Houve um tempo em que o máximo de contato que a maioria das pessoas tinha com robôs era vendo-os em filmes e séries de ficção científica. Esse não é mais o caso: os robôs estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia, de várias formas — muitas das quais talvez nem notemos!

Portanto, a seguir, confira 5 curiosidades sobre robótica para você se “antenar” no assunto.

1. Robôs estão cuidando de nossas casas

Pequenos robôs faxineiros que varrem o chão por conta própria já são, há tempos, uma realidade. Atualmente, porém, a robótica permite irmos ainda mais longe: cada vez mais a inteligência artificial e a conexão de diversos objetos do nosso cotidiano à internet (a chamada “Internet das Coisas”) estão facilitando nossa vida em casa.

Essas novas tecnologias permitem, por exemplo, que controlemos aparelhos eletrodomésticos à distância! Com os atuais avanços, não parece loucura a ideia de uma “casa inteligente”, que funcione quase por conta própria.

2. Robôs estão trabalhando na construção civil

Muitas empresas estão desenvolvendo robôs capazes de erguer obras a um custo baixo e com desempenho alto. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), inclusive, já criou um sistema robótico que utiliza impressão 3D para construir uma casa inteira em 14 horas!

A robótica na construção civil vai até além: cientistas estão trabalhando em um novo cimento equipado com sensores, que monitoraria pontes e edifícios e alertaria em caso de rachaduras.

3. Esportes com robôs já são uma realidade

Luta de robôs, futebol de robôs e outros esportes, há anos, atraem milhares de aficionados ao redor do mundo, com campeonatos sendo realizados todo ano.

Quando comparados com humanos, robôs também já têm, inclusive, se mostrado melhores. Em 1996, um computador venceu um jogo de xadrez contra Garry Kasparov, um dos melhores enxadristas de todos os tempos. Desenvolvedores japoneses também já criaram um robô capaz de ensinar humanos a jogar tênis de mesa!

Esportes com rôbo
Imagem: Unsplash

4. Robôs estão dominando a indústria

Especialistas consideram que vivemos a chamada “4ª Revolução Industrial”, com uma indústria que engloba tecnologias de automação e conceitos como a Internet das Coisas. O impacto de equipamentos robóticos no mercado mundial já é estimado na casa das centenas de milhões de dólares.

É um cenário que traz novos desafios tanto para empresários quanto para empregados, mas também novas possibilidades, com a robótica exigindo novas habilidades e conhecimentos.

5. Robôs cada vez mais cuidam da nossa saúde

De robôs cirurgiões a próteses robóticas controladas por comandos cerebrais, a medicina é uma das áreas que mais se beneficiam com os novos avanços tecnológicos.

As possibilidades, porém, vão mais longe. No Japão, já são desenvolvidos robôs especializados em cuidar de idosos — o que, com o crescente envelhecimento da população mundial, poderá ser de extrema importância, tornando-nos muito mais independentes no futuro do que nossos avós são atualmente.

Imagem: Unsplash

Gostou das nossas curiosidades sobre robótica? Aproveite e confira, então, nosso post sobre as linguagens de programação mais usadas!