Empreendedor mais ousado do que este, convenhamos não há igual. Sua ousadia vai desde carros elétricos, foguetes espaciais e até a colonização de Marte, podemos dizer que Elon Musk é um dos homens mais audaciosos quando o assunto é inovação e tecnologia. Conhecido por trabalhar em diversas áreas, ele se tornou uma das pessoas mais influentes na atualidade, foi o responsável por fundar grandes empresas como Paypal, Tesla, Spacex, Starlink e Solar City. Mas afinal quem é Elon Musk?

Comparado ao Tony Stark – Homem de Ferro, Steve Jobs e Bill Gates, Musk é um empreendedor nato que esta construindo um verdadeiro império tecnológico. Nasceu em 1971 na cidade de Pretória, na África do Sul, desde a sua juventude era apaixonado pela ficção científica e tinha uma enorme capacidade em criar. Com apenas 12 anos (pasmem), ele aprendeu sozinho a programar e vendeu um jogo de computador por quinhentos dólares. No game, disponível aqui, o jogador controla uma nave espacial cujo objetivo é destruir um cargueiro alienígena (nota-se que desde pequeno, Musk já mostrava seu interesse no espaço). Antes dos dezoito, mudou-se para o Canadá e formou-se em física na Queen’s University em Kingston.

Em 1984 ele mudou-se para os Estados Unidos com o objetivo de se especializar na área da física, embora seus desejos o levaram a começar no caminho do empreendedorismo. Elon começou com uma empresa que provia e licenciava software para fornais junto com seu irmão Kimbal Musk, a Zip2, posteriormente ela foi vendida (já por um valor milionário). Logo após começou com negócio mais rentável e que o deu uma maior liberdade financeira a X.com, um banco online fundado em 1999 na qual posteriormente foi fundida com o Paypal (onde começou a ser “conhecido”).

O Paypal foi um dos primeiros conceitos sobre Banco digital na qual utilizava-se de menos burocracia envolvida, mas não para por aí, a empresa foi vendida ao Ebay em 2003 – na época 70% de todas as transações realizadas no Ebay eram por meio do próprio Paypal. Com a venda ele teve início a sua empresa de grande sucesso a SpaceX (abaixo falaremos mais sobre a empresa).

Paypal - Elon Musk

X.com e Paypal – Elon Musk

Os medos que o levaram a causas nobres

Por que Elon investe tanto em pesquisas e inovação? Porque sua maior preocupação é com o futuro da humanidade – por isto esta em busca da colonização em Marte, isto mesmo, desde 2000 ele não mede esforços para grandes projetos com o receio de um extermínio em massa. Parece loucura, mas ele esta cada vez mais próximo de seu objetivo, até 2050 ele pretende povoar o planeta com 1 milhão de terráqueos.

De acordo com ele, esta é sua prioridade número 1, por meio da Starship. Já foram realizados voos inaugurais, a SN8 destruída durante o pouso em dezembro e a SN9 a última nave a explodir durante os testes realizados no dia 02/02/2021. A nave chegou a decolar, porém a força dos motores foram diminuindo até a nave atingir altitude de 10 KM. A Starship SN10 já esta na base para os próximos testes.

Musk revela o segredo do seu sucesso

“Você deve adotar a abordagem de que esta errado. Seu objetivo é estar menos errado”, a frase de Musk em uma conferência na Noruega é um aviso e quer dizer que supor que esta errado desde o início pode ajudar a identificar problemas iminentes mais cedo. Sendo assim ele acredita na adoção de três estratégias para incentivar a sua mente:

  1. “Aproveite a oportunidade de ser melhor que o resto” – Antes de pousar sua mini estufa em Marte, foi até a Rússia comprar mísseis, com o alto custo, resolveu fabricar foguetes mais acessíveis.
  2. “Não tenha medo de críticas, procure-as” – Ele acredita que poucas ou pequenas coisas podem ser muito importantes para um negócio, geralmente familiares ou amigos não querem te dizer porque não querem te machucar.
  3. “Cerque-se dos melhores”Mesmo que não concorde com a opinião dos outros, escute-as com atenção.

SpaceX – os foguetes espaciais

Fundada em 2002 com sua própria fortuna de US$ 100 milhões – oriundas de projetos anteriores, a Space Exploration Technologies Corp., tem como principal missão transformar a história da humanidade. Localizada em Hawthorne na Califórnia, a empresa ficou conhecida em 2008 após o lançamento do Falcon 1 (nome em homenagem a Millenium Falcon, do filme Star Wars) até a órbita da Terra, já em 2010 a empresa foi a primeira a lançar um foguete, colocar em órbita e logo em seguida recuperar a nave – conhecida como Dragon. Após este feito, foi a primeira empresa privada a se acoplar na Estação Espacial Internacional em 2012.

Em 2015 a empresa obteve grande destaque quando conseguiu pousar seu foguete na vertical e se não bastasse, em 2016 foram capazes de pousar o foguete numa balsa (UAU). Após dois anos com o foguete Falcon Heavy, a SpaceX enviou um veículo tripulado por um manequim com trajes especiais na órbita do sol para que fosse realizado um teste de carga. Starman está agora a dezenas de milhas da Terra a uma velocidade que varia de 20 a 34 KM/s, espera-se que o veículo continue orbitando por milhões de anos. Para rastrear sua posição, visite: whereisroadster.com.

Starman

Starman

  • 📌 Curiosidade: Notou que não é possível ver estrelas ou satélites no vídeo? Isto porque eles estão muito escuros para que possam ser vistos pela câmera, a exposição dela está definida para o Tesla e a Terra, se fosse ajustada para mostrar as estrelas, então Starman, o Tesla e a Terra seriam apenas bolhas brancas brilhantes.

Starlink – uma rede de satélites

Criado pela Spacex e fundado pelo CEO Elon Musk, o projeto tem como objetivo oferecer uma internet de qualidade garantindo a redução dos custos para seus clientes, a empresa garante que ela irá funcionar mesmo em regiões com difícil acesso. Para que este projeto aconteça será necessário realizar o lançamento de doze mil satélites no Espaço.

De acordo com a empresa, a internet terá até 1GB por segundo e latência de 25 mil milissegundos, se comparada a nossa internet atual, a latência tem 600 milissegundos – incrível a diferença, não? (JÁ QUERO) 👩‍💻

A Starlink já funciona?

Podemos dizer que atualmente a internet esta em fases de testes e esta aceitando encomendas de clientes por meio de pré-venda. A empresa alega que começará pelos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, mas que algumas regiões terão cobertura apenas em 2022. Vamos ao que realmente nos interessa … o preço. A assinatura terá um custo de US$ 99 e o serviço será atendido conforme ordem de chegada.

A internet no Brasil

Embora ainda não tenha autorização da Anatel, a empresa já esta em busca de endereços nacionais para realização da pré-venda. O registro da empresa foi realizada em dois CNPJs, um em 18/12/2020 com o nome: Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda e o outro com o nome de Starlink Brazil Holding Ltda, registrada em 22 de outubro de 2020. Portanto acredita-se que até o final de 2021 o serviço já esteja disponível em grande parte do Brasil.

Starlink - Spacex

Imagens divulgação Starlink

Tesla Motors – os esportivos elétricos

Ao contrário do que muita gente pensa, Elon Musk não é o criador da Tesla (este nome inclusive trata-se de uma homenagem ao inventor e engenheiro elétrico Nikola Tesla). A empresa foi fundada pelos engenheiros Martin Eberhard e Marc Tarpenning em 2003 e só em 2004 que Elon se juntou à equipe para analisar os investimentos e auxiliar na área de design. Ele acertou em cheio 🤓! Hoje ele é o principal CEO da empresa, com 20,5% das ações. Nas primeiras rodadas de financiamento, series A, B e C, Musk foi um dos principais investidores, já na última participaram investidores de peso, como o fundador do Google e o ex presidente do eBay.

O primeiro carro lançado da Tesla foi o Tesla Roadster, logo em seguida vieram o Model S em 2012, o Model X em 2015 e em 2016 o Model 3. Com o lucro obtido destes carros, foi criado o Model Y em 2019 por um preço mais acessível.

Diferente das empresas tradicionais do setor automotivo, a Tesla não possui concessionárias, os seus veículos são vendidos de forma online pelo próprio site. No que se refere a economia ela varia entre cada modelo, mas atualmente, entre os carros elétricos os da Tesla são os que possuem maior autonomia, pelo menos, 400 km. O tempo de carregamento varia de acordo com o estado da bateria e o método de carregamento, mas no geral, em apenas 30 minutos consegue carregar até 80%. Ficou curioso(a) quanto a potência?

Prova de arrancada coloca Tesla Model S contra supercarros – veja o vídeo abaixo:

Em 2019 teve o lançamento de uma picape elétrica, a Cybertruck e acredite já foram mais de 535 mil pedidos. De acordo com a empresa, a picape é tão forte e resistente que é capaz de aguentar disparos de uma pistola calibre 9mm. Ela possui 3 versões com um motor, dois ou três, outra funcionalidade é sua capacidade de rebocar até 6 toneladas, sua caçamba suporte até 2.800 kilos.

Para 2021 teremos o Tesla Semi, um caminhão elétrico na qual promete ter autonomia de 1.000 km com sua capacidade de carga, que é de 36.287 kg, no final de março de 2020 a picape foi flagrada rodando no Alaska, isto porque a montadora disse que seriam realizados testes em condições extremas.

Tesla Semi

Imagem: Tesla Semi

Gigafactory – a produção das baterias

Em 2016 foi fundada na Nevada a Gigafactory, uma super fábrica de produção de baterias para os veículos em parceria com a Panasonic, com mais de 7,5 mil trabalhadores já é conhecida como a maior fábrica de lítio do mundo. Mas não para por aí, com a produção a todo vapor da Solar City, a empresa já expandiu a segunda unidade em Buffalo em NY, com 1,2 milhão de pés quadrados e com mais de 800 colaboradores na Gigafactory2.

Somente no Estado de Nova York, a empresa irá criar 5 mil empregos de energia limpa no Estado em torno de dez anos, com isto a cidade de Buffalo se tornará um grade centro de inovação sustentável. Incrível o aumento das operações e da produção nas instalações, não acha?

Fábrica Tesla em Nevada - Elon Musk

Fábrica Tesla em Nevada

Já que estamos falando dos veículos e das fábricas de baterias vamos para outro projeto no setor. Em 2016 Elon criou a The Boring Company (TBC), seria como uma subsidiária da SpaceX, já que o objetivo é criar túneis para criar avenidas com o menos custo possível, a TBC visa reduzir os congestionamentos no trânsito principalmente em Los Angeles, Chicago e Las Vegas.

Neuralink – interfaces entre pessoas e computadores

Já imaginou uma empresa capaz de criar interfaces entre pessoas e computadores, na qual poderiam receber comandos do cérebro?! Isto mesmo, ligar o cérebro a máquinas. Fundada em 2016 e com uma tecnologia de Inteligência artificial, a Neuralink poderá tratar de doenças neurológicas, tais como Alzheimer, em 2019 foram realizados testes em um macaco na qual foi capaz de controlar um computador com o cérebro. 🧠

Solar City – os painéis e baterias de energia solar

A empresa foi fundada em 2006 pelos irmãos Peter e Lyndon Rive, ambos faziam parte do Vale do Silício, mais especificamente Lyndon, tinha um propósito em tornar um mundo melhor. A ideia e o investimento de 10 milhões de dólares não poderia vir de outra pessoa, senão Elon Musk seu primo, o que o torna um cofundador. No começo a empresa entrava apenas com as vendas e a instalação, ficando a fabricação dos materiais na mão dos fornecedores. No ano seguinte a empresa já instalava cerca de 70 sistemas ao mês, somente no norte da Califórnia.

A grande dificuldade das vendas era o alto custo para o consumidor final, já que ficava em torno de 40 mil dólares. Diante da situação, Lyndon e Musk tiveram uma grande ideia, ao invés de vender as placas, eles queriam alugar uma mensalidade por um preço mais acessível. E não é que deu certo?! A empresa foi um grande sucesso! Além de atender as residências, Musk começou a atender o governo, empresas privadas e o principal deles: o carregamento de carros elétricos, BINGO!

No final de 2012, a empresa abriu seu capital custando US$ 8 por ação e apenas no primeiro dia, subiram 47%. Já em 2014 a empresa contava com mais de 70 mil clientes, enquanto que as ações chegavam a US$ 86!

A compra pela Tesla

A compra foi realizada em 2016 e o motivo era simples, Musk precisava de instaladores locais e independentes e já que a Tesla não tinha mão de obra para o serviço, de acordo com ele, as duas empresas juntas iriam “criar uma bateria da Tesla que fosse perfeitamente integrada a um produto à base de energia solar e que ainda fosse bonita”.

Elon Musk

Peter Rive, Elon Musk e Lyndon Rive

O que a empresa tem a mais como diferencial? Solar Roof é o nome dado as telhas, visualmente são iguais as telhas tradicionais, elas não apresentam nenhuma placa solar ou quaisquer outros materiais na área externa, este foi o grande diferencial da empresa, uma energia solar que são mais baratas, duráveis e resistentes.

Você já conhecia todas essas empresas? Confesso que não conhecia a Neuralink e a Solar City. Para acompanhar mais conteúdos como este, basta clicar aqui na página inicial do blog e colocar o seu e-mail 😀