in

Logo em vetor? O que é isso?

Este artigo veio para responder uma dúvida super comum: O que fazer quando me pedirem logo em vetor? O que é vetor?

A equipe de designers da Nerdstickers se reuniu e formulou este post para tirar urgentemente essa dúvida da sua cabeça. Assim, quando precisar criar ou enviar um logo em vetor, será fácil.

 

Bitmap x Vetor

Para entendermos ao certo o que é um logo em vetor, precisamos deixar clara a diferença entre Bitmap e Vetor primeiramente. Ambas são técnicas de criação, armazenamento e processamento de imagens de computador. Mas qual é a diferença entre as duas?

Bitmap

As imagens em bitmaps são super comuns e compostas por pixels. Pixels são pequenos quadrados que, ao se juntarem, formam uma imagem.

Uma imagem da natureza é uma ilustração em bitmap, por exemplo.

 

Os pixels também são utilizados para exibir imagens em monitores e suas dimensões de impressão são definidas pelo DPI (dots per inch). Para imagens preparadas para impressão comercial de alta qualidade são é recomendado que se produza em até 300 DPIs.

O arquivo que você cria no Photoshop é um Bitmap. Estes formatos também são de bitmaps: PSP, GIF, JPEG, TIFF, etc.

A dificuldade em trabalhar com os gráficos bitmap é que, ao ampliá-los, há muita perda de definição e também de qualidade. Neste caso, é melhor trabalhar com vetor sempre.

Quando se rasteriza uma imagem no photoshop, por exemplo, transforma-se a imagem em bitmap, mesmo que tenha sido antes um vetor.

Existem alguns tipos de imagens bitmaps:

Line-art
São imagens com apenas duas cores, geralmente preto e branco, e elas são assim pois em alguns computadores pode-se usar somente 1 bit (on=preto, off=branco) para poder definir cada pixel.

Grayscale
São imagens com graduações e degradês de vários tons de cinza, preto e branco. No computador o gradiente é formada em uma configuração de 256 linhas.

Multitônica
São imagens que tem graduações de duas ou mais cores. Elas são compostas pela cor preta e por mais uma outra cor direta (normalmente uma cor pantone).

Imagem em Cores
São imagens que são feitas nas escalas cromáticas como RGB e CMYK.

 

Vetor

Vetores são formados através de expressões matemáticas e as instruções inseridas produzem linhas, curvas e formas preenchidas. Ou seja, cálculos matemáticos executados automaticamente pelo computador que vão se adaptando à escala e mantendo a qualidade da imagem.

Todo mundo sabe que a qualidade de um vetor é superior a de um bitmap quando observada em uma imagem aumentada, pois com o vetor, não temos o problema de obter algo pixelizado. Logotipos de empresas são (ou deveriam ser) gráficos vetoriais.

Os gráficos vetoriais geralmente são também mais leves, ocupando menos espaço em mídias de armazenamento.

Formatos comuns de arquivos em vetor: .SVG, .AI., .CDR, etc.

 

Vetor ampliado:

Imagem vetorial ampliada

 

Bitmap ampliado:

Imagem Bitmap Ampliada

 

Por que me pedem logo em vetor?

As gráficas preferem as imagens vetorias porque os vetores podem ser aumentadas e enquadradas em seus padrões de impressão sem ocasionar perda de resolução e impressões de baixa qualidade.

Logos de empresas normalmente são imagens vetoriais (ou deveriam ser x2), ou seja, são fundos, degradês e outras imagens que não são ‘fotos’. É por isso que você deve enviar sempre logos em vetor para confecção de seus adesivos =)

Programas para trabalhar com Vetores:
Illustrator – .ai
Corel Draw – .cdr
Freehand – .fh

Esperamos que este texto tenha sido útil para você a diferença entre as duas coisas e nunca mais enviar um logo em docx, ou com baixa resolução para o seu designer.

Até o próximo!

O que vc achou?

0 points
Upvote Downvote

Escrito por Gabriel Vieira

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Saiba por que usamos CMYK e não RGB em adesivos

Passo a passo de como colar um adesivo mascarado da Nerd Stickers