As séries policiais vêm passando por grandes mudanças com o passar dos anos e cada vez mais os roteiristas inovam na forma de contar essas histórias.

Para quem não sabe, o clássico Lei e Ordem tinha episódios inspirados em casos reais. Assim como os contemporâneos Orange Is The New Black e Narcos, que também retratam histórias verdadeiras. A Netflix e outros streamings e até canais da TV fechada têm investido pesado em contar narrativas verídicas.

Esse tipo de série aflora como nunca o “instinto de detetive”, não é? Afinal, o suspense inevitavelmente está presente em nossas vidas. Pensando nisso, selecionamos para você 5 séries policiais super instigantes. E sim: tudo isso realmente aconteceu. Leia nosso post, pegue a pipoca e se joga na maratona!

1. Mindhunter

Mindhunter é uma série baseada em história real que aborda o estudo da psiquê de alguns assassinos em série famosos. Os agentes Holden Ford e Bill Tench procuram entender o que passou na vida deles antes que se tornassem criminosos. O que pode ter acontecido para que viessem a se tornar o que são hoje? Ou eles já nasceram assim? Essas são as principais reflexões da produção.

E são os casos reais que o investigador John Douglas realmente enfrentou, como investigar estupradores e serial killers. Os dois protagonistas da adaptação criam um método de identificação dessa classe de criminosos, assim como Douglas fez na vida real.

De quebra, um dos diretores da série é David Fincher, diretor dos filmes clássicos como Clube da Luta e Zodíaco. Não dá para perder, né?

2. The Keepers

Essa série documental original da Netflix também se baseia em um assassinato de verdade. Porém, ele nunca foi solucionado: o caso da freira Cathy Cesnik, morta em 1969 em Baltimore (EUA).

Professora muito querida por seus ex-alunos, Cathy desapareceu em novembro de 1969. Seu corpo foi encontrado dois meses depois. Na época, o fato trouxe a público muitas revelações envolvendo a igreja católica.

Entre eles, casos de abuso sexual cometidos pelo então Padre Maskell contra alunas de Cathy. Nessa série a gente acompanha relatos de testemunhas, jornalistas, policiais e membros da igreja. Aliás, foram os ex-alunos da freira, já idosos, que tiraram da gaveta essa investigação ainda hoje não resolvida.

3. American Crime Story: O Povo contra O. J. Simpson

A captura, prisão e julgamento do ex-jogador de futebol americano O. J. Simpson tornou-se um episódio mundialmente famoso. E ilustra a primeira história da série American Crime Story. Em cada temporada da série, aborda-se um caso diferente que envolveu celebridades e forte repercussão midiática.

Em 1994, O. J. foi acusado do assassinato da esposa Nicole e do amigo Ronald Goldman. A perspectiva da produção é dos advogados envolvidos no caso. A série mostra seus acordos informais, manobras políticas e diversas nuances da investigação e do julgamento. Para quem lembra do caso ou tem curiosidade, é uma ótima forma de acompanhar os bastidores desse caso.

4. História de um Clã

A série argentina mostra a história real da família Puccio, aparentemente uma família comum e de classe média.

Entretanto, nos anos 80, os membros da família sequestravam pessoas ricas para fazer dinheiro, sempre liderados pelo patriarca. No porão de casa, Puccio e seus filhos mantinham as vítimas em cativeiro. Sem experiência anterior no crime, pediam grandes somas em troca da liberdade delas.

Vale assistir pela trama, que tem humor negro, ótimas atuações e irreverência dos personagens.

5. Investigação Criminal

Essa série produzida pelo canal A&E chegou em 2018 na Netflix e trata dos bastidores de investigações de crimes que chocaram o Brasil. Os delitos de Suzane Richthofen ou do Maníaco do Parque, por exemplo, foram amplamente cobertos pela mídia e estão nessa série na forma de documentário.

Apesar de conhecermos a maioria dos casos, os episódios são surpreendentes. Foram entrevistados diversos especialistas: delegados, legistas e psiquiatras comentam fatos desconhecidos dos crimes e como funciona a mente dos criminosos.

Já está pensando em qual dessas séries você vai começar primeiro? Programar uma maratona de séries exige todo um ritual, como você sabe. Se tiver uma boa companhia, não se esqueça de preparar o lugar. Garanta a pipoca (ou a pizza, que tal?) e chame os amigos!

Curioso para curtir as nossas dicas de séries policiais baseadas em histórias reais? Então, que tal conferir antes algumas célebres frases à la Mestre Yoda para te inspirar?