Com a pandemia e a necessidade de adaptação via home office, diversas profissões vem sofrendo uma crescente valorização conforme pesquisas e sites de recursos humanos. Neste post traremos carreiras promissoras para quem esta procurando um emprego, esta na graduação ou até mesmo em transição na profissão.

Diferentemente de 2020, na qual foi marcado por inúmeras demissões desde pequenas a grandes empresas, 2021 trará algumas áreas em destaque. No setor de tecnologia por exemplo, já apresentava um crescimento contínuo, isto devido ao aumento na digitalização e novas adaptações com ferramentas para o trabalho remoto.

Conhecimentos relacionados a programação, desenvolvimento, internet das coisas, inteligência artificial e machine learning, estão sendo bastante procurados, aqueles formados em engenharia da computação, análises de sistemas e ciências da computação integram essa vasta área da TI.

Cargos na tecnologia

DPO (Data Protection Officer), Gerente de Cyber Security, Especialista em Cloud, Desenvolvedor de Games, Gerente de Data Science, Analista de Busines Intelligence – dados e automação, Desenvolvedor web (back e front) e Analista Ux & U, são algumas profissões em destaque.

Com a nova lei de proteção de dados, o DPO (Data Protection Officer) – conhecido como encarregado de dados é o profissional responsável pela segurança de dados da empresa, além disso terá um papel de extrema importância de acordo com a Lei. Dispõe o artigo 5º, VIII: considera-se encarregado: pessoa indicada pelo controlador e operador para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD); 

O Gerente de Cyber Security é responsável por liderar toda a estrutura de segurança de informação, tendo como principal foco áreas de riscos, governança e segurança cibernética. O Especialista em Cloud apoiam as companhias nas operações remotas de forma a garantir o bom funcionamento dos sistemas.

Com o foco a análise de dados e tomada de decisões operacionais, o Gerente de Data Science são os profissionais responsáveis pelas estratégias de dados dentro da companhia. Já o Analista de Busines Intelligence, também atuam com dados, porém são voltados ás áreas de negócios das empresas, sendo responsáveis por extrair, armazenar e analisar os dados.

O Analista de UX & U, é o profissional responsável por identificar problemas de usabilidade de interfaces, além de otimizar e facilitar a experiência do usuário.

Profissões para 2021
Imagem: Freepik

Na área de finanças

Em 2020 os desafios enfrentados na área de finanças não foram nada fáceis e em 2021 ainda será necessário uma atenção neste setor. O profissional deverá ter mais cautela, uma vez que ainda terão cortes de custos, geração de receitas, entre outros.

O Business Controller esta voltado para a área do negócio, atua como um consultor, ele é capaz de identificar lacunas e definir processos na empresa, com o foco sempre na economia dos custos e cortes de gastos, sua meta é o lucro da empresa.

Outro cargo promissor é o Gerente Fiscal, responsável pelos cálculos de impostos (ICMS, IPI e ISS), escrituração fiscal e demais obrigações do gênero como auditorias, elaboração de declaração do Imposto de Renda, entre outros.

Na área de Recursos Humanos

Duas profissões que estarão em alta no setor de Recursos Humanos serão o de Especialista em aquisição de Talentos e o de Gerente de Recursos Humanos. O primeiro cargo é aquele que irá atuar de forma mais estratégica como foco no recrutamento e inclusão de programas de treinee. Já o segundo é aquele que irá planejar estratégias para o recrutamento de seleção e fará planos de cargos e salários.

A alta desta profissão em 2021 é resultante de uma nova estruturação em empresas como foco em equipes reduzidas. Com as mudanças no mercado de trabalho teremos grandes oportunidades, com colaboradores mais motivados e empresas dispostas a cuidar destes talentos.

Na área da Saúde

Com a pandemia não era de se esperar um aumento na procura por profissionais da área. A Enfermagem Assistencial e o Médico Hospitalar foram e ainda serão as profissões com maiores índices de buscas no mercado. O Gerente de Assuntos Regulatórios é outra carreira em destaque, ele é responsável pelo gerenciamento e cumprimento de normas técnicas da ANVISA.

Na área comercial e marketing

Com empresas trabalhando em home office e com o aumento de lojas físicas que partiram para o e-commerce, cargos como Analista de Customer Service estão em alta. Com o foco em resolver questões de agendamentos, pedidos, prazos e até mesmo entrega, este cargo é primordial para um bom relacionamento com os clientes.

Já no que se refere a vendas, os Consultores Comerciais serão requisitados com o propósito de acelerarem as vendas e prospectar novos clientes. O Analista em Compras também terá um grande papel, isto porque com a pandemia muitas importações ou negociações sofreram impactos, gerando assim maiores preços de produtos. Ele será responsável pela prospecção e cotações no mercado.

Para finalizar nossa listinha das profissões para 2021, trouxemos o profissional do Marketing, nos últimos anos a comunicação social vem sofrendo grandes transformações, o marketing digital vem se expandindo de forma acelerada e contínua. Tal expansão esta relacionada aos avanços da tecnologia e a forma de consumo da população, sendo necessário cada vez mais incentivos no ambiente virtual.

Cargos como: Gestor de mídias sociais, Analista de conteúdo, Gerente de performance, Gestor de marketing para e-commerce e Gestor de inovação continuarão em constante crescimento.

Profissões para 2021 - Marketing
Imagem: Freepik

Estas foram apenas algumas das profissões mais promissoras para 2021, o que achou desta singela lista que trouxemos, hein? Quer ficar por dentro de todas as novidades que colocamos no blog? 🧐 Então, aproveite e se inscreva em nossa newsletter para ter tudo em primeira mão!