E aí galera, como vai?! Permitam-me, me apresentar a vocês primeiramente. Muito prazer, me chamo Álvaro e como vocês podem ver no título, sou o Designer de produção da firma hehe. Vim aqui pra falar um pouco de mim e sobre como me tornei funcionário dessa amazing empresa, já que a partir de agora vou trazer um conteúdo bacana pra vocês sobre design, mundo geek, novidades da cultura pop, tecnologia e etc.

Tenho 23 anos, atualmente estou estudando Análise e Desenvolvimento de Sistemas no IFTM, sou técnico em Manutenção e Suporte em Informática, tenho alguns outros cursos profissionalizantes nessa área e fiz alguns anos de Engenharia Civil (mas minha praia mesmo é codar hahaha). Sou um grande fã de quadrinhos, fanboy da DC (sim, não me julguem por liga da justiça, foi um ponto fora da curva), gosto de animes, desenho, arte, música, amo rock’n roll (anos 80 e 90 principalmente), amo jogar video-games, futebol (apesar do meu time não dar muitas alegrias ultimamente) e adoro viajar.

O início da minha jornada

Já faz quase dois anos que estou trabalhando aqui na Nerd, como designer de produção. Vocês devem estar se perguntando, nossa, mas lá em cima ele não falou se tinha alguma formação como Designer? Exatamente, não tenho nenhuma formação… mas tenho vários cursos na área, tenho alguns anos de experiência fazendo freelas e estudo design na minha área de formação atual, por isso fui designado para esse cargo magnífico aqui na fantástica fábrica de stickers.

Talvez tenha surgido a dúvida: oh my God, mas como surgiu esse interesse em ser programador se você trabalha como designer de produção? Então pessoal, para que vocês possam entender isso melhor, vamos voltar alguns anos no tempo. Desde criança sempre gostei muito de desenhar, criar personagens e histórias. Assistia praticamente a tarde toda quando não havia aula, várias animações e animes e era fascinado por esse mundo, talvez isso tenha me influenciado a estudar design. Ta, mas e a programação? Já vamos chegar lá.

Fui crescendo com o tempo e ficando adolescente e veio a curiosidade com os eletrônicos, eu adorava “fuçar” no aparelho de som, no aparelho de DVD, mudar as configurações da TV e customizar meu Nokia A50 hahaha. E daí surgiu a necessidade de ter um PC, para desbravar esse mundo da informática e dos games. Nessa fase, com 13 anos mais ou menos, eu me apaixonei pela internet e pela magia que um computador podia fazer e aos 15 entrei para o IFTM para estudar informática, integrada com o ensino médio, e aí conheci a programação.

Com o desenrolar dessa história vocês devem estar imaginando: ah beleza, foi aí que ele curtiu e resolveu fazer isso da vida. Mas vocês estão enganados, porque meu primeiro contato com a programação foi horrível, eu odiava a matéria e passei no sufoco. Não faz sentido né, na verdade não, porque mesmo não gostando na primeira experiência, alguns anos depois quando entrei em engenharia civil a matéria que eu mais curtia e adorava, era programação e foi a partir daí que cheguei aonde estou.

Agora que vocês já sabem um pouco da minha história, posso ter deixado uma pulga atrás da orelha de vocês, porque eu disse que sou um designer de produção, mas o que um designer de produção faz? Como funciona o meu trabalho aqui na empresa?

Então, senta que lá vem história.

Primeiro precisamos responder uma pergunta: o que é design?

Pra Robin Mathew, “design é onde ciência e arte se encontram em equilíbrio”, já pra Steve Jobs, “design é função, não forma”, mas qual é a definição exata de design? Existem várias, depende de quem define, mas para simplificar podemos citar algumas palavras que representam o que significa, como: utilidade, estética, projeto, pessoas, problemas e soluções.  Fazer design é aplicar essas palavras na resolução de um problema de alguém, com uma solução simples, agradável e útil. Realizamos isso através de um projeto que conta com inúmeros aspectos, que vão desde o público-alvo até questões socioculturais.

Agora sabemos o que é design, mas como é aplicado isso dentro da Nerd Stickers? O que você faz aí Álvaro?

Aqui dentro funcionamos como um filtro de informações, levando em consideração todos os feedbacks de nossos clientes, tanto sugestões, como reclamações, para fornecer o melhor serviço possível. O designer de produção aqui é responsável por receber o arquivo do cliente, analisar se ele está bom para ser produzido, alertar o cliente caso haja algum problema (caso não seja possível nós mesmos resolvermos), depois é feita a montagem do arquivo e da prancha de impressão respectivamente, para que o adesivo seja confeccionado.

Além disso também somos responsáveis pela produção de algumas artes e partes gráficas que integram o site e pela criação de gabaritos e mockups para montagem de algum sticker ou skin personalizada. Essas são as funções principais do designer de produção aqui dentro, espero que vocês tenham entendido e gostado. Aproveita e deixa seu like, comentem e escrevam se vocês têm alguma dúvida sobre esse tema, que iremos responder com toda atenção.

Até a próxima galera, valeu!

#colacomagente