Parece até Black Mirror, mas é a realidade! A Microsoft esta trabalhando para que você possa conversar com pessoas que já morreram por meio de um chat.

Você não leu errado, a patente da Microsoft identificada como Ubergizmo traz a possibilidade da criação de um chatbot de uma pessoa em específico, diga-se possibilidade porque ao invés de utilizar o método convencional de treinar chatbots a patente irá usar os dados sociais, como: imagens, dados de voz, postagens em redes sociais e mensagens eletrônicas.

“Os dados sociais podem ser usados para criar ou modificar indicadores especiais na temática de uma especificidade da personalidade da pessoa”, afirma a patente. “O indicador especial pode ser usado para treinar o chatbot para que ele converta e interaja com a personalidade de uma determinada pessoa.”.

O objetivo então é que o software simule o comportamento humano natural em uma conversa, de uma forma que passe a impressão de que se trata de uma pessoa e não de um programa de computador.

Por enquanto trata-se de uma tecnologia patenteada, de forma que os detalhes técnicos foram detalhados mas não os aspectos éticos e práticos. Não sabendo-se ao certo se realmente chegará ao mercado e nem quando poderia acontecer.

Não havia mencionado que parecia Black Mirror? Pois bem, o episódio “Be Right Back” (S02 E01) conta a história de um jovem casal interrompida por um acidente de carro que vitimou fatalmente o marido. Na série durante o velório uma amiga da viúva indica um serviço onde é possível falar com pessoas falecidas, assim como o da Microsoft onde o usuário apenas envia os dados do falecido ao sistema.

Black Mirror é uma série original da Netflix e esta disponível na plataforma. Assiste lá e conta pra gente o que achou. 🎞