Afinal, quais são as linguagens de programação mais usadas? Saiba aqui

Conhecer as linguagens de programação mais usadas pelos desenvolvedores é fundamental para realizar um bom trabalho. Ao diferenciar umas das outras e para quais aplicações são ideais você saberá bem o que fazer no seu dia a dia e se tornará um profissional versátil.

Neste artigo, você vai conhecer as linguagens de programação mais comuns no mercado e poderá se tornar um desenvolvedor digno de uma grande corporação. Boa leitura!

Qual a importância de conhecer as linguagens de programação mais usadas?

Conhecer bem as linguagens mais comuns é muito interessante para todo programador. Assim, você poderá se tornar um profissional capaz de oferecer novas funcionalidades e trabalhar em diversos contextos.

A demanda por softwares ou aplicativos hoje em dia é cada vez mais dinâmica, acompanhando a evolução das tecnologias. Você provavelmente já notou essa questão no ambiente em que trabalha. A todo momento, surgem novas formas de resolver problemas, e conhecê-las é um grande diferencial para carreira.

Além disso, estamos falando de uma atividade que depende muito do senso colaborativo. Por isso, se algo é mais usado, significa que é mais forte e robusto. Se existem mais desenvolvedores utilizando uma ferramenta, haverá um maior número de discussões em fóruns na internet, tornando mais fácil aprender a executar diferentes tarefas com ela.

Quais as linguagens de programação mais usadas?

Neste tópico, vamos conhecer quais são as ferramentas mais usadas no mundo da tecnologia atualmente.

Java

Desde a sua criação, o Java evoluiu bastante até se tornar uma das líderes de mercado e referência quando se fala em programação. Para ter uma noção clara, o Android, sistema operacional da maioria dos smartphones atuais, é desenvolvido nessa linguagem. O Java é uma forte opção: portável, escalável, orientada a objetos, de alto nível e com uma comunidade bem forte que ajuda bastante.

PHP

O PHP é mais voltado para aplicações web, pois implementa características que um código HTML comum não suporta. Sempre que estiver procurando por uma tecnologia para comunicação entre os componentes de um site e o banco de dados, o PHP é geralmente a opção número 1. Destaca-se por ser uma alternativa dinâmica, que pode ser funcional ou orientada a objetos, e ser um tanto simples de aprender.

JavaScript

JavaScript é uma das mais linguagens de programação mais usadas atualmente por causa da sua versatilidade. Nasceu como uma linguagem destinada para aplicações web também, principalmente para tratar eventos e interações com sites. No entanto, hoje suporta uma série de frameworks para diversas finalidades.

C++

C++ é considerada a linguagem irmã orientada a objetos da clássica linguagem C. É geralmente usada para aplicações mais pesadas, como sistemas CRM, mas também pode ser interessante para jogos e computação visual. A principal diferença com relação ao C é o fato de que acrescenta algumas funcionalidades e permite modelagens do mundo real, com a orientação a objetos. Ou seja, se você sabe C, aprender C++ será bem fácil.

Python

Uma das mais linguagens de programação mais usadas no momento é a Python. Ela é utilizada para diversas aplicações, principalmente em machine learning, estatística e desenvolvimento web. É a linguagem mais fácil de aprender de todas as citadas, pois tem uma filosofia focada em agilidade, código limpo e velocidade. Se estiver procurando por essas características, vá de Python.

Quais os tipos de linguagens?

Existem diversas linguagens por aí, e por isso elas são classificadas em categorias que ajudam a identificá-las. As linguagens de programação mais usadas podem ser de alto, médio ou baixo nível, de acordo com o a proximidade com o idioma humano (o inglês). Assim, quanto mais alto, mais próximo da conversação natural.

Quanto ao paradigma, podem ser:

  • procedural: sequência de comandos estruturados;
  • orientado a objetos: simulação de conceitos do mundo real, que são modelados em um código organizado em classes, objetos e pacotes;
  • funcional: sequência de funções matemáticas.

As linguagens de programação mais usadas são ótimas opções de ferramentas para serem aprendidas, oferecendo uma gama diversa de possibilidades computacionais. Se você sonha em se tornar um grande programador, não pode deixar de acompanhar essas tecnologias e dominá-las.

Gostou desse artigo? Então, acompanhe nossos conteúdos nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Twitter.