Em 2020, teremos a presença da personagem Viúva Negra — interpretada pela atriz Scarlett Johansson — novamente nos cinemas. No entanto, você sabe a origem dessa figura emblemática dos quadrinhos?

Criada por Don Rico, Don Heck e o saudoso Stan Lee, a Viúva Negra apareceu pela primeira vez nas HQs em abril de 1964. De lá para cá, diversas versões foram criadas e seu passado sempre foi alvo de muitas polêmicas e questionamentos.

Neste artigo, você conhecerá um pouco sobre a história da personagem e como ela veio a se tornar uma vingadora. Acompanhe a leitura e confira!

Qual é a origem da personagem Viúva Negra?

Apesar de a origem de Natasha Romanoff apresentar várias versões distintas, existe uma história que mostra que ela nasceu em 1928 e que, durante a Segunda Guerra Mundial, ficou órfã em um ataque das forças nazistas em Stalingrado.

Nesse fatídico ataque, sua mãe veio a falecer carbonizada em um prédio em chamas, mas antes atirou a menina da janela para que ela, pelo menos, pudesse ter melhor sorte. Coube ao soldado russo Ivan Petrovitch salvar Natasha do pior, que em um ato heroico acabou segurando-a para evitar a queda da menina.

Ivan criou a bebê como sua própria filha e, quando ela estava mais velha, levou-a até a enigmática Sala Vermelha para iniciar o projeto Viúva Negra, junto de 28 garotas órfãs, com o propósito de serem treinadas para atuarem em missões de espionagem e combate.

Todas as meninas tiveram aprimoramentos em relação ao condicionamento físico, em uma espécie de variante do soro de Supersoldado, além de experimentos no lado psíquico, nos quais as memórias foram pré-fabricadas para uma lavagem cerebral. Natasha se destacou do grupo pelas suas habilidades e adaptação aos treinamentos. Por conta disso, levou o apelido de Viúva Negra.

Em qual período ela foi vilã?

Nem sempre Natasha foi uma mulher que combatia ao lado dos mocinhos, pois, sim, ela foi uma vilã e tanto, sendo que em suas primeiras aparições nos quadrinhos já demonstrava esse lado mais cruel. A personagem Viúva Negra realizava várias missões a mando da KGB, a famosa organização secreta da extinta União Soviética e, se fosse preciso, ela matava sem pensar duas vezes.

Enquanto esteve do lado do mal, teve como principal adversário ninguém mais, ninguém menos que o Homem de Ferro, porque ela sempre tentava sabotá-lo de alguma maneira, muitas vezes com a ajuda de Clint Barton, o Gavião Arqueiro. Natasha já enfrentou também personagens como o Coisa, o Homem-Aranha, a Capitã Marvel, entre outros.

Quando ela se juntou aos Vingadores?

Em um dos planos da KGB para destruir os Vingadores, a Viúva Negra e demais vilões foram derrotados, sendo que a memória de Natasha foi recuperada da lavagem cerebral sofrida, assim como ocorreu com o Soldado Invernal. Para se redimir, a ruiva resolveu ajudar o grupo de heróis na luta contra os Filhos da Serpente, um comando racista que tinha a pretensão de dividir a América.

Aos poucos, Natasha se tornou um membro ativo dos Vingadores, desertando da organização de espionagem russa para fazer fama na S.H.I.E.L.D., um dos principais departamentos de inteligência das HQs liderado por Nick Fury. Vale ressaltar que, além dos Vingadores, Natasha fez parte de outros grandes grupos de heróis como os Vingadores Secretos, os Cavaleiros Marvel, os Vigilantes, as Libertadoras etc.

Portanto, perceba que está mais do que provado que a personagem Viúva Negra já merecia o próprio filme solo, afinal, sua origem e desenvolvimento formam um capítulo à parte na rica história de sucesso da Marvel Comics.

Gostou de saber um pouco mais sobre a vida da Viúva Negra? Então, aproveite que está por aqui e veja as personagens femininas de games mais icônicas!