Se você se interessou por este artigo, talvez seja porque ficou confuso entre os padrões de cores CMYK e RGB. Afinal, qual é a diferença entre eles? A Nerd Stickers vai te explicar neste artigo!  

O que é cor?

Primeiramente vamos falar sobre cor. Algo que todos sabemos o que é, porém, como você definiria a palavra cor? A cor é um fator muito importante para quase tudo na vida, seja na moda, na tecnologia ou na comunicação visual. Ao procurar definições de cor na internet, encontramos bastante material sobre reflexão de luz, sistema de cores, espectro visível, ondas, etc.

Resumidamente, cor é a luz que chega aos nossos olhos, ou seja, como interpretamos essa luz. Ela é apenas uma sensação que temos ao decodificar a reflexão da luz que chega aos olhos. Para entender um pouco mais sobre cor você precisa entender a diferença entre os principais padrões de cores disponíveis no mercado: CMYK e RGB. 

Padrão de cor

O padrão de cor é o conjunto de tonalidades construídas com um método específico: alguns sistemas são conhecidos por cores-luz e outros por cores-pigmento. Devido a esta diferença de padrão é que uma mesma imagem vista no monitor apresenta leves alterações na tonalidade das cores ao ser impressa. CMYK e RGB são padrões de cores mais utilizados e cada um deles possui uma finalidade específica. Veja abaixo qual é:

CMYK

CMYK é composto por ciano (C), magenta (M), amarelo (Y) e preto (K). Este é o padrão das tintas. As impressoras que temos em casa, ou até mesmo as de grandes gráficas trabalham com esse padrão de cor, pois deste modo podemos obter todas as outras cores que necessitamos para imprimir.

Isso ocorre da mesma forma com outros tipos de pigmentos. Devemos usar ele de modo geral nas impressões, inclusive na hora de revelar fotos, isso porque 4 cores de tinta geram uma qualidade final superior do que se utilizado somente 3.  

RGB

Já o RGB é formado pelas cores vermelho (R), verde (G) e azul (B). Este padrão é considerado ideal para visualização em formatos digitais, pois a luz quando decomposta apresenta estas 3 cores, e com isso conseguimos enxergar todas as outras milhares de cores na tela. Quando é necessário criar um banner para um site ou editar alguma foto, por exemplo, devemos usar o padrão RGB.  

Conclusão

Ao criar o design do seu adesivo, é preciso ter em mente qual o padrão de cores que será utilizado. Caso você inverta os dois padrões, seus adesivos podem ter uma significativa mudança de cor. E depois de escolher a cor da sua marca minuciosamente, você não vai querer isso, não é mesmo? Ou seja, na hora de produzir adesivos Nerdstickers, use SEMPRE CMYK. Isso vai garantir que eles fiquem lindões e das cores que você planejou com tanto cuidado. 

Já para imagens web, posts de redes sociais, banners de site, continue usando RGB. Caso tenha alguma dúvida sobre padrão de cor, basta deixar nos comentários que responderemos para você 😉 Até o próximo texto!