in

Conheça aqui os 4 melhores filmes sobre viagem no tempo!

A ficção científica aborda uma série de sonhos da humanidade que ainda não se tornaram realidade. Com o auxílio da tecnologia, é possível imaginar mundos fantásticos que, mesmo possíveis, ainda estão um tanto distantes. Um exemplo disso são os filmes sobre viagem no tempo, um dos temas mais comuns do gênero. 

Esse tipo de trama deu origem a diversos clássicos do cinema, mas também a novas produções que já são consideradas inesquecíveis. Para embarcar em uma viagem nesse universo fascinante, não deixe de acompanhar os tópicos a seguir. Boa leitura!

Filmes sobre viagem no tempo

A viagem no tempo é um desejo antigo do ser humano e, por isso, se tornou um tema interessante a ser explorado na sétima arte. Geralmente, são filmes mais densos e complexos, com inúmeras possibilidades por conta da manipulação temporal. 

Uma das principais influências desses roteiros é uma obra clássica do H. G. Wells, chamada intuitivamente de “Máquina do Tempo”. Nele, o escritor já explorava essa narrativa em 1895, inclusive, tratando do mistério dos destinos possíveis para a humanidade em casos de viagens.

O primeiro filme conhecido sobre isso é a adaptação do livro “Um ianque na corte do Rei Artur”, de Mark Twain, que foi lançado em 1921. A seguir, veremos quais são os melhores filmes que tratam do tema. 

1. De Volta para o Futuro

“De Volta para o Futuro” é uma trilogia que começou nos anos 80, foi dirigida por Robert Zemeckis e estrelada por Michael J. Fox e Christopher Lloyd. Os três filmes abordam viagens no tempo e o risco de alterar eventos que já aconteceram, com muito humor e um bom toque de aventura.

Os roteiros também apresentam um certo senso de que tudo na história da humanidade é cíclico, ou seja, acontecimentos do passado voltam a acontecer no futuro e os eventos apenas são diferentes por conta das pessoas distintas. Isso também é uma ideia comum em outras obras sobre esse tema que estamos discutindo.

O primeiro filme foi lançado em 1985, a continuação, em 1989 e a terceira parte, em 1990. A trilogia é considerada até hoje uma das obras-primas da ficção científica. 

2. Donnie Darko

Com um perfil mais psicológico e um pouco de horror, “Donnie Darko” (2001) é um pouco mais científico, complexo e misterioso do que “De Volta para o Futuro”. É um filme que precisa de várias teorias a fim de ser completamente compreendido, mas que compensa por ser uma experiência diferenciada. 

3. Efeito Borboleta

Outro dos mais novos, “Efeito Borboleta” (2004) é baseado na ideia de alterar o passado de propósito para melhorar a vida no presente. Contudo, como é comum nesse tipo de história, a jornada do protagonista rumo a esse objetivo gera uma série de consequências inesperadas para ele, seus amigos, familiares e colegas.

4. Interestelar

“Interestelar” é o filme mais recente da nossa lista, de 2014, e aborda o tema sob uma perspectiva fortemente científica. Traz astronautas em uma missão espacial e acaba sendo uma das obras mais interessantes acerca da nossa percepção sobre tempo e sobre como a nossa vida é determinada por isso.

Um dos destaques dele é a forma como aborda o tempo relativo: percebido de uma maneira por umas pessoas, enquanto é percebido de forma completamente diferente por outras.

Existem também diversas séries atuais que tratam desse tema, como “Doctor Who”, que é protagonizada por um alienígena que viaja para locais diferentes em eras distintas a cada episódio, e “Dark”, uma série alemã que apresenta viagens por meio de portais. 

Filmes sobre viagem no tempo são uma ótima forma de garantir o entretenimento por conta de suas narrativas fascinantes e complexas. Depois de assistir a obras como essas, o espectador tem muita coisa para analisar e descobrir, ou seja, a diversão não acaba com os créditos no final!

Agora que você já sabe algumas dicas legais do que assistir, compartilhe este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!

O que vc achou?

0 points
Upvote Downvote

Escrito por Gabriel Vieira

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Está pensando em sair de casa? Confira algumas dicas para morar sozinho!

Saiba o que esperar do novo filme do Batman