pagar, geralmente utiliza o recurso para matar inimigos. Os assassinos de aluguem que fazer esse tipo de trabalho são os chamados Loopers.

Joe (interpretado por Joseph Gordon-Levitt) é um desses matadores e foi incumbido de ir até o Kansas para matar determinada pessoa que aparecer em um horário marcado. Contudo, o alvo é a sua versão do futuro (Bruce Willis dando as caras por aqui mais uma vez).

Séries sobre viagem no tempo

Existem também diversas séries atuais que tratam desse tema, como “Doctor Who”, que é protagonizada por um alienígena que viaja para locais diferentes em eras distintas a cada episódio, e “Dark”, uma série alemã que apresenta viagens por meio de portais. Além dessas, ainda podemos citar:

  • Ministério do Tempo (portuguesa);
  • Timeless (norte-americana);
  • 11.22.63 (minissérie norte-americana);
  • Outlander (britânico-americana);
  • Legends of Tomorrow (norte-americana);
  • Travelers (canadense-americana);
  • Nine: Nove Vezes Viajante do Tempo (sul-coreana).

Filmes sobre viagem no tempo são uma ótima forma de garantir o entretenimento por conta de suas narrativas fascinantes e complexas. Além de ajudar a passar o tempo de uma forma bem prazerosa, muitas dessas produções ainda deixam reflexões para os espectadores — ou seja, a diversão e esse momento de contemplação não acabam na hora que os créditos finais sobem na tela.

O que achou desta lista com filmes (e séries) sobre viagem no tempo? Quer continuar acompanhando outras indicações bem bacanas e ficar por dentro das novidades que publicamos aqui no blog? Então, assine a nossa newsletter agora mesmo e receba tudo em primeira mão!