Fortnite, o jogo do momento!

fortnite-nerd-stickers

Primeiramente se você é fã de jogos online, tenho certeza que já ouviu falar nesse jogo, tem feito muito sucesso desde sua estreia! A sua desenvolvedora se inova a cada atualização, buscando sempre surpreender os jogadores que se aderiram muito bem à jogabilidade. Estamos falando de Fortnite, que vem batendo recordes e mais recordes, astros do pop ao esporte envolveram no movimento do jogo alavancando muito a popularidade.

Uma mecânica ousada, onde muitas vezes requer do jogador uma velocidade imprescindível, porém a diversão é garantida quando jogado em grupo. Lembro que comecei a jogar o título pois ouvi rumores que se pareceria com “Jogos Vorazes”, e claro adentrei no mundo do Battle Royale. O hype em sua estreia foi gigantesco, entretanto foi muito bem correspondido com uma entrega totalmente gratuita em seus elementos fantásticos. 

Sua característica um pouco cartoonizada é bastante atraente, com cores muito vivas e uma animação única é simplesmente o jogo para a galera curtir. Nas plataformas de stream bateu diversos recordes em transmissões simultâneas e em outras plataformas de vídeos agregou muitas views com diversas reviews sensacionais.

O jogo é totalmente gratuito, não apresenta vantagens para aqueles que querem inserir dinheiro no jogo, diferente de muitos outros disponíveis no mercado. A inovação do jogo nos cosméticos é tão chamativa que você se sente tentado a fazer compras para maximizar a aparência de seu personagem. 

Por meses me peguei jogando somente esse jogo, ou seja não diversifiquei nenhum outro, apenas um mapa e 100 jogadores em cada partida. O desafio de ser o número 1 entre 100 jogadores em um único mapa  é muito viciante.

E como dito anteriormente o jogo se inova a cada vez mais, então vamos ficar por dentro de tudo que acontece nesse universo de Fortnite?

Uma estreia de sucesso!

A data do lançamento oficial foi em 17 de junho de 2017, entrando no mercado de battle royale, um cenário novo na época. O jogo tinha uma premissa simples em seus primórdios, com elementos de construção e tiro em terceira pessoa, conquistou fãs de todas as idades logo de cara. Desbancando a concorrência da época, o jogo  se manteve no top 1 de mais jogados por muito tempo. 

Embora fosse simplista, conseguiram adotar um enredo para o jogo, mesmo diante a limitação do estilo jogado,  assim cativando mais ainda players de todo mundo. O momento em que decidiram adotar uma história para o jogo é marcado na temporada 1, afinal era o começo de tudo!

Tudo foi construído de maneira junto ao jogador, dinamizando ainda mais a experiência. As batalhas têm suas ocorrências durante a partida e cada jogador pode escolher uma skin antes de adentrar no lobby.  Ao mesmo tempo que você pode escolher sua skin do personagem, você também pode desfrutar de skins das armas enquanto joga. 

Ao passar das temporadas a desenvolvedora Epic Games conseguiu implementar com sucesso um conteúdo que se estende até nos dias atuais. Tudo começou na temporada 4, com um meteoro que caiu no mapa, dando início a uma saga que foi sendo explicada ao longo do tempo. E a cada temporada, Fortnite batia recordes de vendas em seus  cosméticos disponibilizados para os personagens dentro do jogo. 

Eventos aconteciam simultaneamente dentro dos servidores, para todos os players em partidas diferentes, cutscenes aumentavam o hype a cada atualização. Armas novas e lugares novos dentro do mapa eram atração garantida, além de fazer parte da dinâmica da história. 

As temporadas

Bem como outros jogos online, Fortnite delimita um período para cada temporada e assim dentro desse período disponibiliza itens e skins relacionados ao conteúdo. O primeiro resquício de história vem com uma ideia de circuito atemporal, onde o personagem principal está preso em um universo de batalhas. Embora seja simples a ideia, ela abre espaços para começar traços importantes para o desenvolvimento do jogo com um potencial alto alcançado com sucesso.

Enfim, um personagem dentro do jogo consegue fugir desse looping infinito de batalhas e as consequências são as mais alucinantes possíveis. Um buraco no céu se abriu por conta dessa barreira rompida, e isso implicou diretamente dentro da jogabilidade do jogo, onde os jogadores poderiam teletransportar com feixes de luz encontrados nas partidas. O cuidado para inserir esses elementos dentro do jogo seguindo a linha tênue da jogabilidade, é muito bem visto pela desenvolvedora. 

Seguindo essa ótica, as fendas desapareceram abrindo espaço para um cubo gigante energético no meio do mapa. E a cada partida esse cubo se encontrava em pontos aleatórios do mapa o que deixou a comunidade muito intrigada. Claro, o jogo surpreendeu explodindo o cubo, dando sequência em uma história ainda mais intrigante. 

Juntamente com as atualizações, um novo modelo de dimensão apareceu com essa explosão, e as especulações nos fóruns foram imensas. Tal acontecimento, abriu espaço para desenvolver outros personagens, e assim foi dentro do capítulo 1. A explosão do Cubo gigante, foi necessário para que os personagens se alinhassem dentro de um cofre para proteção  e assim fizeram. O trailer de pré-temporada mostra uma animação de como os personagens se protegeram dessa explosão.

E o fim do capítulo foi na temporada X com um trailer que indica muito bem como tudo iria continuar. Hoje já se encontra no Capítulo 2 temporada 6.

Epic Games dona do cenário

Acima de tudo,  desenvolvimento do conteúdo implica muito bem no rendimento da empresa por trás da magnífica ideia do jogo. Em 2020 um levantamento apontou que o jogo contava com 350 milhões de usuários espalhados pelos diversos servidores do mundo. A empresa Epic Games obteve um sucesso inimaginável com o jogo. Fortnite é gratuito mas conta com compras dentro do jogo onde o jogador pode optar por comprar V-bucks e assim customizar seu personagem de diferentes formas. 

Em outras palavras, a sua receita é gerada através destas transações feitas pelos usuários com o intuito de deixar o personagem bem vestido para as partidas. Quando comprei meu primeiro passe de batalha dentro do jogo, confesso ter ficado mais entusiasmado, pois queria ganhar e esbanjar meu investimento no personagem.

A princípio, a  desenvolvedora já passou por períodos onde as vacas eram magras. Mas se reergueu muito bem! Sobretudo, no final de 2018 com mais de 1 ano de lançamento do jogo o lucro líquido era de 3 bilhões de dólares feitos pela empresa, e a grande responsável por isso tudo foi o jogo Fortnite. Em 2020 o sucesso do jogo continuou, e assim a empresa SONY fez um aporte de 250 milhões para investir no jogo e os retornos sempre foram os melhores. A empresa desde o lançamento do jogo nunca fechou no vermelho, sempre superando suas receitas em termos de lucro. 

O Fortnite e o cenário NERD!

O jogo já cantou e encantou diversas vezes os usuários. Sim, isso mesmo já tivemos momentos únicos dentro dos servidores, com aparições simultâneas para o mundo inteiro. Tudo isso tem um motivo muito evidente, o cuidado de trazer um conteúdo cativante para os jogadores.

Os públicos alcançados são os mais diversos, crianças, adolescentes e adultos. O jogo feito para todas as idades, alavancou muito sua popularidade ao começar a realizar crossovers incríveis com filmes atuais de super heróis, séries de suspense e franquias do mundo geek. 

The Avengers

O evento aconteceu em dois momentos, o primeiro foi em Guerra infinita e o segundo aconteceu no lançamento do Ultimato. Ambos tinham a  presença de skins inspiradas nos super-heróis da Marvel, além de itens que acrescentavam na mecânica do jogo. 

Foi um momento muito único para os fãs da franquia da Marvel, onde ficaram mais próximos dos lançamentos dos filmes. Assim também, Fortnite foi responsável por quebrar barreiras e fornecer uma imersão ainda maior no Universo Marvel.

Ultimato-do-Fortnite
Reprodução: Epic Games

Star Wars

Você é fã de Star Wars? Essa é para você então! O jogo conseguiu trazer skins com as melhores referências possíveis desse universo geek. Tudo isso aconteceu durante o processo de lançamento do Episódio IX. 

Os usuários também podiam achar sabres de luzes durante as partidas, e era bastante desequilibrado dentro da jogabilidade. Você sabe o poder de um sabre de luz não é mesmo?

Fortnite-star-wars
Reprodução: Epic Games

Stranger Things

A série de ficção científica da Netflix também deixou sua marca no jogo, conseguindo aumentar o hype da série.  As skins trouxeram inovações nos cosméticos com o Hopper e o Demogorgon.  Na época eu não tinha V-Bucks o suficiente, mas achei incrível os personagens inseridos dentro do jogo. 

fortnite-stranger-things

DJ Marshmello 

O show virtual foi um evento marcante para o mundo dos jogos onlines, até então o cenário nunca tinha visto nada igual. A skin do DJ Marshmello ficou disponível e assim o seu som teve um engajamento ótimo.  E os diversos itens do evento tocavam a música do Dj internacional! Um experiência incrível. Tal qual outros que ocorreram posterior a esse, o inicio desse movimento de show em jogos foi graças a esse músico.

Travis Scott

Diante um cenário de pandemia, a necessidade de entregar aos fãs um entretenimento além do jogo apareceu. E assim Travis Scott fez um grande Show nomeado como Astronomical. Claro que também contou com skin exclusiva do evento. Ao passo que o show foi acontecendo as transmissões do show bateram números exorbitantes de views.

Apresentando o Evento Fortnite e Travis Scott: Astronomical
Reprodução: Epic Games

Curiosidades envolvendo o jogo!

O jogo faz sucesso em todos os sentidos e todos os holofotes já estiveram direcionados para eles mesmo em outros cenários inesperados. E quando digo isso, eu falo que as danças dentro do jogo tomaram proporções gigantescas, sendo elas exibidas em diversos locais do mundo!

Jogadores de futebol adotaram as danças do Fortnite para suas comemorações de gols, e o mais incrível é que  também isso aconteceu na final da Copa do Mundo de 2018! São muitos famosos que são fãs!

Copa do Mundo de 2018

O jogador de futebol Griezmann ao fazer um dos gols do título da França apenas na Copa do Mundo, comemorou de uma maneira inusitada fazendo referência ao seu jogo preferido! Advinha qual foi? A dança é nomeada dentro do jogo como ” Take the L” e é bastante provocativa.

Eventualmente se tornou uma dança marcante para o jogador, onde em diversos gols a comemoração se repetiu. Curiosamente, o jogo FIFA simulador de futebol ao colocar as comemorações feitas pelos jogadores não pode incluir a dança feita por Griezmann, por conta dos direitos autorais que contém a movimentação.

final-da-Copa
Reprodução: Uol Esportes

Desafio do Neymar Jr.

Assim como outros eventos populares no esporte, o futebol teve muito sucesso dentro do Fortnite e trouxe uma figura emblemática para o jogo, Neymar jr! O jogador do PSG terá sua skin e para obtê-la o jogador terá que passar por uma série de desafios. O mesmo também aconteceu com outros nomes de outros esportes, o jogador em questão atualmente vez ou outra faz stream do jogo com várias views.

Neymar-Jr.
Reprodução: Site Neymar JR

Por fim, o jogo Fortnite surpreende diversos públicos, agregando valor na experiência! Diferente de outras desenvolvedoras, conseguimos sentir uma imersão muito grande frente a tudo que envolve o título. 

Disponibilizado em diversas plataformas, o jogo ainda conta com um recurso de crossplay, onde você pode jogar com qualquer jogador em qualquer plataforma. A popularização do jogo concentrou sua energia em oferecer ótimas dinâmicas ao usuário em suas parties incríveis. 

Portanto não perca mais tempo e reúna seus amigos e confira esse jogo que faz história dentro da comunidade dos games, tenho certeza que vale a pena jogar! Deixe aqui nos comentários como é sua experiência com o jogo, afinal sua opinião também é muito importante!

É sempre um prazer estar aqui com vocês, um grande abraço e te espero no próximo texto!

 

5 2 votes
Avalie esse post
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Adoraríamos receber o seu comentário. =Dx
()
x