A era clássica dos videogames, ainda nos fliperamas, deixou uma herança muito boa aos gamers de hoje: os jogos de luta. Afinal, quem não tem alguma lembrança boa de passar horas sentado no sofá ao lado dos amigos disputando uma partida de Street Fighter, Mortal Kombat ou outros grandes títulos?

Se você gosta do gênero e quer reviver esses momentos, continue a leitura deste texto até o fim para conhecer os 5 melhores jogos de luta da atualidade.

1. Tekken 7

Esse título, lançado em 2016 no ocidente, é a renovação de uma franquia muito amada por todos os gamers que gostam de personagens baseados em artes marciais reais. King, Xiaoyu, Hwoarang, Eddy Gordo, Jin Kazama, Paul, Law e muitos outros ícones da série voltam redesenhados para que você faça aquele combo de 10 hits que leva a vida toda do seu oponente e o faz querer jogar o controle na parede — não estamos brincando.

Disponível para o PlayStation 4, Xbox One, PC e Arcade, Tekken ainda arrasta legiões para os campeonatos mundiais, principalmente o gigantesco EVO, e mantém a posição de ser um dos melhores jogos de luta já feitos até hoje. Certamente ele não pode faltar na sua biblioteca.

2. Injustice 2

Depois do sucesso do primeiro jogo de luta com os heróis e vilões da DC Comics, a NetherRealm Studios resolveu investir em mais um título, lançando, em 2017, o tão aguardado Injustice 2. O game que conta com gráficos inacreditavelmente bonitos, traz 38 personagens — incluindo os que vêm por meio de DLC — icônicos do universo dos quadrinhos.

Nada se compara à possibilidade de ver combates titânicos entre as entidades que a DC Comics criou ao longo dos anos. Atrocitus, Lanterna Verde, Flash, Grodd, Adão Negro, Superman, Monstro do Pântano, Sub-Zero e até as Tartarugas Ninjas estão disponíveis no título. Você pode jogar Injustice 2 no PC, Xbox One, PS4, iOs e Android.

3. Mortal Kombat 11

Dizer que Injustice 2 e Mortal Kombat 11 são jogos irmãos não é nada exagerado. Afinal, a NetherRealm Studios é responsável pelo desenvolvimento de ambos os títulos e podemos ver características idênticas nos dois. Dito isso, é preciso deixar claro que essas semelhanças não fazem nenhum mal ao game, pelo contrário.

Mortal Kombat 11 — disponível para PC, PS4, Xbox One e Nintendo Switch — é, sem dúvidas, um dos melhores e mais bonitos jogos de 2019 por diversos motivos. Primeiramente, a fluidez dos combos e a possibilidade de recompensar jogadores mais habilidosos, mas sem punir os novatos, permitiu que todos se divirtam com o game. Se a sua pegada é brutalidade e nostalgia, pode ir sem medo.

4. Soul Calibur VI

Soul Calibur está para Tekken assim como Injustice está para Mortal Kombat, mas, mais uma vez, isso é um elogio. Com a mesma essência do seu irmão mais velho, essa série traz personagens e combos um pouco mais realistas — um pouco mesmo — e seu combate está voltado para estilos de luta com armas clássicas. Espadas, nunchakus, bastões, machados e outros itens ditam os movimentos e técnicas de cada combatente.

O ponto-chave nessa franquia, além da possibilidade de encerrar o combate instantaneamente arremessando o oponente para fora da arena, é a criação de um personagem do zero, com todos os acessórios e estilos que você quiser. Se você tem um PS4, Xbox One ou um PC gamer, vale a pena conferir esse título.

5. Super Smash Bros. Ultimate

Nada mais justo do que encerrar esta lista com o ápice de uma franquia clássica e amplamente amada em todo o planeta: Super Smash Bros. Ultimate reúne mais de 100 mapas e quase 80 personagens de diversos outros games.

Você não leu errado, são dezenas de lutadores que variam muito entre si. Podemos encontrar desde Mario, Luigi e Bowser, passando por clássicos da Nintendo, como Link, Mewtwo, Samus e Treinador Pokémon, até o cachorro de Duck Hunt e o Treinador do Wii Fit — isso sem falar nas variações de cores e roupas. Exclusivo do Nintendo Switch, esse jogo é mais leve e descontraído, mas não pode faltar na sua coleção.

Agora você já está mais bem preparado para reviver os bons tempos de sofá com seus amigos e descer-lhes a porrada com os melhores jogos de luta. Porém, não se esqueça de treinar bastante antes de convidá-los, para não passar aperto com os apelões.

Gostou de saber mais sobre os melhores jogos de luta? Aproveite o sentimento de nostalgia e conheça também a nossa lista com os melhores jogos de GBA.