in

Está pensando em sair de casa? Confira algumas dicas para morar sozinho!

Sair de casa é um passo importante para entrar na vida adulta e alcançar a independência. Afinal, todas as decisões dependem de você e a sensação de liberdade é grande. Comer o que desejar, dormir a hora que quiser e fazer tudo do seu jeito pode ser atrativo.

Apesar das novas experiências, essa fase também traz desafios, já que qualquer problema que surgir deve ser solucionado por você. Então, o melhor é se preparar com algumas dicas para morar sozinho. Assim, aprende com a situação e não fica com medo dos percalços.

A seguir, separamos as principais orientações para facilitar essa nova rotina e, quem sabe, até auxiliar a trilhar o seu caminho. Confira!

Organize-se financeiramente

Por mais que haja uma rede de suporte familiar ou de amigos, é essencial poder contar com consigo e não sofrer nenhum prejuízo financeiro. Portanto, é imprescindível fazer um planejamento detalhado das suas finanças e juntar dinheiro.

Anote todos os ganhos mensais e, em seguida, os seus gastos. Ao morar sozinho, haverá novas despesas. Logo, é preciso incluí-las nessa ferramenta, a fim de ter uma noção se dá para pagar tudo.

Tenha em mente as contas básicas, como telefone, luz, internet, aluguel e taxas extras do imóvel. Assim, é possível ter um valor em vista que é acessível para pagar, na hora de procurar um apartamento ou casa.

Pense, ainda, que será fundamental comprar alimentos, por isso, as idas ao mercado também devem entrar nesse plano. Com organização e tendo tudo detalhado, é mais simples conhecer as suas possibilidades.

Faça uma lista do que é necessário comprar

Entre as principais dicas para morar sozinho, é interessante citar a importância de elaborar uma lista com o que é preciso comprar. Planeje sua mudança a longo prazo, para que seja possível comprar os itens aos poucos, sem gastar muito e sem comprometer suas finanças.

Comece pelo que é mais relevante, como fogão, geladeira e cama. Por serem caros, é interessante buscar quem esteja revendendo por um preço acessível ou, até mesmo, procurar lojas de usados.

Em seguida, pense em itens como computador ou notebook. Para quem estuda ou trabalha de casa, eles são indispensáveis. O sofá é importante para quem receberá amigos e familiares, mas também pode esperar. Já o armário é um móvel que garante a organização das roupas e deve entrar no topo da lista.

Mantenha a arrumação da casa em dia

Para que a casa funcione, é essencial que tudo esteja em seu devido lugar, organizado e limpo. Se os espaços começam a ficar bagunçados e sujos, a liberdade conquistada por ser independente se torna um problema.

Por isso, tenha um cronograma de limpeza para que os cômodos estejam sempre em ordem. Não precisa fazer uma faxina completa todos os dias, porém, semanalmente, é importante tirar o pó e trocar a roupa de cama, por exemplo.

Varrer a casa a cada dois ou três dias é uma boa forma de manter a limpeza, assim como não deixar acumular roupas sujas no cesto, lixo ou louças na pia. Esses hábitos ruins podem até mesmo atrair insetos, o que dará dor de cabeça no futuro. Portanto, cuide da sua casa diariamente. Quando tirar algo do lugar, coloque de volta. Assim, nada fica desorganizado.

Aprenda a cozinhar

Outra entre as principais dicas para morar sozinho é aprender a cozinhar. Afinal, pedir comida por aplicativo ou comer fora todos os dias é algo que pode comprometer o seu dinheiro. Não é preciso concluir um curso culinário ou saber como fazer pratos complicados. Basta cozinhar o básico e o que você gosta de comer.

Dá para aprender por vídeo e até por receitas da internet. Ainda, é possível pedir aquela ajuda a algum familiar ou amigo e entender como fazer arroz, feijão, macarrão e como cozinhar carne, frango ou peixe.

Ao descobrir o básico, use a criatividade e varie nos acompanhamentos, como batata frita, salada ou ovos.

Decidir sair de casa e ter liberdade e independência é uma fase importante da vida adulta, por isso, requer cuidado e planejamento. Com as dicas para morar sozinho, será mais fácil se organizar e encarar esse desafio como aprendizado.

E se quiser se divertir no novo lar, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

O que vc achou?

0 points
Upvote Downvote

Escrito por Gabriel Vieira

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Desenvolvedor de game: saiba mais sobre essa carreira!

Conheça aqui os 4 melhores filmes sobre viagem no tempo!