Você gosta de um jogo online? Já pensou em ser pro player de videogame? Tudo isso acontece dentro de jogos online que vem proporcionando muitas premiações altíssimas nesse novo modelo de esporte. Primeiramente queria dizer que já revelei por aqui meu apreço grande por videogame, amante de jogos mas além disso gosto de esportes. Desde já garanto muita emoção, quando envolve um cenário competitivo e se mistura os dois, a sensação é indescritível.

Muitos jogos apresentam modalidades competitivas, onde o desafio e qualidade dos jogadores tende a ser alta. Nesse sentido, você se esforça para buscar melhorias e conquistar altos níveis de gameplay. Posso citar vários jogos que trazem esse movimento competitivo para melhorar a dinâmica de seus jogos e conquistar mais jogadores para sua comunidade. 

Já jogou vôlei com os amigos? Você disputou aquele campeonato de futebol com os conhecidos da empresa? Agora pensa, por que não fazer com que um jogo online reunisse todos os elementos para um cenário esportivo?

Minha primeira competição…

Eu gosto muito de competir e cada vez mais superar obstáculos, assim quando participei da minha primeira competição de E-Sports, foi algo que nunca irei esquecer.

Vice Campeão E-sport UFU 2018

Nunca tinha pensado que fosse possível liberar hormônios de adrenalina nesses níveis jogando videogame. Depois que surgiu a      primeira oportunidade de jogar FIFA nas Olímpiadas

Universitárias da UFU, não consegui mais olhar os jogos da mesma forma, surpreendente!

Ao passo que era uma modalidade nova inserida nas Olímpiadas, eu representei meu curso, nunca tinha jogado de forma competitiva! Além disso a estrutura dos jogos, com telão e torcida vendo tudo acontecer, era maravilhoso! A vibração de cada lance certo, meu Deus! Sempre que havia um gol, a vibração da torcida liberava uma tonelada de hormônios me anestesiando. 

Nesse meio tempo, cheguei na final do campeonato, derrotando vários adversários e sem saber muito o que estava acontecendo. Durante a  final não posso dizer que foi o meu melhor jogo, perdi! Mas o que essa modalidade pôde me proporcionar 3 anos depois ainda não consigo descrever. 

Enfim, hoje quero trazer alguns jogos que apresentam um modo competitivo e de quebra vamos falar do cenário e suas premiações:

FIFA (Ea Sports)

Afinal, não poderia começar essa lista sem falar do jogo que me proporcionou um mix de sentimentos. Por muitos anos eu tenho jogado esse jogo, e todo ano ao se renovar em seus lançamentos acabo adquirindo as versões mais recentes para me manter atualizado no cenário. FIFA é análogo a um jogo de futebol, porém de versão eletrônica. Em outras palavras, um simulador de esporte que conquistou uma fanbase entre tapas e beijos. De maneira idêntica ao esporte, apresenta características e mecânicas únicas. 

Ao contrário do que se pensa, FIFA apresenta diversas vertentes e estilos de jogos, para agradar a todos. O cenário competitivo desse jogo para os jogadores fãs da franquia, começa aos fins de semana. Todos os finais de semana, constantemente, os jogos ocorrem simultaneamente dentro das diversas plataformas que o jogo é disponibilizado. Existem aquelas vantagens pagas dentro do jogo que infelizmente não agradam muito a fanbase e deixa muitas vezes desbalanceado.

São 30 jogos durante o final de semana, com o nome de Weekend League. O player tem seu time montado para as partidas, selecionando a dedo e com calma os jogadores. Infelizmente, desde que comecei a jogar, não me lembro de uma versão que não apresentou bugs, desagradando pro players e a própria comunidade que usa o jogo para distração. Vários Clubes já entraram na competição contratando jogadores para a composição de seus times e representação durante o E-sport.  A última premiação da competição teve premiação de cerca de U$100 mil, uma bolada!

FIFA

Imagem: ea.com

League Of Legends

Quem aí nunca ouviu falar sobre o LOLzinho da galera? Uma fanbase indescritível, conquistando números assustadores durante os anos, caiu muito no gosto da galera! Sua desenvolvedora Riot Games, após este sucesso abriu as portas para outros títulos. Enquanto alguns pensam que jogar é perda de tempo, tem premiações de valores absurdos no cenário. O jogo tem a premissa complexa porém quando se pega pra entender o jogo, tudo flui. Um mapa, duas equipes com cinco jogadores cada, e um objetivo em comum, destruir o nexus (uma espécie de fonte de energia)  do inimigo. O jogo que segue no estilo de MOBA, premiou os campeões do mundial de 2019 cerca de U$ 2,25 milhões. 

Vários times no Brasil fazem sucesso dentro do jogo, torcedores que param para ver os jogos e fazer sua torcida. Alguns times conhecidos internacionalmente: INTZ, KABUM GAME, FLAMENGO e entre outros que são ótimos. Um dia adoraria voltar a jogar para desestressar ou me estressar mais ainda e você? 

A composição da dinâmica compões em leveis, cada partida te dá uma quantidade de experiência necessária para jogar modalidades mais disputadas. Um rankeamento vai acontecendo de acordo com a quantidade de vitórias e derrotas que o jogador eventualmente vai conquistando. Mas prepare o psicológico, jogar jogos on-line muitas vezes como resultado pode ser bem estressante!

CBLOL

Imagem: CBLOL 2021: 1ª Fase de Pontos – INTZ x VORAX (2º Turno)

DOTA 2

Um clássico que tive o prazer de jogar sua primeira versão na lanhouse, atualmente o jogo segue com seus jogadores fiéis e um público bem alto. Estamos falando de muitos anos nesse mercado de jogos, a Blizzard sua desenvolvedora já lucrou milhões com esse clássico. Do mesmo modo em que League of Legends segue a premissa do MOBA, Dota tem uma dinâmica muito semelhante em diversos aspectos. Sua composição conta com diversos personagens que desempenham vários papéis durante o jogo, com muita magia e boas lutas.

Atualmente a estratégia do jogo demanda muita atenção em partidas que podem chegar em até uma hora de duração. Um jogo considerado por muitos um dos pioneiros do movimento, ele bate recordes em premiações com seu cenário do E-Sports. Vários times em uma competição mundial em busca do caneco e mais U$ 30 milhões batendo o recorde de premiação dentro do movimento do esporte.

Por fim, sabemos que os Times brasileiros são conhecidos por muitos, frequentemente os jogos são transmitidos em plataformas de Streaming como a Twitch. Além de jogadores profissionais, o jogo é uma boa escolha para quem deseja reunir os amigos no chat e passar raiva, do contrário nem tente.

FORTNITE

Uma febre entre a comunidade jovem, sobretudo por apresentar ilustrações chamativas e uma modalidade de jogo recente no mundo dos jogos online. Fortnite se enquadra no estilo Battle Royale, uma espécie de resta um. Além disso, te proporciona uma jogabilidade em grupo, na qual você e seus amigos caem no mapa e saem atirando em busca da melhor colocação do grupo.

Ao passo que ia cativando o público, houve diversas parcerias entre o jogo e realidade externa, com crossovers e temáticas incríveis. Primeiramente, eu acho que souberam muito bem administrar a potência que tinham em mãos, pois souberam agregar valor a todo conteúdo atualizado. Em seguida sua jogabilidade e a opção Cross Platform ampliou muito a interação entre os jogadores de diferentes plataformas. Ao passo que ocorria a unificação dos jogadores, o jogo ia se atualizando a cada patch em um gênero que é dominado por eles até hoje.

Seu modo competitivo demorou a surgir, porém trouxe vários campeonatos com boas premiações. Vários jogadores profissionais buscando sua Vitória Royale e também o prêmio que pode chegar a U$ 5 milhões. Além do entretenimento, vários streamers puderam realizar campanhas peculiares, ajudando a bater recordes de audiência em diversas plataformas de streaming. Jogadores de Futebol, Basquete, Atores e Cantores realizaram diversas lutas e construções muito boas.

Até pouco tempo atrás jogava com amigos, mas o nosso tempo vai encurtando e foi mias um jogo que está para na minha biblioteca digital. Recomendo muito essa diversão e acompanhar o cenário que vem crescendo bastante.

Fortnite

Imagem: Fortnite game

Counter Strike: Global Offensive

“fire in the hole”… Às vezes me pego pensando o quanto a época em que eu vivia na lan house com os amigos era boa. E um dos primeiros jogos que reuniu muitos amigos para diversão foi CS 1.6, vários amigos me zoavam por ser bem ruim, porém a diversão na madrugada era sensacional.

Um jogo onde o competitivo é muito forte, torneios são bem disputados e o Brasil apresentando bons jogadores para o jogo. O gênero FPS de tiro é reconhecido por vários bordões famosos e suas armas especiais.  Em síntese, existem dois times, os terroristas e os policiais, um planta a bomba e o outro desarma. O objetivo dos terroristas é fazer com que a bomba exploda nas zonas indicadas, por outro lado os policiais precisam desarmá-la.

O sucesso é gigantesco, onde o jogador e astro de futebol Neymar posta com frequência em suas redes sociais jogando CS: GO. O cenário esportivo do game pode bater grandes números de espectadores e também melhores ainda se referindo a premiação.  Já tivemos, por exemplo, premiação chegando em 800 mil reais em circuitos no Brasil, o que mostra a valorização do jogo. 

Counter-Strike

Counter Strike: Global Offensive

A pandemia e os jogos

Sob uma ótica, a pandemia nos fez reavaliar algumas opiniões até então engessadas por muitos, sendo uma delas o fato da valorização dos games. Nesse momento, sob um ponto de vista pandêmico, sabemos da necessidade de nos resguardar em nossas casas. O que verdadeiramente ajudou muitos a se resguardar foram os jogos e seus desafios por eles proporcionados. 

Seja assistindo stream, seja jogando ou torcendo para algum time, o fato é que são essenciais e precisam de sua valorização. Durante o ano de 2020 os jogos foram responsáveis por dar 422 milhões de reais em prêmios, foram de suma importância. São diversas opções dentro desse mundo eletrônico que conhecemos, seja qual for seu estilo de jogo, juntamente com os amigos, divirta-se!

Se fossemos listar todos os jogos aqui passaríamos dias escrevendo e lendo sobre, mas e ai? Me conta qual seu jogo favorito e sua competição favorita. Deixe nos comentários o que você acha sobre E-sports. Um grande abraço e até o próximo texto.