Filmes como Mulher Maravilha e Capitã Marvel foram ótimos para a representatividade e o empoderamento feminino. Porém, na nossa realidade, existem mulheres que revolucionaram o mundo e nem todo mundo sabe da história.

Diversas figuras emblemáticas estiveram à frente de seu tempo de alguma maneira, brigando por direitos iguais, construindo tecnologias de primeira linha, retratando problemas ou servindo de estandarte para movimentos. Muitos dos atos dessas mulheres fizeram com que a humanidade jamais fosse a mesma.

Para exemplificar o assunto, trouxemos uma lista com 7 grandes mulheres que escreveram seus nomes na história. Acompanhe a leitura e confira!

1. Anne Frank

Vítima das atrocidades do nazismo, Anne Frank era uma menina judia que ficou marcada na história por um simples gesto: o de retratar todas as dificuldades passadas por sua família em seu diário. Publicado por seu pai, o Diário de Anne Frank é um relato comovente das percepções de uma jovem em relação a sua adolescência e a tensão de se esconder com a família em uma época de terror.

2. Frida Kahlo

Um dos grandes símbolos do movimento feminista, Frida Kahlo fez vários autorretratos que evidenciaram a tristeza de um relacionamento abusivo. A pintora mexicana foi uma das maiores artistas reconhecidas no mundo inteiro, seja por meio de quadros surrealistas ao máximo, seja mediante às fotografias que desnudam a realidade de seu cotidiano.

3. Malala Yousafzai

A jovem paquistanesa fez história ao ser a mais nova a faturar um Prêmio Nobel, isso pelo fato de ter se posicionado firmemente a favor do direito das mulheres de sua região à educação. Malala é um ícone de resistência, afinal, seus comentários, que tinham o propósito de empoderar outras meninas, renderam-lhe um atentado com apenas 14 anos, no entanto, isso não foi suficiente para calar sua voz.

4. Margaret Heafield

O que parecia apenas enredo das séries de ficção científica foi possível por meio do trabalho árduo da diretora de engenharia de software Margaret Heafield, que prestou seus serviços à NASA e foi uma das principais responsáveis por enviar o homem à lua. Pelos seus feitos, Margaret conquistou o reconhecimento de milhares de profissionais e gravou seu nome na trajetória das viagens espaciais norte-americanas.

5. Maria da Penha

Se hoje o nosso país tem uma lei que tipifica como crime os atos referentes à violência contra a mulher, isso ocorreu graças à farmacêutica Maria da Penha. Depois de ficar paraplégica por conta das tentativas de homicídio vindas de seu ex-marido em 1983, ela se tornou um símbolo da luta pela justiça e defesa dos direitos das mulheres que sofrem qualquer espécie de abuso.

6. Marie Curie

Quem estuda química ou física, inevitavelmente ouvirá sobre Marie Curie, uma das mulheres que revolucionaram o mundo e a ciência como um todo. Polonesa radicada na França, Marie criou pesquisas a respeito da radioatividade, sendo responsável pela descoberta dos elementos químicos polônio e rádio, dando a ela dois títulos de Prêmio Nobel.

7. Rosa Parks

Quem poderia imaginar que a recusa em dar o lugar no ônibus para uma pessoa branca fosse desencadear a maior discussão em torno do movimento dos direitos civis negros, não é mesmo? Mas foi exatamente isso que aconteceu e fez de Rosa Parks um espelho na luta contra a segregação racial nos EUA, influenciando lideranças como Martin Luther King na busca de acabar com todas as formas de opressão.

Por fim, ao relatarmos as mulheres que revolucionaram o mundo, não há como deixar de fazer algumas ressalvas honrosas e citarmos Ada Lovelace, Valentina Tereshkova, Rosa Kliass, Komako Kimura, entre tantas outras.

Aproveitando que você terminou de ler o texto, se quiser acompanhar as principais novidades que postamos com frequência, então curta a nossa página no Facebook!