Todos os jogos eletrônicos da última década consagrados pela crítica e fãs, tudo aquilo que você não sabia!

É muito comum a dúvida na hora de jogar, ficar na dúvida entre o que escolher e ficar se arrastando pela biblioteca de jogos. já foi a assistir a algum filme e demorou mais para escolher o ia assistir do que vendo o filme?

Pois saiba que isto também acontece no mundo dos jogos! É normal entrar em conflito na hora de escolher o que jogar tendo um universo infinito em diversos modelos de jogos, são vários estilos de jogadores e jogos. Finalmente, é claro, temos a solução para você!

Os jogos assim como os filmes, citados anteriormente, apresentam características que se igualam, sendo assim, as críticas e os fãs apresentam opiniões que se assemelham. Sendo assim, muitos jogos na composição de seus elementos permitem sensações equivalentes às belas artes, estes elementos são avaliados pela metacrítica e jogadores. 

Pensando em todos os aspectos envolventes ao jogador, existe um movimento em que faz premiações para o melhor jogo do ano. Essa premiação contempla várias categorias e os melhores jogos do ano, isso também pode te auxiliar a escolher um jogo para apreciar. Quando a gente se permite a conhecer a evolução dos consoles, games e tudo que envolve o mundo dos jogos, alguns elementos passam a ser notórios. 

Por fim, pensando nisso, preparamos uma lista com os melhores jogos da última década, de quebra, já te ajudando a fazer uma seleção de jogos para você!

O Oscar dos melhores jogos eletrônicos? 

O próprio nome do título já vem dando um pequeno spoiler, não é mesmo? The Game Awards é o momento onde todas as desenvolvedoras se preparam para a noite de galas eletrônicas, são prêmios que vão ser atribuídos aos destaques do ano. E claro, o hype da comunidade é sempre alto, pois durante o ano, todos os jogos tiveram sua fanbase cativada pela jogatina. 

São diversas categorias que os jogos competem, são várias desenvolvedoras que investiram muitos milhões e buscam o prestígio neste evento. O evento chamado de The Game Awards é bem recente, e a condecoração dos melhores do ano começou em 2014. O mundo dos jogos eletrônicos pendem para desenvolver propostas semelhantes ao cinema, justamente por colocar aspectos que se assemelham. 

Bom, assim como o Oscar, uma das cerimônias mais conhecidas pelo mundo, The Game Awards tem sua data bem definida. A consolidação ganha espaço e se encontra com um espaço fundamental para condecorar os jogos espalhados pelo mundo afora, grandes nomes aparecem nesse cenário recente.

E antes de 2014, como funcionavam as premiações? 

Embora pareça que antes do evento de mais prestígio não tivesse como premiar os jogos, existiam sim, eventos que nomeavam jogos e concediam prêmios. A avaliação para um game of the year atualmente segue premissas já usadas anteriormente no mundo dos games. O evento que antecedeu o The game Awards era chamado de Spike Video Game Awards.

Entretanto, o evento aconteceu até 2013, dando espaço para novos ares e que se esbanje atualmente. 

Como funciona a seleção dos jogos eletrônicos que ganham o melhor do ano? 

Ao passo que todos os anos existem diversos lançamentos, possibilitando um mundo novo em vários títulos, existe uma necessidade de destaque em cada ano. Sites especializados em críticas e diversos fóruns sempre seguiram essa tendência para se discutir o melhor jogo. Várias revistas e blogs se firmam categorizando os destaques do ano, juntamente com críticas que levam o público à loucura. 

Enfim, são inúmeros os veículos que realizam a atividade de criticar e agrupar jogos em listas, mas diante ao evento mais famoso os critérios são específicos. Logo, existe uma pré-seleção dos jogos lançados no ano em questão, preparando um comitê especializado em games para julgar os títulos.

Além da participação especializada de profissionais de jogos, o público também é acionado na decisão, dando voz a premiação, embora o peso seja pequeno. E assim, levando em consideração todas as características e críticas do jogo, no evento consagram o melhor do ano. As controversas existem, os jogos ficam muito pareados na disputa, porém só existe um ganhador na categoria melhor do ano.  

A seleção dos melhores jogos eletrônicos de cada ano! Confira o nosso ranking:

Eventualmente temos o game Of The Year, e para isso rankear os jogos dos últimos anos fizemos uma pequena lista da seleção da última década. E claro, se você tinha dúvida no que jogar, pode ficar despreocupado que ao final desta lista você estará repleto de títulos para jogar.

Como resultado, já prepara seu console o PC, e se liga nessa lista: 

10º  The Elder Scrolls V: Skyrim (2011)

O melhor jogo de 2011, com uma proposta ousada de RPG, é super compreensível entender os motivos nos quais o deixa nesse patamar. O ano de 2011 contou com uma disputa pesada, mas não teve jeito, ganhou um dos melhores RPGs de todos os tempos. Skyrim é referência nos jogos de RPG mesmo após 10 anos de seu lançamento, e não é por menos. Uma ambientação diferenciada, com elementos exclusivos e um aspecto incrível.

Você pode esperar muita magia, lutas épicas e uma exploração de um mapa aberto muito peculiar, na qual deixa o jogo com uma história fantástica.

The-Elder-Scrolls-nerd-stickers.jpg

9º The Walking Dead, the Game (2012)

Às vezes, o mundo dos games se depara com um encontro de novas propostas que buscam revolucionar o cenário para os jogadores. Quando digo a similaridade entre os jogos eletrônicos e o cinema, não é exagero, por isso temos nesta posição o jogo premiado em 2012. O título tem uma premissa na qual trabalha com as escolhas do jogador, buscando aumentar a interação e imersão de quem os joga.

Não é novidade no game esse estilo de jogo, mas a aventura cinematográfica por meio de uma animação, oferece uma jogatina diferenciada. Ao mesmo tempo que se mantém fiel à essência do universo das histórias em quadrinhos. O jogo segue a mesma aventura por meio de escolhas que o jogador faz durante o processo, e basicamente se resume a isso. Eu diria que o jogo é uma experiência cinematográfica jogável. 

gt_the_walking_Dead-nerd-stickers.jpg

8º Dragon Age: Inquisition (2014)

Um ótimo nome para o cenário de RPG, ainda conquistando espaço com esse título da franquia que sucede a primeira parte da saga. A ambientação com os elementos de diálogos são perfeitas, e o gráfico é magnífico. O personagem principal, no qual o jogador controla, formou a inquisição em busca de estabelecer a ordem e paz nas terras de Thedas.

As batalhas são clássicas do gênero RPG, são bem feitas e digna de premiação. E por isso o jogo entra como um dos melhores da década, pois faz jus a sua premiação e não desaponta seus fãs. 

Nesse meio tempo, consigo ficar jogando por horas o título, as possibilidades são infinitas dentro do jogo, seguindo uma linha principal.

Dragon-Age-nerd-stickers.jpg

7º Overwatch (2016)

A princípio, o jogo não apresenta história na sua jogabilidade,  a empresa desenvolvedora ousou tanto, que foi recompensada. O título é de um gênero que demanda de uma habilidade para enfrentar outros jogadores online e não pode ser jogado sem conexão à internet.  Contrariando as estatísticas, o jogo de Hero Shooter teve seu auge em 2016. E conquistou a premiação mais esperada acalantando sua fanbase que se mantém firme e forte. Um ótimo jogo que faz jus a sua premiação adquirida.

Overwatch-nerd-stickers.jpg

6º Sekiro: Shadows Die Twice (2019)

Um jogo semelhante a dificuldade de Dark Souls, bem já sabe o que esperar né? Embora a dificuldade seja absurda em alguns momentos, o jogo é muito bom  e se torna interessante em sua construção. A história, muito bem pautada, é alimentada no Japão usando de recursos de samurais, que são únicos nas batalhas. O jogo tem gráficos incríveis e mostra uma potência no gênero, deixando muitos fãs sedentos por mais títulos da franquia. 

Sekiro-Shadows-Die-Twice-nerd-stickers.jpg

5º  The Witcher 3: Wild Hunt (2015)

O jogo de um dos bruxos mais famosos dos games foi nomeado melhor do ano em 2015, responsável por gerar uma receita incrível para a sua desenvolvedora. Embora seja um jogo ainda de 2015, seus elementos gráficos apresentam uma configuração incontestável. Contudo, seus elementos forma feitos com muito capricho e esbanjam  fluidez na jogatina, muita magia e ação em um mapa totalmente aberto. 

Um dos melhores jogos que já joguei, vale cada pedaço explorado e cada missão secundária. Conforme a experiência adquirida no jogo, o desenvolvimento é bastante cativante, só jogando para saber! Em suma, um jogo maravilhoso.

4º The Legend of Zelda: Breath of the Wild (2017)

A franquia Zelda já é famosa por si só! O hype foi gigantesco desde seu anúncio, o exclusivo da Nintendo tem uma jóia na plataforma imensurável. Um mapa aberto e elementos de um RPG que fez história na vida dos gamers espalhados ao redor do mundo. Assim como Super Mario, Zelda cativou muitos fãs durante esse ano e ganhou lugar especial na Nintendo.

Embora, como eu disse, é um exclusivo da Nintendo, então pode ser que exista um empecilho na hora de jogar, mas que vale a muito a pena. Definitivamente, um dos melhores da plataforma e até mesmo da franquia. Logo, não poderia faltar aqui na nossa lista. 

zelda-breath-of-the-wild-nerd-stickers.jpg

3º God of War (2018)

O famigerado semideus dos consoles de base da Sony é um dos meus jogos preferidos e faz jus a todo nome de peso da franquia. Seu lançamento gerou muita ansiedade na comunidade!

Inovando na maneira de como seria em sua jogabilidade, mudando o seu aspecto comparado aos anteriores. Foi o melhor jogo de 2018 e é um dos jogos que entra para a história dos videogames. Conta a história  em um cenário nórdico de um semideus e seu filho, bom tenho certeza que você sabe de quem eu estou falando!

God-of-War-nerd-stickers-Melhores-jogos

2º Grand Theft Auto V (2013)

Um jogo de mapa aberto que dispensa apresentações, todo mundo em algum momento da vida já jogou algum título da franquia. Desta vez GTA vem com 3 personagens principais, um mais maluco que o outro e assim fazendo a farra dos jogadores. 

Uma história bem tramada que gira em torno dos três, revezando entre eles a jogabilidade, o que torna muito diferente do padrão. O enredo do jogo o faz tornar único, além de viver uma vida de perigo na cidade de Los Santos.

Enquanto por muitos é considerado um dos melhores jogos já produzidos, para mim segue pareado com o próximo jogo da nossa lista. 

Melhores-jogos-nerd-stickers

1º The last of us: Part 2 (2020)

Por fim o melhor jogo! Em outro momento já declarei o quanto sou fã deste jogo, é possível ver a evolução dos consoles com  este título. De antemão encontramos aqui uma experiência  única e que nos remete a conflitos peculiares em um mundo pós apocalíptico. A segunda parte da franquia foi o último jogo a ganhar o game of the year na premiação mais renomada dos jogos.

Os críticos seguem elogiando mesmo tempos depois de seu lançamento, ainda apresenta um gama muito grande de fãs. Um dos melhores jogos de todos os tempos com facilidade, mostra os potenciais gráficos da tecnologia atual.  Não perde tempo, se você ainda não jogou! De acordo com as críticas, não temos o que reclamar!

Melhores-jogos

Afinal, sabemos que os jogos muitas vezes são momentos de distração para a fuga de uma rotina puxada! Por isso, caso tenha alguma dúvida para escolher o que jogar é só olhar nossa listinha. E mesmo se você já jogou algum desses jogos, nos conte sua experiência e o que achou nos comentários!