Neste post iremos mostrar que a Nerd Stickers esta sempre inovando na qualidade do seu produto. Desde o vinil, películas para acabamento, banho UV e até nas cores especiais, tendo como principal foco atender a todas as expectativas dos nossos clientes.

Em 2020 trouxemos uma nova máquina de impressão e com ela conseguimos aumentar a velocidade da produção dos adesivos, mas não para por aí! Além disso ela é capaz de melhorar a qualidade das cores tornando-as mais fiéis ao arquivo original. A novidade é que além de possuirmos uma vasta gama de cores, também fazemos impressão em Pantone. Neste post iremos explicar direitinho como funciona o processo aqui na firma. 📌

O que é Pantone?

Talvez você não saiba, mas Pantone é uma empresa cujo objetivo é desenvolver cores, isto mesmo, por meio de sistemas codificados e organização de cores ela é capaz de criar cores para artes gráficas. Este sistema usado pela empresa é capaz de misturar diversos pigmentos para criação de cores especiais e até mesmo metalizadas. Mas este não é o único serviço que a empresa disponibiliza, ela faz consultorias e cria tendências.

A necessidade e a busca por novas tonalidades de cores fez com que a Pantone inicia-se um processo de organização de cores, mais conhecido como: Pantone Matching System ou PMS (Escola de Cores Pantone). Esse processo começou nos anos 60 e haviam cerca de 500 cores em seu catálogo.

Card skins – Nerd Stickers

Como funciona a Pantone?

Cada cor possui um código e cada código é composto por três ou quatro números e uma letra, sendo elas C (quer dizer: revestido) ou U (quer dizer: sem revestimento). Este revestimento quer dizer que o papel onde a cor vai ser impressa tem um acabamento especial … por isso a importância de ficar atendo a estes detalhes.

Este revestimento faz com que as cores fiquem com maior destaque, já que o pigmento da tinta seca sobre o revestimento e não sofre com a absorção do papel, como acontece com aquela cor que não é revestida.

Além disso, a Pantone possui duas categorias, as cores sólidas (conhecidas como cores especiais), que são a representação mais fiel da intenção da cor nas artes gráficas e as cores de processo. Essa última utiliza um número limitado de tinta por meio do CMYK, estas são usadas quando a precisão é menos crítica.

Já ouviu falar no termo: cor do ano? Pois bem, anualmente a Pantone faz uma pesquisa minuciosa sobre as tendências mundial e elege uma delas para ser a cor do ano. Este ritual teve inicio em 1999 e fez o maior sucesso com a cor do ano em 2000 – a cerulean representando o milénio com paz e tranquilidade.

Para o ano de 2021 temos uma novidade, foram eleitas duas cores, a PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e a PANTONE 13-0647 Illuminating, “representando a força e a positividade e um anseio de esperança”.

Fonte: Pantone – cor do ano 2021

Buscador de cores da Pantone

Para facilitar o trabalho de designers, a Pantone disponibiliza em seu site um recurso totalmente grátis para que seja encontrado amostras de cores ou até mesmo comprar o produto. Este recurso busca eliminar a necessidade de buscar com o cursor ao longo de uma barra de gradientes até a tonalidade desejada. Interessante não é mesmo? Veja neste link.

Como imprimir arquivos em Pantone?

Para fazer impressão em Pantone é necessário um software RIP ou um servidor Fiery, com esses dois sistemas a impressora conseguirá converter as cores com extrema precisão. O RIP é usado em impressoras de grande porte (como aqui na Nerd Stickers), já o Fiery é usado em impressoras menores.

Outra opção bem mais simples, seria o uso de softwares como o Illustrator ou Corel Draw porém o nível de precisão não será como o RIP ou Fiery.

Quer saber como converter? Abaixo fizemos o passo-a-passo para você 😉

Nerd Stickers

CONVERTENDO CMYK PARA PANTONE NO ILLUSTRATOR:

  1. Selecione o objeto em CMYK que você quer converter;
  2. Clique em “Edit” no menu superior;
  3. “Edit colors”;
  4. “Recolor with preset”;
  5. Clique em “1 color job”;
  6. Clique em “Library”;
  7. Depois “pantone+”;
  8. Clique em “Ok”, depois repita 🙂
Convertendo CMYK para Pantone no Illustrator

CONVERTENDO CMYK PARA PANTONE NO COREL DRAW (versão 2020):

  1. Selecione o objeto CMYK;
  2. Clique na caixa de cor;
  3. Paleta de documentos;
  4. Biblioteca de paletas;
  5. Clique “process”;
  6. Clique em “pantone”;
  7. Clique em “pantone+”;
  8. CMYK coated;
  9. Clique em “Ok”
Convertendo CMYK para Pantone no Corel Draw

Como funciona a Pantone dentro da Nerd Stickers?

Aqui na Nerd Stickers estamos sempre na busca de inovação para que possamos atender nossos clientes com material de primeira, e, no que se refere as tintas, não poderia ser diferente. 👊 😎 Nós fazemos impressão em diversas cores, sendo elas: ciano, magenta, amarelo, preto, light cian, light magenta, light preto, laranja, amarelo e até mesmo o branco.

Além disso, nossos equipamentos possuem Pantone Certification — Reach up to 98.2%. Isto quer dizer que, nós conseguimos atingir 98,2% da tabela Pantone e é claro que com essa gama de cores, ganhamos destaque em relação a qualidade do produto final.

Ficou claro em quais casos usamos Pantone? Quando é necessário usar cores especiais, ou seja, quando o CMYK não consegue representar … Quando temos a necessidade de cores chamativas e fluorescentes ou quando a logo de uma marca precisa manter o padrão de cor já estabelecida.

Cores Nerd Stickers

Curtiu nosso post? Fique ligado que em breve traremos mais dicas de como personalizar os seus stickers. Saiba neste post como fazer marketing com adesivos.