Quem tem mais de 25 anos, e já gostava de games desde cedo, provavelmente vai se lembrar de como era fazer disputas (de corrida, futebol, luta), de assoprar o cartucho na esperança de o jogo funcionar melhor ou de deixar o controle nº 2 desconectado para o irmão — ou primo — mais novo parar de atrapalhar (quem nunca?).

Provavelmente, você já sabe que estamos falando do SNES, o console que foi lançado em 1991 nos EUA e apresentou recursos de som e os gráficos (em 16 bits) mais avançados que outros videogames disponíveis no mercado daquela época. Apesar de ter saído de linha em 1999 (EUA), ainda está no coração de muitos nerds, colecionadores e fãs dos games.

É nesse clima de nostalgia que a gente resolveu reunir alguns dos melhores jogos de Super Nintendo em uma lista que vai deixar muita gente com saudades. Vamos lá?

Legend of Zelda: A Link to the Past

Encabeçando a nossa lista, é claro que temos um jogo muito aclamado e considerado como um dos melhores de todos os tempos — tanto por críticos quanto por fãs da Nintendo. Ainda que haja algum desinteresse na história que envolve o enredo, o jogo ainda é lembrado pela excelente jogabilidade e pelo alto nível artístico.

Donkey Kong Country

Donkey Kong Country conseguiu dois grandes feitos: revolucionar a parte visual dos gráficos em 16 bits dos consoles e ser o segundo game mais vendido (com cerca de 8 milhões de cópias).

Não é à toa que ele (e toda a franquia) é considerado um dos melhores jogos de Super Nintendo. Além de os gráficos oferecerem um cenário 3D, que dá uma sensação de profundidade impressionante para a época, ele ainda oferece som, jogabilidade e ótimas músicas.

Chrono Trigger

Outro game revolucionário para a geração de consoles 16 bits, o Chrono Trigger tem tantas qualidades que a gente consegue entender por que os fãs o defendem com tanta paixão — além de ser considerado por muitos como um dos melhores jogos eletrônicos e está no topo do gênero RPG.

Ele oferece diversos finais, que mudam com base nas decisões e nos caminhos escolhidos pelo jogador durante a história. Para a época, isso era um feito revolucionário. Além do mais, ele também tem uma trilha sonora inesquecível, qualidade gráfica impecável e uma história rica em emoções.

Top Gear

Só de citar o nome, já vem aquela icônica trilha sonora de abertura na memória. O Top Gear não é só um dos melhores jogos de Super Nintendo, mas também é um dos grandes clássicos da época, como o Super Mario.

Ele oferecia uma jogabilidade fácil, mas sem deixar de ser empolgante, com seus 4 carros diferentes e com características distintas. O objetivo, é claro, era ser um piloto consagrado como campeão mundial.

Mortal Kombat 2

Mortal Kombat 2 também é inesquecível, principalmente por ter aprimorado o primeiro jogo da franquia de uma forma tão impressionante, que elevou tudo a uma nova escala. Além de oferecer uma série de fatalities, veio com novos tipos de humilhações. Vai dizer que você não se lembra de dar (ou receber) um babality na galera?

Apesar de toda a polêmica envolvendo a quantidade absurda de sangue, essa característica e os gráficos realistas ajudaram a provar que videogame não é só coisa de criança.

É difícil fazer uma lista com os melhores jogos de Super Nintendo e ter que deixar muitos games para trás, mas, com os que foram citados, você já consegue ter uma ideia de como eles foram revolucionários para a época — e como tudo começou até chegarmos aos excelentes recursos que temos atualmente.

Gostou deste artigo? Então, não deixe de conferir quais são os jogos dos anos 90 que fizeram história. Tem muita coisa nessa outra lista também!