Entenda quais os melhores sistemas operacionais para você turbinar seu computador antigo!

Quais sistemas operacionais foram feitos para você? Ao passar dos anos a tecnologia se desenvolveu de maneira inimaginável, os acessórios e dispositivos acompanharam esse processo. Alguns de nossos acessórios e dispositivos se tornaram obsoletos em uma ótica avançada dada certo contexto deste avanço. Embora, muitas vezes, achar que esses materiais não tem mais uso, estamos errando ao achar que não tem mais uso para os mesmos.  Os investimentos necessários em novas tecnologias são altíssimos e pode ser que não estejam de acordo com o balanço disponível no fim do mês.

Os melhores sistemas operacionais são aqueles que atendem às suas necessidades, com diversos recursos simples e complexos, fazendo o usuário escolher o que lhe agrada. Então muitos vão apresentar certos conhecimentos para serem usados, já outros nem tanto! Desenvolva habilidades tecnológicas com esses sistemas operacionais distribuídos de forma gratuita. A fácil instalação fará com que você economize muito tempo e dinheiro.

E quanto mais economizarmos e nos abrir a tendências de modelos tecnológicos que muitas vezes não estamos antenados, melhor! Nos limitar às dinâmicas proporcionadas pelos sistemas operacionais mais usados no mundo são ótimas pedidas, mas aquele computador encostado seu será que aguenta? Pensando em atender todas aquelas pessoas que ainda querem reutilizar aquela CPU antiga que apresentava um modelo convencional branco, lembra? Pensamos em trazer  os melhores sistemas operacionais feitos para você, turbine sua máquina e não desperdice mais tempo!

Tenho um computador lento, o que fazer? Continuo com o sistema Operacional Windows?

Um computador travando muito é mais comum do que imaginamos, a todo momento atualizações são recorrentes nos sistemas. E que por sua vez, podem sobrecarregar o sistema, trazendo várias dificuldades em mexer e deixamos de lado a ideia de continuar insistindo naquela máquina. Mas os problemas com um computador lento podem ser solucionados de forma gratuita e alternativa, só vamos precisar saber escolher o sistema operacional certo.

O primeiro passo é entender o que está acontecendo com o computador, o quão antigo é, e quais são seus objetivos frente aquela máquina. Provavelmente o sistema operacional que está instalado será o Windows, sendo o padrão de muitas distribuições. Entretanto, não significa que será o mais recomendado a seguir com ele e será necessário se adequar a outros modelos tecnológicos. 

Mas como escolher os melhores modelos que vão se adequar a necessidade? Calma continue lendo que você já vai entender!

O conceito de sistema operacional é dado a função exercida por uma programa que está responsável pela comunicação entre os sistemas de seu computador. A realização de toda organização operacional de sua máquina é feita por essa distribuição. E, por isso, a necessidade de escolher um programa mais leve para exercer essas organizações fará com que você recupere aquele computador antigo.

Entenda, suas limitações diante o computador antigo e lento para assim, ao olhar a lista que separamos para você, fazer sua escolha. 

Como descartar meu computador, caso eu não queira escolher um dos sistemas operacionais e resgatar meu PC antigo?

Primeiramente, estamos aqui para te auxiliar em sua escolha, e caso não queira ressuscitar seu notebook ou computador antigo, vamos te dar uma outra opção. Lembrando sempre, somos sustentáveis e respeitamos as questões éticas e ambientais em todos os processos, por isso também separamos essa dica para o descarte consciente.

Embora muitos achem que seja uma tarefa simples o descarte de computadores antigos, não cometa o erro de apenas jogar no lixo de qualquer forma. Faça a reciclagem de suas peças, garimpe o máximo possível e tente achar algo reutilizável, às vezes você consegue vender em plataformas de Marketplace. Fazer dinheiro com um computador que não tem pretensões de se utilizar, também é uma boa pedida.

Outra opção é procurar a coleta seletiva de sua cidade para que haja um descarte ideal no lixo que o material vai gerar. Caso não haja este tipo de coleta, atente-se para as fabricantes de seus produtos, muitas oferecem um serviço de descarte final dos mesmos. E é de suma importância, caso você não queira jogar fora seu computador e nem mesmo vender suas peças, se ligar nas nossas dicas!

As Dicas infalíveis para você continuar usando sua máquina antiga, os sistemas operacionais são sua salvação!

Enfim, chegou o momento das nossas dicas infalíveis para seu computador voltar a funcionar, não é mesmo? Pois bem, teremos que levar em consideração alguns fatores, que acabam nos limitando em certas funções.

Devemos desconsiderar a possibilidade de usar a máquina para jogos, se estamos falando de um computador antigo e desatualizado, o mundo dos jogos está fora. Mas é claro, o conteúdo em relação a tecnologia dos games não vai parar por aqui, vamos trazer posts para você fã de PC gamer. Entretanto, a proposta de hoje ainda não é essa. Para um escritório, para um home office ou ensino remoto, muitas vezes o básico será suficiente e esse computador trará bastantes resultados positivos. Entenda suas necessidades, como já dito em tópicos anteriores. 

Vamos descartar o uso do Windows, pois existem diversos sistemas operacionais leves que vão conversar muito bem com sua máquina antiga e desatualizada. A escolha destas distribuições alternativas vai afetar diretamente no processamento do seu computador, trazendo resultados positivos. Busque entender como funciona a instalação deste sistema, diversos vídeos em várias plataformas nos possibilitam entender a dinâmica de instalação destes sistemas. 

Vai ser de grande ajuda olhar como se instala estas distribuições, para que assim você não gaste nada com um assistente técnico.  É bem fácil, você vai precisar de um pen drive, escolher seu sistema operacional e paciência. Acredito que este último item você tenha bastante, pois já deve ter sofrido muito com um computador lento.

Os melhores sistemas operacionais, para salvar sua máquina!

Sobretudo, chegamos na melhor parte, já vimos sobre o conceito de um sistema operacional e o quanto ele vai dinamizar a ação do computador. Sendo assim, agora para realizar a escolha do seu sistema operacional salvador da pátria, busque o que mais vai te satisfazer. Se liga nessa reviews:

5º Linux Lite

Linux-Lite

Imagem retirada em: Linux Lite OS

Vamos começar, antes de tudo, um pouco mais “light”. O trocadilho faz jus ao que se espera dessa distribuição bem simplista. Uma proposta mínima, com uma entrega completa, como nosso intuito é fazer com que máquinas desatualizadas retornem a sua utilização, Linux Lite é perfeito.

E caso você tenha receio de adotar outros sistemas operacionais por medo de se deparar com um mundo novo, não se preocupe! Aqui temos um exemplo que apresenta uma similaridade muito grande com um velho conhecido, o Windows XP, um velho conhecido de muitos.

  • 100 mb de RAM 
  • 500 mb livre no disco

4º Lubuntu

Tela incial de um dos sistemas operacionais mais leves, o Lubuntu.

Imagem retirada em: Fórum Lubuntu

Da mesma forma em que vimos anteriormente a distribuição do sistema operacional versão Lite, aqui temos uma versão oficial do Ubuntu baseada também em Linux. Particularmente, eu gosto muito desta opção ao se tratar de remodelar as máquinas antigas para o uso atualmente.

A execução dos programas é bastante intuitiva, e conta com algumas instalações pré-estabelecidas, o que facilita a vida do usuário. Sendo assim, não é necessário ser nenhum hacker ou super entendedor de computação para logo se acostumar com esta distro. Uma configuração básica de um computador antigo já consegue nos fornecer uma ótima prática com o sistema. Requisitos básicos:

  • 128MB de RAM
  • 2 GB de espaço em disco

3º TinyCore

A tela inicial simplista do sistema operacional mais leve, dentro todas as ditribuições, O TinyCore.

Imagem retirada da internet

Como resultado de sua leveza, confesso não ter obtido a melhor prática com o sistema operacional. Mas, caso você goste de linhas de códigos e tenha algum treino alusivo a distros que se assemelham, é uma boa pedida.

O peso deste sistema é incrível, e acho difícil algum ser tão leve quanto esse, e por isso não poderia  faltar nesta lista. Bem econômico, não apresenta quase nenhum aplicativo e o usuário vai ter que suar para conseguir baixar tudo que deseja. Um processador do século passado é capaz de rodar com a maior eficiência possível.

  • 15 MB espaço em disco 

2º Slitaz

SliTaz (pt) - Screenshots

Imagem retirada em: Slitaz

Em contrapartida, se você deseja funcionalidade e leveza com um design mais sofisticado, Slitaz cumpre bem essa função. Não fica atrás de outras distros e por isso conquista um ótimo lugar em nosso rank. Em outras palavras, você consegue resgatar qualquer PC para exercer uma boa função com esse sistema, agradando muito bem o usuário. 

Podemos considerar esse sistema operacional sustentável a ponto de fazer você reciclar aquela lata velha que estava encostada a mais de 10 anos. Se você quer usar o máximo da eficiência, será preciso: 

  • 256 MB RAM

1º Peppermint OS, o melhor e mais leve Sistema Operacional

Tela inicial de um dos melhores sistemas operacionais o PepperMint OS

Imagem retirada em: Peppermintos

Sem dúvida alguma, para o seu PC antigo,  o sistema alternativo desenvolvido para traçar esse caminho alternativo frente a grandes distribuições, é o Peppermint. Não conseguiria deixar de fora esta  proposta de ag

uentar hardware mais antigos e um design sensacional.

Muita elegância e bem intuitivo, requer uma habilidade que logo se desenvolve ao adotar o sistema. Ainda seguindo o caminho do Ubuntu em sua base, temos uma opção muito boa para ressuscitar sua máquina antiga e turbinar seu computador para o trabalho. 

  • 512MB de  RAM 
  • 3.8 GB no disco 

Bem, existem diversos caminhos inusual, separamos alguns que vão te ajudar nessa jornada para turbinar aquele PC antigo. É sempre bom fruir ao máximo aqueles itens encostados para que haja novas funções exercidas. O mundo da tecnologia é gigante e a exploração que podemos fazer é infinita, nos aventurando em diversos modelos raros. 

Por fim, ainda existem diversos nomes que ficaram de fora desta lista, mas ainda vamos trazer mais para você. Compartilhe sua experiência frente a esses sistemas operacionais!  Não se limite nessa dinâmica da tecnologia, continue explorando!