É impressionante acompanhar o desenvolvimento da tecnologia, atentar ao meio tecnológico e observar  o quanto esse movimento agrega à ciência, é magnífico. Muitas vezes nos perguntamos até onde a ciência pode nos levar, e a resposta cada vez mais tem nos surpreendido. Seja na água, na terra ou até mesmo no ar, a tecnologia se encontra em toda parte, um movimento fluido e pluridirecional, é de arrepiar!

A exploração por muito tempo apresentou barreiras, lugares que jamais conseguiríamos visitar sem a ajuda dos aparatos tecnológicos. Existiu um momento na sociedade onde o espaço era um lugar totalmente desconhecido, florestas com dimensões e potenciais imensuráveis, paisagens inéditas e serviços improváveis. Entretanto, hoje em dia já sabemos que frente a esse movimento, tudo é possível!

De fato, eu poderia citar diversos momentos em que o percurso da história mudou advindo de inovações esplêndidas, mas hoje vamos falar de Drones. Você sabe o que é um Drone? Você sabe como é esse robô voador? Quais são suas funcionalidades?

Esse robô voador tem sido presente em diversas pesquisas, auxiliando agrônomos, biólogos, engenheiros e diversas profissões. Claro que nem tudo são flores, foi preciso muito estudo para desenvolver esses carinhas que pairam os céus. Hoje é um hobby muito interessante, e quem o pratica pilotando sabe da sensação! Se liga só no texto que produzi pra você hoje!

Como surgiram os drones?

Embora os drones estejam em alta nos últimos tempos, pouco se fala sobre a sua origem, e nada melhor que um texto da Nerd para te explicar melhor. Primeiramente, o drone nada mais é que um veículo aéreo não tripulado, o que significa que pode-se controlar de maneira remota. O drone possui um controle para fazer toda  a sua mobilidade nos ares, o irado são seus comandos  por radiofrequência, infravermelho ou coordenadas pré definidas.

À primeira vista, podemos até achar que essa tecnologia é recente, mas nos enganamos ao pensar isso! Tudo teve sua inspiração a bombas alemãs que eram do tipo V-1, com um nome popularmente conhecido como Buzz Bomb. Então seguindo essa referência o engenheiro espacial Abraham Karem criou um modelo que deu origem ao movimento tecnológico, o precursor dessas aeronaves não tripuladas. A criação ocorreu em meados dos anos 70.

Em um relato, o engenheiro conta que era preciso de uma equipe gigante para fazer com que um veículo não tripulado voasse, cerca de 30 pessoas. O primeiro modelo criado por Abraham foi batizado com o nome de Albatross, pensando em dinamizar a situação e reduzir o número de pessoas que o controlavam.

 O objetivo era desenvolver drones para missões militares, com o  intuito de vigiar o inimigo, aliás conseguiu bem desempenhar esse papel! O monitoramento de área já era feito há muito tempo atrás, claro que hoje o desenvolvimento permitiu um avanço imenso no seu papel.

A tecnologia atual!

Primeiramente, quero deixar claro que o recorte que estamos fazendo é para aqueles veículos voadores menores, com um porte pequeno. Existem diversos modelos e equipamentos com tecnologias absurdas e os tamanhos mais variáveis. A fim de aumentar sua velocidade e resistência, o material desses dispositivos é pensado para que haja uma dinâmica nos ares ao realizar seus voos. A fibra de carbono na sua composição do material do drone mantém a resistência  do aparelho, e assim apresentando seus motores com uma diversificação muito grande em sua configuração.

O modelo  mais corriqueiro é aquele com quatro motores em seus extremos, lembrando a mesma premissa de um helicóptero. Apresenta hélices nesses motores com a finalidade de manter sustentação e estabilidade durante o voo, afinal tudo é muito bem programado. Dependendo de sua funcionalidade, apresentam alguns elementos que vão suprir a necessidade do seu piloto, um exemplo são câmeras que filmam em 4K, qualidade absurda!

No drone, vamos encontrar a placa responsável por conter os sistemas de navegação,  em alguns modelos certos circuitos apresentam  a tecnologia do GPS embutida. Bem como o sistema de GPS, a placa  também apresenta  o computador recebendo as instruções de navegação, tudo muito bem codificado.

Suas múltiplas funcionalidades: 

Como eu disse anteriormente, o drone começou a ser usado durante a segunda guerra mundial, com algumas funções que poderiam ser letais. Já é sabido que o monitoramento de regiões começou logo cedo, para localizar inimigos. Hoje em dia, as funções ajudam Ongs e diversificam bastante seus papéis. Com todo esse processo tecnológico, passou a delimitar atividades para indústrias e afins, desempenhando papéis curiosos de certa forma.

Podemos destrinchar bem todo esses momentos usuais dos drones feitos por profissionais, por isso separamos também uma listinha com algumas delas:

drone-fpv

Drone FPV por Gabriel Vieira

A agricultura, mais um trabalhador do campo!

Com a finalidade de auxiliar o produtor, o drone na agricultura se modificou de uma forma fundamental, uma tecnologia se tornou um aliado muito forte. De forma que as possibilidades de acompanhamento das lavouras se expandiram,  concedendo a chance de monitorar pragas e doenças, georreferenciamento das áreas e dando suporte a gestão na agricultura e pecuária.

Quando a tecnologia é entrelaçada a funções eficientes e bem desempenhadas, o trabalho muitas vezes acaba sendo otimizado. Afinal a tecnologia vem para nos ajudar cada vez mais a fim de conquistar diversas vertentes que até então eram inalcançáveis. 

Construção civil e parques eólicos, amenizando riscos!

Igualmente a outra funcionalidade citada anteriormente, algumas indústrias aplicam esse robozinho para detectar incidentes estruturais. Desse modo, evitando colocar em risco pessoas para realizar o trabalho, com o intuito de amenizar os gastos e preservar a segurança dos trabalhadores. O modelo de drone adotado para realizar tal função, é portador de câmeras com boa qualidade e sensores com altíssimas tecnologias. Podendo observar corrosão em estruturas e superaquecimento em pontos específicos. 

Suas vantagens são as mais diversas, redução no custo do serviço, redução de acidentes de trabalho e uma melhor fluidez na continuidade do serviço. O sucesso é tão grande que é uma tendência no mercado adquirir esses objetos para agregar às indústrias.  

Meio ambiente, um amigo da natureza!

Minha parte preferida do uso de drones, mostrando  grande amigo da natureza, prestando serviços que auxiliam a fauna, flora e os animais que as compõem. Como já dito, juntamente com biólogos, o monitoramento de áreas de preservação se tornou mais flexível e de melhor acesso. Entender e localizar áreas de impactos ambientais, e assim realizar os trabalhos de recuperação, se tornaram mais eficientes com essa adesão do drone. E por fim, mas não menos importante proteção de fauna e flora selvagem, se estendem como vertentes de trabalho para o robozinho.

Tanto quanto as já citadas também temos a prevenção de desastres naturais e obtenção de licenças ambientais. Estas ferramentas, comparado ao seu potencial, apresenta um baixo custo para aqueles que irão utilizar o recurso. Sem falar que não existe impacto ambiental nenhum com o seu uso, tudo muito bem planejado pelos desenvolvedores. 

De acordo com estudos, essa ferramenta diminui o estresse de animais selvagens, podendo fazer um monitoramento muito preciso de populações. Tal qual, também permite com a adição de um sensor térmico, podendo ser de gande ajuda contra o combate da caça ilegal. O voo quando realizado em áreas geográficas definidas para estudo do impacto ambiental, promove senso de quantificação do problema ambiental da área. É um verdadeiro amigo do meio ambiente!

Fotos e vídeos, o ângulo perfeito!

O controle remoto e o drone ganhou lugar no equipamento do fotógrafo, videomaker ou qualquer um que trabalhe com edição de fotos e vídeos. A ótica de um drone é infinita, a angulação diferenciada é uma realidade que agrega bastante no serviço prestado. 

Sempre pensando nas configurações do drone, afinal ele atende diversas necessidades! As filmagens de paisagens, casamentos e outras diversas ocasiões são sempre um diferencial quando se faz uma filmagem em uma posição aérea. Hoje o portfólio é bastante rico quando adicionado imagens de drones, o currículo ganha forma, atendendo a tendência do mercado. Portanto, quando a imagem tem selecionado o dispositivo integrado do drone, é o grande amigo do profissional nesses casos. O click perfeito existe.

📌 Aqui dentro da firma temos um fanático por tecnologia que é apaixonado por drones! Se liga nesses dois vídeos feito pelo Gabriel Vieira fundador da Nerd Stickers que tem como hobby montar drones FPV.

Como montar o próprio robozinho?

“Do it yourself” é realidade nesse caso, sim, você consegue montar seu próprio drone, porém é necessário cuidados e conhecimento na área tecnológica. Assim como qualquer outro equipamento é preciso que haja o cuidado redobrado para que não se monte nada errado. Existem os itens que são fundamentais para exercer a montagem de todo equipamento.

Logo após finalizar as compras de todo o material  para a composição do seu robozinho voador, o próximo passo é realizar toda a montagem! Mais uma vez reforço que a tarefa não é algo simples!

Alguns itens são de suma importância para realizar tal feito, são eles: 

  • Estrutura física (“corpo do drone”)
  • Motores do drone
  • Hélices
  • Controladores de velocidade
  • Bateria do drone
  • Placa de distribuição do drone
  • Controlador de voo
  • Controle remoto

Pois bem, a lista não é pequena e a tarefa muito menos, mas para  o amante da tecnologia, soldar é uma conquista única. Logo após o processo, saber que dispositivo  foi você que montou deve ser algo indescritível. Dessa forma, conseguimos ver o quanto a tecnologia tem caminhado e trazendo um currículo de sucesso em todas as áreas que atuou! A contribuição para a ciência e outros diversos campos que jamais foi sonhado usar um robozinho, é lindo o movimento!

Com isso, espero que tenham gostado desta breve apresentação do drone, até porque suas finalidades são infinitas! Se você ficou interessado e quer aprender a montar seu próprio drone deixe aqui nos comentários para que possamos fazer um post ensinando o passo a passo com vídeo tutorial 😎 Espero que se encontrem bem, um abraço tecnológico para você, te espero no próximo texto!