Quem lê quadrinhos sabe que grande parte das melhores histórias só alcançaram esse status porque apresentaram ou reformularam os grandes vilões que conhecemos hoje. Os antagonistas geralmente são responsáveis por guiar toda a jornada dos heróis, portanto, conhecer mais sobre eles é obrigação de todo geek.

Então, se você quer saber mais sobre esse universo repleto de bons personagens, não deixe de ler este post e aprender mais sobre os 4 maiores vilões da Marvel.

1. Loki

Criado em 1962 pela dupla Stan Lee e Jack Kirby, Loki Laufeyson dispensa apresentações. Isso se deve em grande parte por causa do sucesso do personagem graças ao carismático ator Tom Hiddleston no MCU (Marvel Cinematic Universe). Porém, não dá pra fazer uma lista com os maiores vilões da Marvel sem citar esse icônico personagem.

Loki, que é mais um anti-herói do que vilão, foi o responsável por unificar os Vingadores pela primeira vez lá na década de 60. O deus da trapaça nórdico se fez presente em grandes arcos desde que surgiu, como a marcante Guerra Civil, além de dezenas de histórias do seu irmão adotivo Thor, do Surfista Prateado e até dos X-Men. Não precisa dizer que todo mundo que colabora com seus planos paga caro por isso, né?

2. Ultron

A inteligência artificial desenvolvida por Tony Stark nos cinemas na verdade foi trazida à vida por Henry Pym em julho de 1968.

Além da sua onipresença digital por meio da internet, de seu corpo de adamantium — nome utilizado pela primeira vez para descrever o corpo do automata, inclusive — e o acesso às tecnologias militares de último nível, Ultron também tem o kit básico de superforça, velocidade sobre-humana e voo supersônico.

Criador do Visão e da Jocasta, versão feminina de Ultron, ele participou de várias histórias importantíssimas para o universo dos quadrinhos da Marvel, como Guerras Secretas e, claro, a Era de Ultron. Seu objetivo maior é o extermínio de toda a vida orgânica, corrigindo as eventuais falhas trazidas por ela.

3. Magneto

Às vezes, a pior característica de um vilão é se considerar um herói. É assim que Erik Lensherr, o Magneto, se enxerga. Seu surgimento se dá junto ao dos X-Men, mais uma vez pelas mãos de Jack Kirby e Stan Lee, em 1963, na “era de prata” dos quadrinhos. Com a habilidade de controlar metal e energia magnética a níveis moleculares, não foram poucos os problemas causados por ele em todas as suas centenas de histórias clássicas.

Seus anos de vivência no campo de concentração de Auschwitz e outros episódios violentos realizados por humanos nutriram o ódio de Erik. Embora tenha sido aliado de Charles Xavier, ele tem uma visão muito particular e tirânica sobre o futuro dos mutantes. Magneto acredita plenamente na supremacia dos que têm o Gene X e não mede esforços para que a humanidade reconheça sua inferioridade.

4. Thanos

Filho do poderosíssimo Mentor, o Titã Louco já é muito famoso a essa altura, ainda mais com o hype infinito para o fechamento do seu arco nos cinemas. Mas vale ressaltar que a história do gigante roxo traz alguns detalhes que não foram descritos nas telonas, como a paixão pela entidade da Morte, uma de suas principais motivações para conquistar o tão sonhado genocídio universal.

Thanos aposta nos poderes das seis joias do infinito para completar seu plano. Porém, mesmo sem as gemas, ele ainda é capaz de enfrentar heróis como Hulk e Thor sem precisar se esforçar muito. Sua saga mais famosa é a Manopla do Infinito, mas vale a pena ler Thanos vs. Mephisto, Aniquilação e Guerra Infinita para saber mais sobre um dos maiores vilões da Marvel.

É impossível fazer esta lista sem dizer que muitos dos antagonistas da Marvel têm suas versões no universo da DC Comics. Thanos, por exemplo, tem um visual e ambições parecidas com as de Darkseid e sua equação antivida. Ultron, por sua vez, está bem próximo de Braniac. Sendo assim, vale a pena ler o que você mais gostar das duas editoras e ficar por dentro de tudo o que rola nas páginas das HQs.

Curtiu saber tudo sobre os maiores vilões da Marvel? Então, segue a gente no Facebook, Twitter e Instagram!