Godzilla vs Kong – O duelo de gigantes

KongZilla Nerd Stickers

Salve família, Chaene Da Gama aqui mais uma vez. Como estão? Espero que bem! No texto de hoje falaremos sobre duas criaturas “Titânicas”, que habitam e dominam a cultura Pop há várias décadas, sim estou falando de nada mais, nada menos do que “Godzlilla’’ e “King Kong”, que voltaram ao topo literalmente das trendtopics, vídeos e fóruns especializados, tamanho o “Hype” que o trailer lançado no último dia 24/01/2021 alcançou. E você é #TeamGodzilla ou #TeamKong?

Hoje falaremos um pouco sobre a origem desses dois Gigantes, tudo que já foi feito até aqui e sobre o “Monstroverso” esse universo compartilhado dos maiores “Kaijus” (monstros) do cinema, bora lá?!

Godzilla 

Godzilla ou “Gojira” para os orientais é um monstro fictício criado no Japão por Tomoyuki Tanaka em 1954, pelo diretor Ishirō Honda, e o mago dos efeitos Eiji Tsuburaya — (que mais tarde viria a ser o pai da família Ultra)— e o compositor Akira Ifukube… o filme foi produzido pela Toho Film Company Ltd . Muito mais do que um filme sobre um Lagarto gigante e colossal, Godzilla considerado por muitos como o “Primeiro Kaiju” (expressão japonesa para monstro), nasceu como uma crítica social, de certa forma triste e profunda ao terrível embate entre Estados Unidos e Japão durante a segunda guerra mundial.

Esse conflito entre os 2 países se iniciou logo após o ataque japonês a base naval estadunidense de “Pearl Harbor” em 07/12/1941, a partir desse momento a “guerra no pacífico” praticamente começou e se estendeu por mais alguns anos, ceifando a vida de milhares de soldados e civis em ambos os lados. Nos estágios finais desse período com a Alemanha quase derrotada, o império japonês não se rendia, o que levou os Estados Unidos a usar uma arma que haviam desenvolvido juntamente com o Reino Unido e o Canada, as terríveis bombas nucleares, que foram criadas durante o “Projeto Manhatan”.

O Projeto Manhattan iniciou-se 1939, o presidente norte americano, Franklin Roosevelt, recebeu uma carta assinada por Albert Einstein alertando os EUA sobre um possível projeto alemão de construção de armas atômicas. A partir desse momento, os EUA, juntamente com o Reino Unido e o Canadá, empregaram milhares de pessoas para o desenvolvimento das bombas atômicas.

No dia 06/08/1945 “Little Boy” uma bomba atômica de uranio atingiu o solo de Hiroshima matando 70.000 pessoas de uma só vez, no dia 09/08/1945 foi a vez da bomba de plutônio “FatMan” dizimar Nagasaki levando a vida de 40.000 pessoas de imediato, em ambos os casos centenas e milhares de pessoas ainda morreram nos dias e meses seguintes, e até hoje os efeitos da radiação são percebidos na população japonesa. Vale lembrar que nunca mais foram usadas armas nucleares em conflitos pelo mundo e que continue assim, melhor ainda se não existisse mais guerras também ne?

Voltando a história de origem do Lagartão, poucos dias depois o Japão apresentou sua rendição. Godzilla em sua criação e história fictícia original é fruto desses terríveis acontecimentos, e dos testes que aconteceram no mar japonês. Logo após o fim da guerra o Japão foi ocupado pelos americanos por um bom tempo. Enquanto traziam um terrível sentimento de perda e literalmente enterravam seus mortos, falar sobre os efeitos e consequências da guerra era proibido, era um Tabu.

Imaginem a coragem e ousadia de seus criadores, uma criatura que foi exposta a toda potência da radiação, que sai dos mares e era capaz de destruir e obliterar cidades inteiras com seu “bafo atômico”, ora como um vilão, ora como um herói, ora enfrentando seres mitológicos, alienígenas ou também outras criaturas alteradas pelos efeitos das bombas nucleares.

O fato é que o Godzilla se tornou um símbolo para os japoneses que queriam se reerguer e reescrever sua história, tamanho sucesso e popularidade, ele acabou se tornado a inspiração de várias outras series japonesas, “os tokusatsus” por exemplo, sua fama e grandeza o precederam, e isso o fez ganhar o mundo inteiro, atravessar gerações, em diferentes versões de si mesmo, seu nome e história são gigantes como ele.

Curiosidade: O nome verdadeiro do monstro (Gojira) é uma fusão das palavras japonesas gorilla e kujiragorila e baleia, respectivamente.

King Kong

King Kong foi criado em 1933 pelo cineasta norte americano Merian C. Cooper, é com certeza ao lado do Lagartão é um dos monstros mais icônicos da história do cinema e cultura pop mundial. Desde criança Merian era obcecado por gorilas, isso acabou mais tarde o levando a conhecer a África. Durante uma de suas gravações por lá ele teve o seu primeiro encontro com uma família de babuínos e acabou decidindo criar um filme sobre Primatas.

Cooper começou a criar um filme de terror, onde o personagem principal seria um gorila gigante. A cena clássica de um gorila gigante escalando um edifício em Nova Iorque já estava na cabeça do cineasta antes mesmo do filme ficar pronto.

O filme levaria apenas o nome do Gorila “Kong”, mas os executivos acharam melhor engrandecer o imenso primata (oi?) e adicionaram o “King”, convenhamos ficou melhor rsrsrs.

Na história original um cineasta e sua equipe ganham a vida fazendo filmes sobre a vida selvagem e suas criaturas. Eles viajam até a “Ilha Da Caveira” pois conta-se que lá existiam diversas lendas sobre criaturas gigantes. Ao chegar lá e conhecerem os nativos da ilha, os mesmos passam a chamar a atriz principal a bela “Ann” de “Mulher de Kong”, eles decidem raptar a mesma para oferece-la ao gigante gorila, que acaba se apaixonando por ela, sim Kong acaba se afeiçoando a Ann,  após muitas reviravoltas Kong é levado para Nova Iorque onde é apresentado na Broadway como a oitava maravilha do mundo, como era de se esperar ele escapa levando o caos a cidade de Nova Iorque protagonizando uma das cenas mais clássicas do cinema onde ele escala o Empire State Building.

O filme se tornou um clássico desde então, ninguém esperava tamanha repercussão e sucesso vale lembrar que a forma de filmarem usando “Stop Motion” e um boneco de mais de 7 metros foi pioneira e única. Entre suas habilidades, Kong não tem dificuldades para escalar montanhas, prédios e outras estruturas bem altas com muita facilidade, extremamente resistente e seu corpo resiste a explosões e tiros de artilharia pesada, além é claro dele ser um primata, ou seja, assim como nós ele é mais bem adaptado ao ambiente, ele fazia o controle populacional dos dinossauros da ilha da caveira se lembram?? Portanto sim meus amigos, o Kong é muito inteligente.

 “O Monstroverso”

O Monstroverso é uma franquia de filmes norte-americanos centrados inicialmente nas origens de Godzilla e King Kong, lembrando galera que existem diversas versões, séries, hqs, filmes, livros, etc, de ambos. Esses caras existem há décadas e já se enfrentaram uma vez há 50 anos atrás no filme japonês. O que estamos vendo agora é uma releitura única e nada tem a ver com que já foi feito anteriormente. Esse ‘’reboot” por assim dizer, gira em torno também da agência de criptozoologia “Monarca” que estuda os monstros aqui chamados de “Titãs”.

A história começa logo após a guerra do Vietnã, supõem-se que os Titãs habitam a terra há milênios e que estão espalhados pelo mundo, adormecidos ou vivendo abaixo da superfície, isso mesmo no conceito dos 3 filmes, a terra seria oca e existiriam diversos tuneis subterrâneos por onde alguns deles trafegariam, o próprio Godzilla cruza os oceanos através desses “buracos”.  O Monstroverso se iniciou em 2014 com o filme solo do lagartão “Godzilla”, em seguida foi lançado “Kong Ilha da Caveira” que chegou aos cinemas em 2017. E em 2019 tivemos “Godzilla ll O Rei Dos Monstros”, vale lembrar que atualmente estão sendo lançadas Hqs em conjunto aos filmes o que ampliou ainda mais essa narrativa e mostrou que a Monarca já havia catalogado 17 Titãs únicos ao redor do mundo, e que sim essa saga está longe de acabar.

Então se você pretende ver esses dois gigantes se enfrentando, recomendo que assista aos 3 primeiros filmes dessa fase e se integre o quanto antes de tudo, estão todos no Top 50 da Netflix atualmente. Fica claro que ação e muita pancadaria entre os dois não vão faltar, e conhecendo ambos, fica difícil saber quem vai se curvar para quem. O trailer ficou tão alucinante que bateu de cara o recorde do estúdio, se tornando a previa mais assistida em 24 horas, foram 25 milhões de views em um domingo, um dia totalmente atípico para divulgação de um filme desse calibre.

Hoje já são mais de 59 milhões de visualizações, superando em pouco mais de duas semanas outros trailers da Warner que estão no Youtube há um bom tempo tais como o “Justice League” (Liga Da Justiça) 2017. Sensação nas redes sociais, e nos blogs e canais especializados, até quem não se interessava ou conhecia ficou impressionado, elevando o hype às nuvens.

E você, está de que lado? Independentemente de quem for o vencedor, se houver é claro, não dá para saber apenas por um trailer de 2 minutos como vai ser um filme inteiro né? Ficamos na torcida para que Godzilla vs Kong seja tão bom quanto o primeiro trailer pois quem ganha com tudo isso somos nós, os fãs e admiradores da cultura pop e da sétima arte. Ah, aproveite e clique na foto, preparamos um sticker bem maroto 😎.

Gostou do post? deixe sua opinião nos comentários.

Se cuidem família.

#colacomagente

 

4.9 12 votes
Avalie esse post
Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jordanna Benaventana
Jordanna Benaventana
7 dias atrás

Por aqui somos #TeamKong sempre!!!!!

Rodrigo Augusto de Assis
Rodrigo Augusto de Assis
7 dias atrás

👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽☻

Maximiliano
Maximiliano
7 dias atrás

Bom esse filme tá gerando muita espectativa pois os filmes anteriores Godzilla, Kong a Ilha da Caveira e Godzilla Rei dos Monstros ficaram brutais acredito que nesse novo filme do do Monstro Verso God e Kong vão cair inicialmente na porrada o Kong dando o socão da roça no God kkkk mais acho que os dois vão lutar por algo maior

Rogério
Rogério
7 dias atrás

Muito massa o texto parabéns!!!

Elmiro
Elmiro
7 dias atrás

Parabéns pelo texto! bem explicativo. agora fica a dúvida: o autor é #TeamKong ou #TeamGodzilla ?

Chaene Da Gama
Chaene Da Gama
Reply to  Elmiro
7 dias atrás

Elmiro(Bobrão) ele é #Teamkong com certeza

Ariel
Ariel
6 dias atrás

Puta texto…👏👏👏
#TeamFuckingGod 😎

Pedro Torres
Pedro Torres
6 dias atrás

Showww Chaene!!

Naiara
Naiara
6 dias atrás

Eu e a Nath re-assistimos aos 3 filmes haha. Agora é esperar o novo lançar 🤩. A propósito: sou #TeamKong

Fernando Costa e Silva
Fernando Costa e Silva
6 dias atrás

Texto rico bem explicativo aqui #teamkong sempre

10
0
Adoraríamos receber o seu comentário. =Dx
()
x