Quero aprender outro idioma. E agora?

ingles-nerd-stickers

Hoje aprender um novo idioma pode ser mais fácil do que você imagina! Claro, estamos nos referindo a uma alfabetização que se relaciona a um processo de estudos e adaptação. Portanto, é necessário certa dedicação para isso e a tecnologia mais uma vez vem dinamizando processos como este, facilitando o movimento de aprendizagem envolvendo uma nova língua.

Nesse sentido, a internet libera uma série de materiais que também podemos usar junto aos aplicativos, que por sua vez vão desempenhar papéis importantes. Mas não seja por isso. A aprendizagem se torna educativa e prazerosa, com alguns truques e hábitos, tornando  parte de sua rotina.

Um idioma tem sido cada vez mais requisitado em currículos, seja qual for sua área, é fundamental atentar-se para as demandas e sempre se atualizar. Além disso, se você tem o intuito de fazer uma viagem vai precisar se comunicar, não é mesmo? Claro, são variadas as ferramentas que auxiliam aqueles que ainda não tem o domínio de outra língua, mas é sempre bom se garantir para que não ocorram adversidades. 

Como resultado de vários jogos jogados em inglês, aos poucos fui me adaptando e me acostumando desde pequeno com esses códigos linguísticos. Assim, ao passar dos anos consegui me desenvolver no inglês criando hábitos de estudos, porém o fato de estar familiarizado com músicas e jogos, foi de suma importância. 

É provável que ao longo de todo o processo apareçam diversos obstáculos, mas são eles que nos ajudam a compreender e aprender com êxito. Diversos métodos desenvolvidos por professores de linguagens entraram na mira de desenvolvedoras de aplicativos, com o intuito de oferecer essa oportunidade.  Pensando nisso, para te ajudar a aprender uma nova língua, separamos alguns aplicativos e “hacks” que vão te ajudar a aprender um novo idioma.

Para aprender um novo idioma, o que eu preciso?

À primeira vista, precisamos de vontade para começar qualquer coisa, certo? O principal em um processo como este, é o tempo e se esforçar, pois não é da noite para o dia que o processo acontece. É uma construção a ser feita, em outras palavras, é uma jornada com o objetivo a ser alcançado durante o trajeto. Então, é preciso ter força de vontade e se esforçar para ter êxito no novo idioma.

Em segundo lugar, faça a gestão do seu tempo, é muito importante que você delimite quais são seus objetivos e o tempo a ser investido. Além disso,  os aplicativos aqui separados e truques, são todos gratuitos, o que possibilitará um leque maior de possibilidades durante sua rotina. 

O primeiro passo, estruture por onde começar!

Basicamente, o primeiro passo é o fundamental. Constantemente, nos deparamos com uma série de dúvidas, do que realmente é eficaz para  aprender. Por exemplo, você acha que seria uma prova de nivelamento que definiria o seu nível?  Bom, acredito que não! Muitos se saem bem com um monte de perguntas escritas, mas e as outras habilidades, e aqueles que estão em um movimento particular de aprendizado? Por isso, reconheça seus acertos e suas habilidades, e vamos tornar esse movimento mais prazeroso! 

O movimento tecnológico é um ótimo estruturador, fornecendo um bom material, e vale ressaltar que sempre estamos conectados, sempre aproveitando aqueles minutos vagos. Então se liga nesses aplicativos que vão te ajudar:

Duolingo

De antemão, já posso dizer que Duolingo é um dos aplicativos mais famosos dentro desta categoria para quem quer aprender um novo idioma. A  plataforma conta com recursos bem dinâmicos e intuitivos, elevando a experiência do usuário, a didática juntamente com o design do aplicativo ornam muito bem. O cardápio de idiomas é bastante farto, entregando uma construção de qualidade para todas as línguas.

Os exercícios propostos fazem parte de um processo muito singular, cores bem vibrantes, propostas diárias com uma barra de progresso. A seleção de assuntos é bem designada. Muito prático e cumpre muito bem seu papel. A corujinha verde é muito amistosa, e caso queira se aventurar em uma interface com maiores opções, aprenda outro idioma sob a ótica do inglês. Treinando dois idiomas e aumentando o desafio!

Duolingo
Imagem: Site Duolingo

ELSA 

O simples aqui é muito bem feito, a sua versão gratuita é completa, também é muito intuitivo de mexer em sua plataforma. Os seus mecanismos são programados com qualidade, e dando um serviço do iniciante ao avançado, eu sou muito fã.

O seu diferencial, está em sua função de Speak, onde você consegue pontos na competência de dicção. A Elsa, te auxilia sobre a pronúncia em cima de sentenças e palavras, fundamental para a fixação de um novo vocabulário. Quando bem combinado, o aplicativo é a peça que faltava, para dar aquele empurrão e perder o medo de soltar o verbo!

Imagem site oficial Elsa

Memrise

Agora para que o inglês ou qualquer outro idioma se torne corriqueiro, é preciso que haja memorização. Bem, o aplicativo Memrise vem cumprindo mais esse requisito necessário, a premissa de atividade de fixação e memorização são bem trabalhadas aqui. 

E pensando na conexão do usuário, a opção download de aulas não deixa a desejar, sua plataforma concede essa opção agregando muito valor aos estudos. Raramente, um aplicativo gratuito oferece essa oportunidade, seguindo diversas vertentes. Por isso, Memrise não poderia ficar de fora desta lista. 

memrise-idiom
Imagem: Site Oficial Memrise.com

Babbel

De maneira síncrona, podemos usar Babbel, um aplicativo muito querido e com muitos downloads. Bem usual e traçando o cotidiano no idioma selecionado, o aplicativo se destaca por obter uma eficácia em suas revisões.  Ao aprender conteúdo novo, é necessário manter eles fresquinhos na cabeça, e Babbel faz esse papel combinado a outros métodos. 

Nesse caso, recomendo partir para esse aplicativo caso esteja começando dos princípios básicos. Seu progresso necessita de um pouco de paciência, ótimo para pessoas que querem demandar mais tempo em certos conteúdos.  Indicado para um nível inicial, começar sua jornada com Babbel é bem recomendado, e não poderia faltar nessa lista.

Imagem: Site Oficial Babbel

E se eu não estiver vendo os resultados?

Ocasionalmente, existem momentos em que nos perguntamos se realmente o esforço está sendo recompensado. Dessa forma, pense tudo o que você tem feito para conquistar essa nova habilidade, observe sua rotina e seu planejamento.  Cada um tem seu tempo, e não queira pular etapas, o básico quando bem feito abre portas para o avançado entrar. Pense em um jogo, o progresso é aos poucos, é preciso jogar o jogo. Todo ponto de experiência conta, a dificuldade conforme for, é o grande fator para agregar nessa prática.  

Você lembra quando aprendeu a falar? Foi um processo muito fluido né?! Do mesmo modo como a sua linguagem nativa, você vai aprender por momentos vividos, aos poucos formulando sentenças e tentando aplicá-las para se comunicar. Sinceramente, não lembro qual foi minha primeira frase dita em português, pois eu era pequeno. Aprender um novo idioma é análogo a esse processo, pois é um mundo novo a ser explorado com cenários infinitos. 

Atente-se aos detalhes, uma porção servida de palavras por dia do idioma novo é um prato cheio, faça uso de “hacks” para desenvolver o básico. E igualmente faça o mesmo, para adquirir ainda mais desenvoltura, se tornando expert seja qual for a língua.

Os melhores truques, que FAZEM A DIFERENÇA

Potencializar e alegrar o percurso podem aumentar efetivamente nossa vontade de aprender, e claro que com um novo idioma não é diferente. Tente identificar aquilo que mais você se identifica, assuntos mais conversados com os amigos, interesses e hobbies, e tente aplicar frases do novo idioma a esse conteúdo. 

Mas não se preocupe, separei alguns truques que fazem toda a diferença na sua trajetória, e por isso separei com muito cuidado. E quando atados a uma rotina bem planejada, trazem resultados incríveis, sempre buscando a adaptação para a sua persona. 

Spotify e as músicas preferidas

Bom, eu amo escutar música, e quando colocamos uma melodia em qualquer processo, o ânimo pode diferenciar. E como aprender um novo idioma com músicas? Procure pelas tendências mais ouvidas no idioma que você escolheu, escolha uma música e deixe a mágica acontecer. Escute essa música habilitando o recurso das legendas originais, busque pelas conexões ao ouvir cada palavra e ligar ela as sentenças escritas, se acostume com a dinâmica da fala em uma música.

A tradução seria o último fator, acostume com as músicas, cante alto do seu jeito e depois de dançar bastante e cantar no chuveiro. Procure a tradução da letra, afinal você vai entender sobre o que se trata e já vai estar familiarizado com alguns termos. É muito importante não ter medo de cantar errado, seja como for, faz parte da caminhada. 

Interface, no idioma escolhido

Passamos a maior parte do dia no celular, então para que tenhamos contato com o idioma, faça a troca nas configurações do seu celular. Seja em aplicativos ou na própria interface de seu celular. São pequenos detalhes que devemos nos atentar, pois já estamos habituados a mexer sem mesmo ver o nome das abas e afins. 

Como resultado dessa mudança, vamos nos atentar  sobre o próprio sentido da palavra, não nos limitando a uma tradução engessada e mecânica. Nesse meio tempo, a naturalidade dos conceitos irão aparecer de uma forma natural, sem mesmo ser percebida. 

Filmes e séries, como isso é possível?

Imediatamente, isso parece ser uma dificuldade gigantesca. Mas pelo contrário, busque conteúdos do seu interesse, consuma vídeos, desenhos, séries e filmes no idioma que você está aprendendo. Igual ao tópico anterior, desfrute do recurso da legenda, use sem medo! 

Por exemplo, se você está aprendendo inglês, comece com um desenho com menor duração com áudio em inglês e também legendas. Ao optar por conteúdos menores, a absorção pode ser mais efetiva, aos poucos vá desenvolvendo essa habilidade. Aos poucos assuma novos desafios, partindo para séries e filmes de maior duração.

Um fluxo continuado, sob um ponto de vista de seus próprios interesses interligando à sua aprendizagem. É muito prazeroso aprender vendo séries e filmes! Lembre-se um passo de cada vez, não desista caso não consiga entender de primeira, por isso a  importância de pequenas durações. 

Barra de pesquisa do Google…

Faça uma busca na barra de pesquisa no google tentando usar as palavras que você aprendeu, encontrando temas do seu interesse. Diversos textos estão espalhados por esse universo infinito que é a internet, por isso busque tentar ler o máximo que conseguir referente aquilo que gosta. É sempre mais fácil aprender quando gostamos daquilo, se torna útil, e assim podemos ver a verdadeira aplicação do vocabulário na prática. Muito legal, por sinal!

Podcasts

Bom, não é apenas ler e falar que se desenvolve uma habilidade, a prática de ouvir é muito necessária nesse caso. Por isso, plataformas de podcast podem ser seu grande aliado, te ajudando a conquistar seu objetivo de falar uma língua nova. 

Escute notícias de esportes, atualidades, mundo geek, não se limite às possibilidades, apenas comece! Treinar o ouvido para a codificação é de suma importância, e acaba se tornando um exercício eficaz. 

Entenda como você aprende

Por fim, devemos entender como acontece o aprendizado, seja ele qual for. Nesse caso, estamos falando de aprender um novo idioma, por isso antes de seguir a lista dos aplicativos e truques, fica aqui minha observação. 

Somos diferentes e essa pluralidade que nos envolve deixa tudo muito mais curioso, e por isso às vezes os métodos precisam se modificar e adequar.  Vários aplicativos apresentam um conteúdo com o molde perfeito para o usuário, afiando a experiência e muitas vezes deixando tudo divertido. 

Entenda qual modelo é o melhor para você e siga algumas dicas para obter sucesso com os aplicativos escolhidos. Faça diversas tentativas e veja qual tem mais resultado, é preciso estar fixado para lidar com a metodologia. Sair da zona de conforto nunca é fácil!

Invista seu tempo! É ele que vai trazer resultados, afinal é o nosso maior recurso. 

That’s all folks 

É sempre um prazer poder trazer textos para o blog, eu aprendi inglês jogando videogame, escutando muita música e vendo bastante séries. Tentei trazer um pouco do que fazer para começar ou desenvolver ainda mais essa habilidade! Para mais textos como esse, deixe nos comentários!

Espero que se encontrem bem, um grande abraço e te espero no próximo texto!

5 1 vote
Avalie esse post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos receber o seu comentário. =Dx
()
x