Bloqueio criativo: NOT TODAY! Aprenda como estimular sua criatividade!

bloqueio-criativo

Olá terráqueos 👽🖖🏼 Como estão? Espero que esteja tudo ok por aí! \o/ Aqui quem fala é a Duda, sou Custumer Success aqui na Nerd. Alguns de vocês já devem me conhecer, estou sempre ON nas nossas plataformas de atendimento. Cuido da parte de relacionamento de clientes, então isso me deixa bem pertinho de vocês, quando estiverem com dúvidas ou quiserem bater um papo, é só chamar!

Atualmente sou estudante de Produção Publicitária pela Universidade de Uberaba, gosto muito da área de comunicação e marketing. Amante da psicologia, criadora profissional de figurinhas do WhatsApp e apreciadora de memes de baixa qualidade. Degustadora de bebidas sofisticadas com qualidade duvidosa, também conhecida como “coquinha gelada”. Sem mais enrolações, amigos. Vamos ao conteúdo topíssimo que preparei pra vocês com muito carinho.💙

Neste meu primeiro post, trouxe um assunto que vem sendo comentado neste período que estamos vivendo com a rotina da quarentena, já que tivemos que nos reinventar para se adaptar a esse novo “normal”. Iremos falar dele, o vilão dos “jobs”, o pior pesadelo dos criadores de conteúdo, estudantes temem a sua chegada… Já sabe quem é?

O terrível “BLOQUEIO CRIATIVO” ☠️

Fala sério, quem nunca teve aquele momento em que mais precisava usar sua criatividade e ela te deixou na mão? É terrível quando isso acontece!  Ela simplesmente some, tira uma folga sem avisar. Cansada de passar por esses perrengues, tive que desenvolver o manual com dicas infalíveis para criatividade, ou como eu carinhosamente apelidei de “DIPC”.

Na verdade, são um conjunto de dicas que reuni utilizando o Sr. Google, livros e entrevistei pessoas que pertence a espécie que mais cresce no mundo, os “U. N . I . V . E . R . S . I . T . A . R . I . O . S “. Mas antes, vamos entender e identificar o que é o bloqueio criativo e suas causas. Bloqueio criativo nada mais é que a perda temporária da habilidade para realizar atividades que envolve a produção de um conteúdo. Pode acontecer por falta de inspiração e criatividade o que pode gerar estresse e frustração.

Aqui vai algumas causas:

  •  Excesso de trabalho

O excesso de trabalho demanda muito esforço, não necessariamente físico, na maioria dos casos o principal problema é o cansaço mental. Lá vai um exemplo claro que podemos usar: Aquele seu professor biruta passou um baita trabalho pra ser entregue pra ontem, será necessário muito esforço e criatividade pra tirar um 10. Você vai passar um bom tempo tentando realizar essa tarefa em um curto prazo, o que vai sobrecarregar sua mente, pois ela irá tentar fazer muita coisa em pouco tempo, com isso faltará espaço pra pensar em ideias boas e produzir um bom conteúdo. Muito trabalho + prazo curto = bloqueio criativo. 🚫

  •  Cansaço físico e mental 

Funciona no mesmo raciocínio do excesso de trabalho. Se o seu corpo está indisposto, sem energia, ele não será capaz de ter forças pra trabalhar a criatividade, é aí que o vilão aparece novamente pra empacar aquele seu job.

  •  Perfeccionismo 

Duda, meu maior defeito é ser perfeccionista, isso pode desencadear bloqueios criativos? Pode sim! O perfeccionismo pode ser um aliado em determinadas situações, mas neste caso você sairá em desvantagem. Pessoas com essa característica enfrentam bloqueio criativo pois estão esperando na maioria das vezes ter uma ideia perfeita logo de início. Se esse é o seu caso, eu preciso te alertar: raramente se tem boas ideias de primeira. E está tudo bem! Geralmente, você começa com algo mais abstrato e vai refinando com o tempo.

  •  Falta de conhecimento

Você não precisa ser uma enciclopédia ambulante e dominar todos os assuntos, mas é importante estudar sobre o conteúdo que você irá criar pois a falta de clareza no tema poderá te levar a um loop infinito de bloqueios.

  •  Estresse 

Na minha opinião, o estresse é o que mais desencadeia bloqueios criativos 😡 Já da pra imaginar que uma mente estressada é uma mente fora da capacidade de ter boas inspirações né? Então use como um mantra as palavras “keep calm” ou trazendo para o nosso querido português “fique calmo” e evite o desgaste mental.

Faz sentido pra você? Eu sei que pode parecer besteira, mas essas  informações são baseadas em estudos, então de fato precisamos entender as razões que causam esses bloqueios para conseguirmos lidar de forma mais saudável com essas situações.

“Eu quero a poção mágica para sempre ter ideias e nunca mais ter bloqueio criativo” 🧪

Essa eu vou ficar te devendo, mas posso te dar algumas dicas que podem ajudar você a ter mais inspirações. Lembra que falei do DIPC, né? Pega o caderninho e já anota aí! 📝

bloqueio-criativo
Imagem: unsplash

TOP 10 DICAS PRA VC DEITAR O BLOQUEIO CRIATIVO NO SOCO. 👊🏼

to zuando, nada de agressão!  Keep calm forever.

1 – Obvio demais pra ser verdade

As ideias vão vir do nada… É isso mesmo! É tão obvio que chega a ser engraçado. As ideias aparecem durante o dia, e isso é mega normal, afinal nossos pensamentos não param por um segundo, vez ou outra vai surgir coisa boa aí, então tenha sempre um caderninho pra anotar.

2 – De olho nas notícias

Você não precisa saber de tudo que está rolando no mundo, mas é importante que esteja atento as notícias, você pode gerar um conteúdo de valor com assuntos que estão em alta, isso pode render bastante ideia boa.

3 – Jogue videogame

USE COM MODERAÇÃO! Não quero saber de ninguém passando a madrugada jogando e usando argumentos que é pra estimular a criatividade hein! Mas a real é que foi comprovado cientificamente que ao desviar sua atenção para um jogo, você consegue ser mais criativo. Essa dica te interessou né?! Vou deixar aqui o link do artigo falando mais sobre esse estudo, cola lá depois pra dar uma espiada.

4 – S.O.S

Peça ajuda se necessário, seja para amigos, familiares, a galera do trampo ou vizinhos, o importante é não passar sufoco sozinho. As vezes em uma  conversa ou outra, você vai ter ideias que se estivesse sozinho, não teria. Então aproveite o networking e mantenha contatos.

5 – Estude enquanto eles dormem

Eu sei que parece clichê, mas a verdade é que estudar é preciso, assista palestras, cursos, leia pesquisas e livros. Eu tenho certeza que você vai ter muitas inspirações quando fizer isto.

6 – Momento relex

Você só pode ter novas inspirações se o seu corpo estiver descansado e pronto para trabalhar a mente e gerar ideias. Então faça um favor pra você mesmo, relaaaaxe e durma pelo menos 7 horas por noite. “Aaaah mas eu durmo 3 horas por noite e estou super bem” 🧟‍♂️ Pessoas que dizem isso tem 98% de chances de ser um zumbi, de acordo com pesquisas feitas por mim.

7- Horário de ouro

Essa dica é top e vai te ajudar muito. Cada um de nós temos nosso “horário criativo”, são períodos que você pode estar mais disposto a ter mais ideias. Eu sou team noturno, meu cérebro a noite é mais produtivo. Saiba qual o seu horário de ouro e decole! 🚀

8 – Play no som

Música boa é sem dúvida uma das chaves para a criatividade, aqui na Nerd a gente curte começar a semana ao som de Black Pantera pra jogar o astral lá em cima! Então aperta o play e se joga! De acordo com estudos da psicologia, a música faz com que sintamos emoções positivas. Ela reproduz emoções que são ativadas em partes e áreas de nosso cérebro, por exemplo: córtex, amígdala, cerebelo, hipocampo. Com isso desenvolve melhor nossa concentração, memória e atenção.

9- Medite

Meditação é bom demais gente! Só traz benefícios. \o/ Você pode começar com sessões mais curtas, para treinar seu foco e respiração. Isso fará com que seu cérebro trabalhe sua criatividade e organização das ideias. Eu indico o aplicativo  “Meditopia” ou “Headspace“, são excelentes para começar!  Além de ser super prático, tem conteúdos gratuitos.

10 – Sonhe acordado

Eu não tô doida nem maluca! Você pode e deve sonhar acordado. Há um estudo de psicologia que diz que sonhar acordado nos ajuda a conectar nossos “eu passado e futuro” o que é ótimo para inspiração criativa. Então use bem está técnica e aproveite sua imaginação.

Seguindo essas dicas, com certeza você não será refém dos bloqueios criativos. Ele pode até chegar, mas agora você já sabe lidar com a situação, né?

Espero que tenham curtido o conteúdo seguimores, em breve tem mais coisa por aqui, belê? Ah e se você gostou deste conteúdo, se liga neste post: 5 apps para gerenciar tarefas que você precisa conhecer!

Um grande abraço, se cuida 💙

5 3 votes
Avalie esse post
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Chaene Da Gama
Chaene Da Gama
12 dias atrás

Que “textaço”, ela escreve o texto dela. Muito bom mesmo. Compartilhando.

1
0
Adoraríamos receber o seu comentário. =Dx
()
x