Desde 2008 fãs do mundo inteiro da saga Star Wars se reúnem para comemorar o “May the 4th”, considerado o Dia de Star Wars, em homenagem ao cineasta George Lucas e todo o universo de filmes, livros, desenho animado, brinquedos, jogos eletrônicos, originado na década 1970. De forma oficial, a primeira celebração do 4 de maio ocorreu em 2011, na cidade de Toronto, no Canadá, e a cada ano que passa novas surpresas positivas surgem em todo o mundo, imortalizando a saga para uma legião de fãs.

O termo “May the 4th” começou devido a um trocadilho utilizado pela expressão marcante da franquia: “que a força esteja com você” (em inglês: “may the force be with you”). Dessa forma, os fãs transformaram a expressão em “may the fourth be with you”, ou seja, “que o 4 de maio esteja com você”. E mesmo a tradução para o português tirar o sentido da frase, os seguidores brasileiros não deixam o dia passar em branco. Graças ao avanço da tecnologia, o dia 4 de maio pode ser celebrado pelas pessoas tanto pela internet quanto por eventos presenciais, no tão aclamado “Star Wars Day”.

A ideia do “May the 4th” não foi da companhia cinematográfica que criou o filme Star Wars, a Lucasfilm, e nem da Disney, que comprou a referida companhia e adquiriu os direitos sobre a franquia. Porém, ambas abraçaram totalmente este dia tão especial, que a hashtag #StarWarsDay é um sucesso nas mídias sociais e amplamente divulgada pelos fãs. Além disso, foi desenvolvido um hotsite especial na página oficial StarWars.com, com vários materiais, como textos, vídeos e fotos sobre o Dia de Star Wars. A Disney, a partir de 2013, passou a realizar atividades especiais em seus parques durante todo o dia. 

É uma data onde os fãs realizam maratonas de filmes, compartilham saudações em redes sociais, se fantasiam de seus personagens favoritos, discutem o grande e complexo universo de Darth Vader, Luke Skywalker, Hans Solo, Chewbacca, Obi-Wan, Kylo Ren e muitos outros personagens inesquecíveis, além de muitos parceiros oficiais oferecerem ofertas exclusivas, brindes e organizarem festas e outras atividades para homenagear o dia.

Nos Estados Unidos, o estado da Califórnia tornou oficial o “Star Wars Day”, no ano de 2019, mediante votação realizada em Assembleia local, fato este que demonstra realmente a importância e o poder da franquia. Já no Brasil, várias cidades celebram o dia com muita diversão e diversas atrações. No dia 04 de maio de 2019, a cidade de Salvador prepara uma grande festa no Portela Café, a capital mineira, Belo Horizonte, vai sofrer uma invasão do Império Galáctico no Boulevard Shopping, em Manaus, o ICBEU terá uma programação dedicada ao Star Wars, assim como vários outros lugares espalhados pelo país.

E se você é um fã de Star Wars, não deixe de participar deste grande dia! Não esqueça de utilizar a hashtag #StarWarsDay e compartilhar para o mundo inteiro!