Séries de ficção científica são ótimas formas de ver alguns temas de tecnologia que você estuda todo santo dia, só que aplicados em dimensões gigantescas. Por isso, é sempre muito divertido mergulhar nesses universos fantásticos cheios de computadores e equipamentos modernos.

Então, chegou a hora de acabar de vez com o seu tédio. Com essas dicas, vamos te ajudar a encontrar uma opção para passar o tempo. Prepare sua nave espacial e vamos começar a nossa jornada!

Como o gênero surgiu?

A ficção científica surgiu na literatura e foi desenvolvida por alguns autores que são reconhecidos até hoje. Naquela época, ainda no século 19, o gênero não falava de viagens no tempo ou espaciais, nem de outros elementos que ficaram comuns depois. O foco era uma veia mais gótica, sombria, que se relacionava com o horror.

A primeira obra do estilo é Frankenstein, de Mary Shelley, que provavelmente você já viu por aí em alguma versão para o cinema.

A partir daí tivemos uma longa jornada, com vários grandes autores como Júlio Verne, H.G. Wells, Arthur Clarke, Isaac Asimov, Philip K. Dick, entre outros. O estilo passou a abranger principalmente histórias com um fundo científico real ou imaginário, com viagens por outros planetas, aliens, monstros, distopias, robótica, teletransporte e habilidades paranormais.

Algo muito comum nessas obras do gênero é acompanhar o mundo e refletir o progresso científico. A década de 1960, por exemplo, foi marcada pela primeira vez que o homem pisou na Lua, mas também por 2001 — Uma Odisseia no Espaço, livro e filme que tratavam sobre a evolução humana e a conquista de outros planetas. Demais, né?

Quais as melhores séries de ficção científica para ver?

Sabemos que você quer saber logo quais as recomendações deste artigo. Vamos a elas!

Altered Carbon

Com elementos de cyberpunk e de distopia, Altered Carbon é uma série fortemente científica e filosófica, com muita ação e reviravoltas interessantes para te deixar entretido. A história se passa em um universo futurístico, no ano de 2384, no qual as pessoas têm a opção de transferir a consciência de corpo a corpo, ou seja, burlar a morte!

No mais, a parte cyberpunk da série envolve hackers fazendo coisas extraordinárias e muito de realidade virtual, ou seja, tecnologias empolgantes em ação. Confira o trailer!

3%

3% é uma opção interessante porque é a primeira produção brasileira da Netflix. A história é uma distopia na qual um grupo de pessoas mora em um local muito pobre chamado Continente, enquanto outro conjunto vive em um lugar melhor, o Maralto.

Todo ano existe um processo, um conjunto de provas, que seleciona os mais preparados para viver na melhor parte do mundo. Veja o trailer!

Dark

Considerada por muita gente como a “Stranger Things alemã”, essa série é realmente capaz de te deixar boquiaberto. Trata-se de um sci-fi thriller que começa com o desaparecimento de duas crianças e vira uma trama complexa que envolve viagens no tempo e as complicações disso. Confira o trailer.

Star Trek: Discovery

A queridinha do mundo nerd está de volta. Dessa vez, a história se passa na espaçonave Discovery e envolve uma guerra entre a Federação dos Planetas Unidos e os famosos Klingons.

Antes que você se pergunte: é mais ou menos uma década antes dos eventos da série original. A produção, assim como a franquia original, se encaixa no gênero Space Opera. Veja o trailer.

Orphan Black

Essa série canadense de distopia lida com a ideia dos clones e como eles se encaixam no nosso mundo moderno. A trama começa com a personagem principal testemunhando um assassinato. Depois de outros eventos, é levada a descobrir que é parte de um experimento científico. Confira o trailer.

Westworld

Uma das principais opções de séries de ficção científica da atualidade é a premiada Westworld, produção do canal HBO.

Inspirada no filme de mesmo nome dos anos 70, o seriado alterna entre o ponto de vista de vários personagens em um mundo futurista onde robôs com Inteligência Artificial habitam um parque de diversões inspirado no Velho Oeste e que mais lembra um game como GTA ou Red Dead Redemption.

No entanto, enquanto o criador daquele mundo começa a pensar em uma nova narrativa para o parque, algumas das inteligências artificiais começam a desenvolver consciência. Ficou curioso? Então confira o trailer da primeira temporada!

Black Mirror

Poucas séries de ficção científica conseguem manter o nível alto de qualidade como Black Mirror, criação britânica de Charlie Brooker.

Originalmente, a série começou a ser exibida no canal Channel 4, do Reino Unido, mas depois passou a ser um seriado produzido pela Netflix.

Ao contrário de outras séries da lista, Black Mirror não conta com uma trama só. Seu formato episódico lembra um pouco Twilight Zone: cada episódio tem uma história específica. Por isso, você pode assistir em qualquer ordem.

Em comum, todos os capítulos tratam do tema da interação entre a humanidade e a tecnologia, seus vícios e como ela afeta a nossa vida. Ou melhor: como nos define. Veja o trailer de uma das temporadas!

Rick & Morty

Achou que não teria espaço para animações na nossa lista? Mas claro que tem! O desenho Rick & Morty é produzido para o bloco de animações para adultos do Cartoon Network, chamado Adult Swim.

Originalmente criado como uma paródia do filme De Volta para o Futuro, o conteúdo acabou agradando e virou série.

A história gira ao redor de Rick Sanchez, um cientista excêntrico e alcoólatra, e Morty, seu neto de 14 anos de idade.

Eventualmente eles se envolvem em viagens no tempo, multiversos e muito niilismo. Uma das características mais interessantes da série é como eles conseguem adaptar conceitos complexos em episódios curtos e de maneira bem simples. Veja um trailer!

Love, Death & Robots

Se você busca séries de ficção científica que fujam do óbvio do gênero, a Love, Death & Robots pode ser a sua pedida.

O seriado conta com 18 episódios na sua primeira temporada, todos independentes. Por isso, você pode assistir em qualquer ordem.

A única “exigência” é que eles tenham os elementos no título da série: amor, morte e robôs.

Cada episódio é produzido por um time diferente, incluindo nomes como David Fincher (Clube da Luta, Seven) e Tim Miller (Deadpool), o resultado é bem diverso. Tem um episódio para cada público. Confira o trailer!

Doctor Who

Dá para listar séries de ficção científica sem falar da mais longeva de todas? Claro que não poderíamos deixar Doctor Who de fora da nossa seleção, né?

O seriado conta a história do Doutor, um Timelord (uma raça alienígena) capaz de viajar no tempo com a sua Tardis e uma ou mais companhias humanas.

O formato da série é episódico, o que significa que cada semana é uma aventura diferente, embora haja uma “trama da temporada”, por assim dizer. Além disso, a série conta com várias encarnações diferentes do Doutor, cada uma vivida por um ator ou atriz diferente (estamos na 13ª no momento!).

Isso facilita para quem quiser começar a ver. Basta pegar um ciclo de um dos Doutores e acompanhar a trama a partir dali. Assista a um trailer!

Com essas dicas, você já tem um conjunto de universos fascinantes para explorar. O interessante do gênero sci-fi é a sua amplitude e como até hoje as produções continuam diversas. Quem ganha é o espectador, certo?

E aí, curtiu essas dicas de séries de ficção científica? Então, compartilhe o post nas suas redes sociais e marque alguns amigos para maratonarem esses seriados com você!