Quem nunca criou expectativa ao assistir o trailer de um filme baseado em jogo? Ou até mesmo já sentiu que era melhor deixar só a versão do game? Pois é, hoje vamos falar sobre isso. Jogos que viraram filmes nas telinhas! Primeiramente quero deixar claro que sou fã de filmes e mais ainda de jogos, vários títulos que são magníficos, mas será que juntar os dois dá certo?

O cinema vem se renovando constantemente, áudios e visuais de tirar o fôlego, produções cinematográficas incríveis. Já o videogame nos concede a oportunidade de vivenciar o personagem, fazendo escolhas, movimentos e se desenvolvendo durante todo o trajeto. Pensando nisso, os consoles com vários títulos de muito sucesso e o cinema com um público diversificado, temos uma obra de arte?

Eu consigo me lembrar de vários momentos que me deparei com uma cutscene e me encantei com todo o trabalho no enredo. Bem como já citei anteriormente em um texto sobre playstation, The Last Of Us traz uma experiência cinematográfica dentro do gameplay.  Quando jogos como esse conseguem realizar tal feito, é claro que vamos esperar que produtoras desenvolvam um projeto para segmentá-lo nas telinhas. Isso é recorrente no mundo dos cinemas.

Também já tive várias experiências desesperadoras dentro do cinema, um exemplo recente foi Monster Hunter, uma pena não ter sido bom. Em contrapartida, Netflix acertou em cheio ao trazer o Bruxão para seu serviço de streaming, é um seriado seguindo a mesma premissa. Pensando nisso, separei uma lista com os melhores e piores filmes baseado em jogos e de quebra vamos falar sobre os futuros lançamentos:

Os piores filmes…

Primeiramente vamos começar com as falhas em títulos que fizeram sucesso nos videogames, porém um fiasco no cinema. Nessa lista vou usar a nota do IMDb, um velho conhecido nosso em posts anteriores. Conforme o desenvolvimento, vocês vão perceber o quão horrível esses filmes são. Não se desespere por gostar de algum filme dessa lista, o importante é sempre o entretenimento, mesmo ele sendo questionável.

Assassin’s Creed (Filme 2016)

Uma franquia de jogos muito famosa, desenvolvida pela Ubisoft, apresenta várias vertentes além de seus jogos. Com uma temática muito boa, em um geral apresentam boas críticas nos primeiros títulos desenvolvidos. Logo as produtoras de cinema pensaram em fazer uma história paralela aos jogos já produzidos. Ao contrário do que muitos pensam, eu acho que foi uma boa ideia tentar seguir uma história paralela, respeitando as origens do jogo.

Bem como a extensão do filme, Assassin ‘s Creed apresenta board games, livros e história em quadrinhos. Mas eventualmente a tentativa de lançar o filme foi algo frustrante para a galera fã do game. O filme mantém alguns componentes originais da franquia, mas também tentou inovar com algumas criações para a história ser mais chamativa.

O enredo conta com uma viagem no tempo, através do resgate de memórias contidas no processo da genética graças ao maquinário desenvolvido por cientistas da área. A aventura  segue com uma legião secreta de assassinos, sendo o protagonista o personagem Cal Lynch. Ao desenvolver do título, temos aqueles velhos elementos trazidos dos jogos, o parkour! Porém para mim foi a única coisa interessante no filme, pois é bem tedioso, em outras palavras, eu achei lamentável a produção. No site de críticas, IMDb colocou uma nota de 5,7 para esse filme de péssima qualidade.

Street Fighter: A batalha final (Filme 1994)

À primeira vista eu não gostaria de estar criticando esse jogo ou qualquer vertente que ele possua, mas diante ao erro grotesco, não tem como. Em outras palavras, vou mostrar o quão ruim é essa adaptação para o cinema, ao mesmo ponto de vista do jogo sensacional produzido.

Baseado em Street Fighter II, um sucesso nos consoles diga-se de passagem, o filme é pouco cativante a ótica de um espectador. O que mais causa frustração é o quanto os personagens foram descaracterizados, sem presença de elementos dos golpes que marcam até hoje os jogos da franquia. Já vinha me esquecendo, péssima atuação de todos os atores, inclusive Jean-Claude Van Damme.

O pior não é errar uma vez, todos nós temos falhas, mas quando o erro se repete da mesma forma… Street Fighter voltou para as telinhas em 2009 tentando contar a história de Chun Li, desastroso! Na época, fez parte da infância, confesso que gostava de muito filme ruim, mas não ter os poderes no filme, é sacanagem, isso não dá!

Hoje podemos inferir uma nota em sites de críticas especializadas como IMDb, como resultado temos uma nota de 4,0. Enfim, ter um orçamento de 25 milhões de dólares e fazer algo com elementos cansativos e de baixa qualidade é de chorar. Prefiro mil vezes as versões feitas pelos fãs.

Tekken (Filme 2010)

Do mesmo modo que criticamos Street Fighter, vamos criticar Tekken, pelo mesmo motivo anterior. O filme se baseia em uma das franquias que mais fez sucesso no console de PS2, a produtora achou que ao lançar uma história do jogo iria render muito dinheiro. Apesar de ter rendido vários milhões para o console, o filme foi vergonhoso, me lembro de quando ouvi comentários sobre.

Atualmente mantenho um pé atrás com produções baseadas em jogos, pois tenho um carinho muito grande daquilo que já joguei. Com esse filme eu tive o desprazer de assistir uma história rasa e personagens aleatórios que não faziam jus ao boneco no game. A sinopse do filme é basicamente uma vingança que Jin procura após a morte de sua mãe, e entra no torneio Tekken para enfrentar aqueles que lhe causaram isso.

Um nota desastrosa de 4,8 no IMDb, é um grande exemplo de uma adaptação de jogo para o live action que não deveria existir. Caso você tenha jogado o jogo e não tenha assistido o filme, você não perdeu nada!

Os melhores filmes…

Sob a mesma ótica, vamos falar de coisa boa? É claro que temos acertos na telinha do cinema e alguns filmes conseguem nos mostrar isso. Ainda existe esperança nesse mix bem bolado entre jogos e filmes. Se liga só que separei alguns filmes que se encaixam bem:

Detona Ralph (Filme 2012)

Muito obrigado, Disney! A prova viva que usar jogos em uma animação pode dar certo, claro que nesse caso a pegada é outra. Temos um filme animado, com uma aventura maravilhosa e várias referências de jogos que são clássicos. Uma ótima pontuação com as críticas e um filme para toda a família, a história cativa mesmo aqueles que não entendem de videogame. Acima de tudo, prezam por fazer uma história com um conteúdo diferenciado cheio de referências aos games, deu muito certo.

Ralph um vilão que cansou de assumir esse papel nos jogos, e assim sai em busca de ter seu valor notado. Um roteiro com alusões aos clássicos é minha recomendação para hoje.

Sonic: O filme (Filme 2020)

Frequentemente temos nos deparado com títulos com produções que não tem nos cativado o suficiente. Enfim, esse não é um caso, Sonic deixou baixas expectativas com seu primeiro trailer, houve bastante crítica sobre a cinemática que envolvia o ouriço azul. Pouco depois de ver o engajamento negativo do trailer, a produtora reconheceu que poderia melhorar algumas características gráficas e assim os fez.

Particularmente eu não tinha expectativa nenhuma, não tinha gostado do trailer e muito menos da cinemática, porém ao ver o filme… Eu me surpreendi muito com a história e todo o processo de reconstrução do personagem logo após o hate sofrido na internet. O filme baseado no jogo clássico conseguiu manter os aspectos fundamentais para conquistar os fãs da franquia.

Uma nota de 6,5 não é uma das melhores, porém por todo o contexto, merece nossa atenção. Um enredo simples que  encontra a medida certa entre o universo do game com o mundo real, colocando questões de amizade em pauta. Recomendo!

Warcraft: O primeiro encontro de dois mundos (Filme 2016)

Deixei para o final, a produção contou com milhões envolvidos, um projeto que prometeu muito, não entregou tudo aquilo que esperávamos, mas foi um bom filme. A história mantém a pegada do jogo World of Warcraft, que é muito bem definida no mundo RPG. Os elementos se mantêm de uma forma que deixou os fãs bem contentes.

Dois povos distintos em uma luta sangrenta, cheio de mágicas e mistério, o filme conta com animações gráficas muito bem desenvolvidas. Porém nem tudo foi perfeito, como envolver um investimento pesado, todos achavam que iriam entregar algo revolucionário.

Do mesmo modo que eu também tenho minhas críticas ao filme, a fanbase também não deixou barato. De acordo com a avaliação da galera, a ambiguidade no final foi algo de incomodar, tudo isso para abrir margem a uma continuação, causando qualquer impacto em seu plot. Alcançou uma nota de 6,8 no IMDb, o que é baixo para seus investimentos, porém eu recomendaria assistir.

O que esperar desses jogos nas telinhas do cinema?

Acima de tudo, a importância de um entretenimento em nossas vidas é fundamental, com todo esse cenário em que vivemos filmes nos ajudam a distrair um pouco. Definitivamente podemos notar que essa moda vem voltando forte, várias adaptações de jogos já forma anunciadas.

Algumas delas vem com uma proposta ousada que tenho esperança de que sejam títulos de muito sucesso. Alguns desses anúncios: Uncharted, Mortal Kombat e The Last of Us (série). Por fim, posso dizer que para todos eles, o hype está gigantesco, ótimas propostas com atores sensacionais na produção, vem coisa boa por aí! Vale a pena separar um tempinho para assistir tais filmes…

Deixa aí nos comentários se você lembra de algum filme baseado em um jogo, te vejo no próximo texto!