4 startups inovadoras que estão empreendendo o futuro

Quantas startups inovadoras você conhece? Essas empresas estão conquistando, dia após dia, mais espaço no mercado. Com seu modelo de negócio altamente replicável e escalável, essas soluções de base tecnológica têm criado produtos e serviços pouco explorados pelos grandes players.

A partir do investimento em inovação, elas se diferenciam entre as demais por oferecerem comodidade e desburocratização aos usuários. E não é exagero dizer isto: algumas startups estão revolucionando o mundo e mudando a forma como fazemos as coisas.

Para você mergulhar de cabeça nesse assunto e se inspirar, separamos quatro empresas que já são referência no Brasil e no mundo. Confira!

1. Nubank

Abrimos nossa lista com o Nubank, uma startup brasileira que já venceu nove prêmios internacionais. Essa fintech (empresa que usa tecnologia para otimizar os serviços financeiros) apostou na desburocratização do serviço de cartão de crédito. Com isso, alcançou fama global.

Hoje, o Nubank oferece para seus usuários uma conta eletrônica e cartões de crédito e débito, tudo controlado por seu aplicativo, que é intuitivo. Além disso, a empresa aposta no bom atendimento ao cliente e no fim das taxas, como a anuidade.

2. Airbnb

Hoje avaliado em mais de US$ 30 bilhões, o Airbnb é a maior plataforma comunitária de aluguel de acomodações do mundo. Essa empresa chegou para atrair dois públicos diferentes: viajantes que queriam fugir dos hotéis, e pessoas que queriam fazer uma renda extra com suas propriedades.

Assim, o Airbnb conecta quem tem algum espaço para alugar (um quarto, uma casa, um apartamento etc.) com pessoas que procuram uma alternativa às acomodações tradicionais, como hotéis e albergues. Tudo é feito diretamente pela plataforma (reserva, troca de informações e pagamento), de maneira rápida e simples.

3. Uber

A Uber é uma empresa que dispensa apresentações, não é mesmo? Ela é uma das maiores companhias de transporte privado urbano do mundo. Ao apostar em um modelo de negócio sem burocracia, a startup conseguiu otimizar esse serviço, que antes era dominado pelos taxistas.

A proposta da Uber é que as pessoas possam contar com um transporte privado a qualquer momento e por um preço justo — tudo isso na palma da mão dos usuários. Além disso, a empresa permite que qualquer interessado, desde que tenha os requisitos mínimos, se cadastre para ser motorista e fazer uma renda extra.

4. Dropbox

O Dropbox é uma startup que oferece o serviço de armazenamento e compartilhamento de arquivos no modelo de clouding computing (computação em nuvem). Está lado a lado com os grandes players, como Google Drive (Google) e OneDrive (Microsoft).

Por ter sido criado para suprir as necessidades de hard users de tecnologia, o Dropbox apresenta algumas facilidades, como a integração com os navegadores Google Chrome e Mozilla Firefox. Além disso, é possível ter contas compartilhadas, enviar arquivos por links, e até fazer download dos seus torrents diretamente para a nuvem.

Você percebeu que essas startups inovadoras têm algo em comum? Todas elas nasceram graças a empreendedores inconformados, que encontraram um problema, perceberam que aquilo era um novo nicho e começaram a explorá-lo. Pense fora da caixa também!

E aí, gostou da nossa lista de startups inovadoras? Então, agora é a sua vez: faça o seu top four e coloque-o aqui nos comentários!