Em primeiro lugar, vamos ver o profissional de Marketing, como você nunca viu! E que profissional importante dentro de uma empresa! Além de montar diversas estratégias de comunicação e vendas, sua função serve também para montar o posicionamento de uma marca. Deu pra notar que eles possuem uma gama complexa de funções, não é mesmo?! Neste post mostraremos a importância do profissional, buscando entender suas capacitações e funções. 

Para isso, vamos pautar a necessidade do Marketing em uma empresa e em todos os processos que ali envolvem, falando um pouco de suas ferramentas. E, se caso tiver alguma dúvida pode fazer uma breve busca na barra de pesquisa e assim verá a importância desse profissional. As maiores marcas adotam o marketing desde os seus primórdios, sempre buscando inovar.

A tendência de crescimento do mercado, por conta da pandemia, atualmente houve um aumento gigante da necessidade dentro da internet. Buscando alcançar esse mercado tecnológico e universal que a internet disponibiliza, alcançando pessoas por todos os lados. E o grande responsável por alavancar e conquistar públicos para empresas e também pessoas físicas que vivem disso, é o Profissional de Marketing. 

As principais funções exercidas pelo profissional:

Então, primeiramente, vamos começar respondendo o que faz um profissional de marketing. A lista de funções é enorme, e assim conseguimos esmiuçar bem o que cada gama consegue exercer dentro do plano de ação traçado pelas empresas. A responsabilidade de captação de clientes, melhorias na expressão da marca, estratégias que envolvem diretamente o lucro dentro do modelo de negócio passa pelo profissional. 

Já foi visto que todas as empresas precisam garantir um marketing bem feito. Entretanto, como já disse, estamos em constante evolução no mundo envolvendo diversos aspectos na tecnologia e interação, então a inovação deve ser constante. A essência e a premissa se mantém nestes profissionais que buscam inovar a cada dia para obter resultados incríveis. Buscando sempre estudar o mercado para atender as necessidades demandas daquele momento é necessário, para assim satisfazer clientes de várias vertentes.

Bom, a peça essencial para a venda está ligada diretamente ao movimento de marketing, onde são atribuídos os fatores exercidos pelo profissional. Dentro de um perfil do profissional que realiza diversas funções, seus pilares são estabelecidos em: criatividade, inovação, autonomia, organização e iniciativa. 

Para habilitar suas funções elas podem ser formadas por uma graduação bacharel ou em tecnólogo, e diversos outros cursos abertos disponíveis no mercado. Mas, contudo, separamos as diversas funções exercidas pelo profissional, se liga só!

Lista de funções de um profissional da área

Para que não haja mais confusão sobre a profissão relacionada diretamente com vendedores, vamos atribuir as funções e esclarecer cada uma delas. Dentro de uma organização, as funções são determinadas de acordo com as demandas empresariais. Sendo assim as exigências demandam de uma qualificação de ponta destes profissionais que, por sua vez, exercem suas atividades. São elas dentro de uma empresa:

  • Entender as necessidades atuais do cliente, buscando aumentar os índices de satisfação que são dados de acordo com as avaliações qualitativas;
  • O planejamento de uma empresa passa por diversas etapas, e assim a vertente que contém a  comunicação está atrelada a metas e objetivos. O profissional de marketing, irá exercer suas funções seguindo todo seu planejamento ligado a estes elementos;
  • Diante todos os fatores que possibilitam a comunicação com o cliente, ao traçar metas, estará também realizando as projeções de campanhas envolvendo todo o meio.
  • Cada campanha realizada existe uma expectativa em seus lançamentos e também durante suas execuções. O profissional irá acompanhar os resultados numéricos e visualizar de perto as atividades;
  • Montar posicionamento de marca, promoções;
  • Criar estratégias para tornar os produtos ou serviços mais atraentes para os consumidores;
  • Além de outras diversas funções, como elaborar projetos e traçar uma comunicação e até mesmo um relacionamento com os consumidores/clientes;
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O mercado de trabalho para o Profissional de Marketing! 

E cá estamos sobretudo, falando de um mercado que tem se desenvolvido bastante frente às diversas dificuldades que enfrentamos a níveis mundiais. As oportunidades aparecem diante várias dificuldades, se modelando a cada cenário adverso que se é enfrentado, e com isso tudo se torna muitas vezes volátil. Entretanto, a constância deste profissional no mercado que traz consigo os pilares fundamentais em muita força de vontade, conseguem se aderir bem.

Viabilizando o processo de fortificação de marcas com um prazo estendido a curto e também a longas datas, a carreira envolve muitas possibilidades. Portanto, o leque se abre e com isso a quantidade de oportunidades surgem desde um órgão público até a indústria, agregando uma imagem e viabilizando diversas campanhas para todas elas. E claro são diversas áreas em que se pode atuar com o Marketing, separei alguma delas para você ficar atento quais são:

Atuação em eventos:

Hoje estamos frente a uma pandemia, onde o mercado precisou se esvair frente às necessidades sanitárias do cenário, ocasionando em uma redução nesta área. Entretanto, é uma vertente que necessita de uma equipe profissional em marketing para traçar toda a dinâmica envolvendo o evento. São diversas as oportunidades dentro da palavra ‘evento’, desde um show até um encontro ocasionado com o intuito de palestras. Buscando também entender os benefícios do pós acontecimento, com dados numéricos apropriados e concretos.

E-commerce, o profissional de marketing está presente?

O movimento na internet ganhou força nos últimos anos, muitas empresas são gigantescas em sua propriedade virtual, o E-commerce tomou forças descomunais. Uma dinâmica única que possibilita o contato de diversos mercados em um universo tecnológico possibilitado pela internet.

As empresas adotaram esse novo modelo de mercado revolucionário e para muitos exclusivo. E assim entra o profissional de marketing podendo atuar em uma gama incrível de possibilidades imensuráveis. Trabalhando em equipe para conjurar propostas as empresas buscando aumentar alcance delas a novos clientes com potenciais de vendas dentro da perspectiva.  O fortalecimento do nome, marca e afins, está atrelado ao processo de atuação neste cenário.

Propaganda, a alma do negócio!

E aqui temos a área em sua conotação mais primária, onde por muito tempo se encontrou em estratégias voltadas para esse mercado ignorando outros aspectos. A era digital nos mostrou que é possível alinhar as propagandas em qualquer lugar e prospectar em diversos meios de comunicação. O marketing sempre esteve presente, mesmo que em modelos mais tradicionais, como é o caso da propaganda.

O objetivo de uma propaganda é bem específico, uma linguagem bem estabelecida e os objetivos com a circulação e propagação para atrair as pessoas. Profissionais desta vertente precisam estar preparados, e estar cientes que é necessário muito estudo para cuidar de todos os detalhes, onde cada segundo é valioso. Uma área onde o profissional de marketing trabalha muito e exerce diferentes papéis.

Consultoria de Marketing, Empreendedor e Profissional de Marketing!

O empreendedorismo é possível encontrá-lo de diversas formas e com várias nuances, por que não no marketing? Neste caso, a autonomia seria um pilar que se estabeleceria dentro da persona deste profissional e por isso outros caracteres serão necessários na hora de agir. Entendendo que muitas empresas ainda não tem uma equipe especializada na realização de campanhas para a captação e divulgação, a consultoria entra em ação.

O empreendedor e também profissional de marketing efetuará diversas funções, prestando serviços para estas empresas que necessitam deste serviço.  Não se limitando a somente uma área e a uma empresa só. Uma gama de serviços com diferentes perfis serão abordados e diversas campanhas diferentes serão realizadas.       

Traçando plano de ação, profissionais de marketing.

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As ferramentas/estratégias fundamentais para qualquer Profissional de Marketing! 

As ferramentas auxiliam qualquer profissional, seja qual for a área, e aqui não seria diferente. Para você manusear certas ferramentas é necessária a compreensão, pois sem entender como aquilo funciona, de nada irá adiantar sua função. A premissa de que a ferramenta por si só irá funcionar e resolver todos os problemas que aparecerão é ilusória.

O profissional deve se atentar a sua eficiência, e realizar com profissionalismo o uso de todas aquelas que se adequam a sua persona, planejamento e afins. Mas levando em consideração tudo isso, alinhado ao profissional que não se limita somente às suas ferramentas, vamos mostrar aqui quais são elas. 

1. Google Analytics 

Esta ferramenta é indicada para análise de dados, uma solução gratuita e bastante completa para avaliar os dados de uma empresa, por ser bastante popular, é também uma das ferramentas mais utilizadas no meio do marketing. O Google Analytics reúne ferramentas gratuitas em um só lugar para você analisar os dados da sua empresa e tomar decisões mais fundamentadas.

2. Hotjar 

Esta é ferramenta cujo objetivo é analisar o comportamento do cliente, além de oferecer uma centena de informações sobre o comportamento dos usuários em um site. Diferentemente do Google Analytics, ele possui recursos que complementam os dados e tornam a análise mais completa. Dentre suas funções destacam-se:

  • Heatmaps (mapas de calor);
  • Visitor recordings (gravações de visitantes);
  • Conversion funnels (funis de conversão);
  • Form analysis (análise de formulário);
  • Feedback pools (pesquisas de feedback);
  • Incoming feedbacks (feedbacks recebidos);
  • Surveys (pesquisas);

3. Google Search Console (SEO)

Esta ferramenta é de extrema importância, isto porque ela mostra como o Google vê o seu site. Ela é disponibilizada de forma gratuita e é capaz que exibir os pontos a serem melhorados em seu site, blog, etc:

1. Aspectos de pesquisa (Search Appearance)
2. Tráfego de Pesquisa (Search Traffic)
3. Índice do Google (Google Index)
4. Problemas de Segurança (Security Issues)

Para que fique mais claro, enquanto escrevo este post, o SEO do Google esta me avaliando, veja:

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4. SEMrush (SEO)

Esta ferramenta é essencial para análise de palavras-chave, domínio e analise de concorrentes. O Semrush é indicado para resolver diversos problemas relacionados ao seu site, sendo capaz inclusive de aumentar a visibilidade do seu site.

5. Google Ads 

Esta é uma plataforma de anúncios do Google, por meio dele é possível criar anúncios de pesquisa, seja de display, de youtube, no gmail e até na play store. Além disso é conhecida por ser o principal serviço de publicidade do Google.

6. Facebook Ads 

Esta é um mecanismo de marketing dentro da própria rede social, por meio dele é possível criar campanhas e exibir anúncios, ela permite o gerenciamento para quem a sua mensagem irá alcançar.

7. Google Optimize 

Para finalizar nossa lista, trouxemos o Google Optimize, ele é uma ferramenta gratuita para otimização de sites e é de extrema importância para os ecommerces a aumentar a taxa de conversão e a satisfação geral dos usuários – clientes de um determinado site. Ou seja, ele é capaz de mostrar quais experiências do site atraem e agradam os clientes.

Gostou das nossas dicas? 😎 Busque sempre estar estudando o mercado e se inovando diante as adversidades que acontecem,  mutações são ao acaso e nunca sabemos o que pode levar. As adversidades estão presentes em qualquer mercado, mas estes profissionais estão dispostos a solucionar!

É sempre um prazer estar aqui com você, um grande abraço e te espero no próximo texto!