No texto de hoje vamos enaltecer as mulheres que tanto fizeram e fazem pela tecnologia! Foram tantas revoluções que separei algumas que mudaram o percurso do cenário que temos hoje. 

Infelizmente ainda vivemos em uma sociedade em que a desvalorização da mulher nesse mercado de trabalho ainda é notório. Existem vários estudos que cercam o machismo por trás da tecnologia, um deles aponta que cerca de 74% das mulheres apresentam interesse pela área tech. À primeira vista é um número alto, porém menos da metade segue essa vontade, com 30% seguindo na área, o número se retém mais ainda. Cerca de 27% dentro das que seguiram na área se inseriram no mercado de trabalho. 

Enfim, onde eu quero chegar é que muitas apontam a desvalorização dentro desse mercado. E é por isso que muitas iniciativas entre as mulheres têm acontecido, ajudando no crescimento e inserção na representatividade das mulheres na programação. O que muitos deixam escapar é sobre as invenções revolucionárias que as mulheres fizeram ao longo da história. Afinal, se hoje temos programação como conhecemos e escrevemos, são graças àquelas que lutaram muito e enfrentaram uma série de paradigmas. 

Se liga nessas mulheres que fazem parte da nossa história, e não posso deixar de enaltecer e ser grato por todas essas criações fundamentais:

Ada Lovelace

Não tem como começar uma lista dessa, tão representativa, sem citar Ada. O que conhecemos de computação e programação podemos dizer que teve início com esta mulher. Conhecida mundialmente pelas suas façanhas na tecnologia, ela fez história em todos os quesitos dentro desse universo da programação. Mas o que realmente Ada Lovelace fez de tão revolucionário? 

Conhecida por fundar ciências da computação, sendo reconhecida por ser a primeira programadora do mundo. Ela escreveu o primeiro algoritmo, entendendo que máquinas poderiam ler símbolos. Hoje em dia sabemos bem o que é isso e o quanto nos ajuda, em todos os âmbitos da tecnologia. O fato de escrever o primeiro algoritmo já é fascinante, mas a história se torna mais arrebatadora por ter sido escrita em 1842.

Nascida em 10 de dezembro de 1815, Ada tem homenagens referidas à seu feito até hoje.  Existe uma linguagem que foi batizada de ADA, para uso de softwares que envolvem os  sistemas de aviação. Sua formação não poderia ser outra, a sua grande habilidade em reconhecer números e criar feitos históricos mostram o quanto Ada se dedicou. Formada em matemática e lógica, infelizmente faleceu ainda jovem, mas entrou para a história como resultado de seus trabalhos fenomenais. 

Grace Hopper

Antes de tudo, devemos analisar todo o contexto histórico em que Grace se encontrava, enaltecendo mais ainda seu trabalho. Bem como Ada, Grace também foi pioneira em alguns de seus projetos. Nascida em 1906, Grace bem como a nossa primeira programadora, se encontrava dentro dos números, admirando-os. Sua formação foi em ciências exatas, mais especificamente em matemática e também física.

A história de Grace conta com um criação de um próprio compilador deu chance a um leque de opções muito grande na época, revolucionando o que até então era limitado. Grace Hopper, foi tão genial que dentro de todos os entraves, conseguiu desenvolver um programa de computador no qual a partir de um código-fonte se criavam outros. Ou seja, era possível  criar outros programas por meio de uma linguagem compilada. Essa linguagem compilada, tem o simples objetivo de facilitar a vida na hora de programar, então cá entre nós, ajudou muito! E Como se chama essa linguagem? A primeira linguagem então com essa pegada de facilitar e se conectar com o idioma inglês se chama Flow Matic.

Carol Shaw

De antemão, já adianto que como fã de jogos, eu também sou admirador do trabalho de Carol Shaw. A primeira desenvolvedora de games, conquistou seu espaço em um universo muito machista, se destacou por sua vontade e genialidade. Carol, a criadora de um clássico no videogame, nasceu na Califórnia nos Estados Unidos em 1955, tem como inspiração e lutou para segmentar e despolarizar a indústria dos jogos.

A desigualdade de gênero enraizou muitos estereótipos e durante muito tempo teve-se a polarização do gênero masculino dentro dessas indústrias. Carol Shaw sendo a pioneira a adentrar nesse mundo, serviu como inspiração para a ruptura desse processo, inspirando outras mulheres a entrar no mercado. Em similaridade com as outras já citadas, o preconceito sofrido foi gigantesco, esse mesmo preconceito motivou Carol a continuar quebrando a barreira.

O jogo de sucesso se chama River Raid, um avião que tem movimentação lateral e sai atirando para tudo que é lado. O jogo na época teve um sucesso absurdo, a desenvolvedora então contratada pela Activision é importante para a luta e para o mundo dos jogos. Dentro da Activision, Carol programou outros títulos, porém não demorou muito para sair da indústria dos games, mas continuou no segmento da programação.

Uma dica 📌 O notebook é um material de trabalho essencial para o desenvolver de games. O que acha de conferir neste post como aplicar corretamente adesivos em seu notebook? Aproveite!

Hedy Lammar

Desde já, agradeço a Hedy por sua revolução, se hoje temos a rede de wi fi devemos muito a ela. A tecnologia hoje teve um salto absurdo com os desenvolvimentos que Hedy Lammar proporcionou. A internet via wi fi nos possibilita um universo dentro de nossos dispositivos, um leque de informações e interações. Consegue imaginar um mundo sem ter a rede wi fi em seu celular? As portas abertas foram inúmeras, mas como todo rumo, esse teve suas dificuldades em seu trajeto. A criação desse recurso, foi durante o período da segunda guerra mundial, sabia?

Pois bem, Hedy Lammar tinha várias habilidades e uma delas era no processo de criação, além de ser atriz e protagonizar feitos dentro do cinema que transformou as belas artes do cinema. A história da criação do wi fi, teve como início um aparelho que tinha o intuito de interferir nas rádios nazistas para desnorteá-los.  A sua inovação foi comprada, parte de sua patente foi adquirida e usada então para desenvolver as tecnologias de Wireless e CDMA que conhecemos hoje. Ela ficou conhecida como “mãe do telefone celular”.

Irmã Mary Kenneth Keller

Primeiramente, essa biografia envolve muita quebra de estereótipos nos quais nos dão um baile de superação e de história de destaque. Do mesmo modo em que era difícil o mercado para as mulheres, o preconceito entre linkar tecnologia com religião também foi mais uma barreira a ser vencida. Contudo Mary Kenneth Keller conseguiu que sim, é possível conciliar ambos e revolucionar o cenário.

Da mesma forma em que bati nas teclas das exatas anteriormente, a Irmã Mary teve sua formação em ciências com enfoque na matemática. A exatas sempre presente nas biografias apresentadas. Os feitos de Mary foram de tirar o chapéu, entrando na história por vários motivos, ela foi a primeira mulher com doutorado na área da computação. Participou na produção de uma linguagem chamada BASIC, que logo foi substituída por PASCAL. 

Me admira muito a  história dela, por vários motivos, onde a educação era uma de suas preocupações dentro de suas pautas defendidas. Em síntese ela  acreditava que a tecnologia poderia ser um meio eficiente para o ensino e a educação e em meio a uma pandemia o que tem nos salvado é a tecnologia.

Mulheres revolucionárias

Definitivamente essas são algumas das milhares que lutaram e lutam todos os dias buscando fazer a diferença no mercado. Lidar com o machismo e o preconceito que ainda nos cercam é lamentável! Cenas de desigualdades de gênero ainda assim são comuns dentro das indústrias e no mercado. O mercado tem tido uma ascensão, agregando voz aquelas mulheres que buscam cada vez mais seu espaço. Grupos que se apoiam com lutas e pautas dentro da computação e tecnologia vem sendo de suma importância para o movimento. 

Podemos passar por aqui discutindo sobre os diversos temas que assolam mulheres em seu ambiente de trabalho, o que necessitamos é um reboot. Reprogramar os bugs da nossa sociedade, muitos programas buscam a inserção da mulher no mercado de trabalho. A sociedade brasileira de computação tem trabalhado fortemente em programas de inclusão nesse processo.

O cenário não vai mudar se as grandes empresas não tomarem atitudes também e o que se admira é a reforma nas filosofias que muitas tem feito. Os índices do mercado apresentam números expressivos de aumentos das mulheres que se espelham em biografias como as personagens emblemáticas do texto.

Dia 8 de março, mais uma data de luta, onde ela segue.

Mulheres-e-atecnologia

Imagem: Unsplash

Espero que tenham gostado desse momento, dessas histórias inspiradoras e que possamos refletir um pouco sobre o nosso cenário tecnológico. Agradeço a oportunidade, um grande abraço e te espero no próximo texto!