5 Card Games para jogar com os amigos

Já reuniu os amigos e na hora de decidir o que jogar, a dúvida pairava pelo ar? Ou quer fazer uma noite de jogatinas mas não escolheu os jogos? Ou você é aquela pessoa extremamente ótima em jogos, já memorizou todas as cartas, consegue ter um mapeamento e estratégias que foram adquiridas ao longo das experiências de jogatina?

Uma boa maneira de passar o tempo com os amigos é jogando um bom jogo, muitas vezes um baralho é o grande aliado da turma nesses momentos. Os Card Games, além de ser um recurso de diversão usado pela galera, pode ser um forte aliado dos professores, muito eficaz quando se fala de recurso pedagógico, isso mesmo, é possível aprender jogando!

Desenvolver habilidades específicas, como raciocínio lógico, estratégia e até mesmo estimular a interação social, é possível  tudo isso em jogos de Card Games.

Você sabia que ao realizar as mecânicas dos jogos, trocar experiências em gameplays de multijogadores e construir previsões numéricas, tudo isso pode ser atribuído para o sucesso do seu desenvolvimento cognitivo? Pois bem, estudos apontam que a construção de conhecimento pode acontecer de forma lúdica, quando a linguagem é facilitada e apresenta ligações com interesses de quem os joga.

Mas vamos ao que interessa?

Se liga nesses Card Games que separamos para vocês:

1. Magic: The Gathering

Magic: The Gathering ou para os mais íntimos só “Magic”, é um dos card games (TCG) mais antigos na cultura geek, muito famoso por ter cartas com valores exorbitantes e ilustrações de tirar o fôlego. Apresenta uma proposta bastante interessante, em que cada jogador pode montar seu próprio baralho ao mesmo tempo que coleciona diversas cartas, podendo comprar baralhos pré-montados ou arriscar na emoção de abrir pacotes que contém 15 cartas e ir aos poucos dando cara para a sua coleção. Este card game difunde a ideia de você escolher vários planos, nesse universo encantado, nos quais são designadas cores para cada área.

O duelo com outros jogadores acontece seguindo algumas regras básicas como: a limitação do uso de algumas cartas que consistem em criatura, magias, terrenos e artefatos. De maneira bem simplificada, você tem uma quantidade de cartas em seu baralho e pontos de vida, puxa 7 cartas, escolhe as cartas que irá usar (seguindo as regras) no seu turno, faça o combate e espere a sua próxima vez, que é todas as vezes que seu oponente finalizar a jogada. Lembrando que ao início de cada rodada você pode puxar uma carta do seu baralho.

É um jogo que exige estratégia, paciência e muito raciocínio. Vale a pena vivenciar essa experiência com seus amigos!

Imagem: Unsplash

2. UNO

Quem nunca se estressou em uma roda de amigos jogando UNO, está jogando errado! Um card game muito simples que consegue reunir família, amigos e ao mesmo tempo abalar amizades. Ao possuir uma dinâmica trivial e regras básicas de serem compreendidas, UNO consegue salvar qualquer grupo de amigos do tédio. É simples: para ganhar uma rodada de UNO você precisa ser o primeiro jogador a ficar sem cartas na mão. Para o efeito terá de jogar uma carta de cada vez, que corresponda ao número ou cor da carta jogada anteriormente. Quando tiver apenas uma carta na mão, deverá gritar “UNO”. Porém, cuidado com essa carta: +4

Causadora de muitos conflitos, quem nunca se irritou na hora de quase ganhar o jogo e receber uma +4 que coloca por água abaixo toda sua vitória? Ao recebê-la o jogador é obrigado a adquirir mais 4 cartas, porém pode ser salvo caso ele tenha uma igual e lance +4 para o próximo jogador da rodada.

3. Truco

Essa modalidade clássica dentro dos jogos de baralho não poderia faltar, não é mesmo? Então reúna com os amigos, distribua as cartas e se prepare para gritar “TRUUUUUCOOOOO”.

No Brasil, cada região tem suas regras para esse jogo tão popular, os mais conhecidos são o Truco Paulista e o Mineiro. Truco Paulista (ou ponto acima): É jogado com 4 jogadores, divididos em duplas, 40 cartas nas quais são retiradas as cartas 8, 9, 10 e curingas. Distribua 3 cartas para cada jogador de forma aleatória, e em cada rodada os jogadores mostram uma carta. A carta mais forte ganha a rodada.

Além de toda essa sequência nos valores das cartas, o jogo também apresenta as Manilhas, que são as cartas com os maiores valores dentro do jogo. Elas são definidas na hora de embaralhar e antes de distribuí-las, onde o embaralhador realiza o Vira (virando a primeira carta do monte embaralhado), a carta que se vira define as manilhas do turno.

Já o famoso grito “Truco” é uma estratégia para o aumento da aposta na pontuação da rodada, você aceita ou você corre. A partida consiste em 12 pontos, a dupla que conquistar primeiro, ganha!

Truco mineiro: Essa variação, difere do Paulista apenas nas sequências, onde o valores das cartas já são pré-definidos, seguindo as mesmas regras.

Imagem: Unsplash

4. Super Trunfo

Quando criança você já jogou “super trunfo”? Esse jogo nostálgico possui diversas temáticas que podem ser usadas para passar o tempo e também para uso didático, pois as cartas trazem informações pertinentes sobre características de acordo com o tema escolhido.

Uma premissa com muito conteúdo singelo, mas que despertam as curiosidades. Basicamente cada carta contém um personagem ou conteúdo, onde vão apresentar características que serão escolhidas para serem comparadas com outras, definindo quem são melhores.

A carta com as melhores características vence a rodada, enquanto a “Super Trunfo” é a carta denominada imbatível no jogo. São diversas temáticas sobre desenhos, países, veículos e animais, se eu fosse você não ficava de fora!

5. Yu-Gi-OH

É hora do duelo! Se você, assim como eu, assistia TV antes de ir para a escola, tenho certeza de que já ouviu falar nesse desenho…

Pois bem, Yu-Gi-Oh é um card game inspirado na animação japonesa, que teve sua estréia nas telinhas nos anos 2000. A história retrata, com muita emoção, a trajetória de Yugi Muto, um jovem que quando sentia o coração das cartas, não tinha para ninguém.

Mas sem desviar muito do assunto, você já jogou Yu-Gi-Oh? É um jogo na modalidade TCG, de cartas colecionáveis, onde o seu baralho (deck) irá duelar com outros. Cartas de criaturas e diversas mágicas em geral compõe esse jogo impressionante, com inúmeras reviravoltas em cada turno jogado. A dinâmica deste jogo se assemelha um pouco de Magic: The Gathering, mas claro com adaptações exclusivas e muito atrativas.

Esse card game também pode ser utilizado em uma modalidade em que TODOS conhecem e reúne diversas crianças, você sabe o que eu to falando? Não? Já bateu cartinha na escola ou até mesmo na rua com vizinhos e colegas?  Essas cartas também são usadas por diversas crianças na hora de mostrar quem tem a melhor skill para virar as cartinhas em um movimento rápido feito com a mão. Que nostalgia!

Agora que apresentamos essa seleção de card games, chama a galera pra jogar com você e não perde tempo. 🃏🎲

4.9 13 votes
Avalie esse post
Subscribe
Notify of
guest
10 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlaire
Carlaire
21 dias atrás

Top as dicas!! Saudades de alguns!

Antenor Tapir
Antenor Tapir
21 dias atrás

Gostei bastante das sugestões!

Luiz
Luiz
21 dias atrás

Interessante demais. Parabéns!!!

Mirella
Mirella
21 dias atrás

Saudades de criar umas tretas jogando UNO hahahah muito bom!

Augusto
Augusto
Reply to  Mirella
20 dias atrás

HAHAHAHAHAHA, treta, treta, treta….

Jorge
Jorge
21 dias atrás

Bacana. Gostava muito de jogar Yu-Gi-OH com os amigos.

monsterkamik
monsterkamik
21 dias atrás

pode ter um truco de Yu-Gi-OHExcelente texto parabéns!

Joao
Joao
21 dias atrás

Muito massa! Vou ate salvar aqui caso aparece alguem na roda que n sabe jogar carteado(na roda só online viu gente vamos respeitar o distanciamento) valeuu!

Vitin
Vitin
20 dias atrás

Yu-Gi-Oh e Uno são diversões garantidas hahaha ótima lista 🔥

Gabriel
Gabriel
18 dias atrás

Saudade bater cartinhas na escola kkkkkkk

10
0
Adoraríamos receber o seu comentário. =Dx
()
x