Séries de ficção científica são ótimas formas de ver alguns temas de tecnologia que você estuda todo santo dia, só que aplicados em dimensões gigantescas. Por isso, é sempre muito divertido mergulhar nesses universos fantásticos cheios de computadores e equipamentos modernos.
Então, chegou a hora de acabar de vez com o seu tédio. Com essas dicas, vamos te ajudar a encontrar uma opção para passar o tempo. Prepare sua nave espacial e vamos começar a nossa jornada!
Como o gênero surgiu?
A ficção científica surgiu na literatura e foi desenvolvida por alguns autores que são reconhecidos até hoje. Naquela época, ainda no século 19, o gênero não falava de viagens no tempo ou espaciais, nem de outros elementos que ficaram comuns depois. O foco era uma veia mais gótica, sombria, que se relacionava com o horror.
A primeira obra do estilo é Frankenstein, da Mary Shelley, que provavelmente você já viu por aí em alguma versão para o cinema.
A partir daí tivemos uma longa jornada, com vários grandes autores como Júlio Verne, H.G. Wells, Arthur Clarke, Isaac Asimov, Philip K. Dick, entre outros. O estilo passou a abranger principalmente histórias com um fundo científico real ou imaginário, com viagens por outros planetas, aliens, monstros, distopias, robótica, teletransporte e habilidades paranormais.
Algo muito comum nessas obras do gênero é acompanhar o mundo e refletir o progresso científico. A década de 1960, por exemplo, foi marcada pela primeira vez que o homem pisou na Lua, mas também por 2001 — Uma Odisseia no Espaço, livro e filme que tratavam sobre a evolução humana e a conquista de outros planetas. Demais, né?
Quais as melhores séries de ficção científica para ver na Netflix?
Sabemos que você quer saber logo quais as recomendações deste artigo. Vamos a elas!
Altered Carbon
Com elementos de cyberpunk e de distopia, Altered Carbon é uma série fortemente científica e filosófica, com muita ação e reviravoltas interessantes para te deixar totalmente entretido. A história se passa em um universo futurístico, no ano de 2384, no qual as pessoas têm a opção de transferir a consciência de corpo a corpo, ou seja, burlar a morte!
No mais, a parte cyberpunk da série envolve hackers fazendo coisas extraordinárias e muito de realidade virtual, ou seja, tecnologias empolgantes em ação. Confira o trailer!
3%
3% é uma opção interessante porque é a primeira produção brasileira da Netflix. A história é uma distopia na qual um grupo de pessoas mora em um local muito pobre chamado Continente, enquanto outro conjunto vive em um lugar melhor, o Maralto.
Todo ano existe um processo, um conjunto de provas, que seleciona os mais preparados para viver na melhor parte do mundo. Veja o trailer!
Dark
Considerada por muita gente como a “Stranger Things alemã”, essa série é realmente capaz de te deixar boquiaberto. Trata-se de um sci-fi thriller que começa com o desaparecimento de duas crianças e vira uma trama complexa que envolve viagens no tempo e as complicações disso. Confira o trailer.
Star Trek: Discovery
A queridinha do mundo nerd está de volta. Dessa vez, a história se passa na espaçonave Discovery e envolve uma guerra entre a Federação dos Planetas Unidos e os famosos Klingons.
Antes que você se pergunte: é mais ou menos uma década antes dos eventos da série original. A produção, assim como a franquia original, se encaixa no gênero Space Opera. Veja o trailer.
Orphan Black
Essa série canadense de distopia lida com a ideia dos clones e como eles se encaixam no nosso mundo moderno. A trama começa com a personagem principal testemunhando um assassinato. Depois de outros eventos, ele a leva a descobrir que é parte de um experimento científico. Confira o trailer.
Com essas dicas, você já tem um conjunto de universos fascinantes para explorar. O interessante do gênero sci-fi é a sua amplitude e como até hoje as produções continuam diversas. Quem ganha é o espectador, certo?
E aí, curtiu essas dicas de séries de ficção científica? Então, confira algumas séries policiais que você não pode deixar de conhecer.