in ,

4 dicas para mestrar RPG que você precisa ver agora

Digamos que você decidiu se arriscar pelas águas nada mansas de uma partida e se apaixonou pelo que é feito nas aventuras. Conseguiu até juntar uma boa galera para passar as noites adentro fantasiando sobre personagens e cenários diferentes. O que mais você precisa além dos dados e da ficha de habilidades? Dicas para mestrar RPG!

Não se acanhe, todos os noobs (novatos) precisam de um tempo para se inteirar sobre a dinâmica dos jogos de interpretação, principalmente se você quer ser o comandante das ações. A primeira dica do post começa aqui: fazer leituras de diferentes temas e desenvolver sua criatividade são pontos importantes.

Quanto mais bagagem cultural você tiver e mais criatividade você empregar, melhores serão as aventuras com os amigos. Para que seu navio não afunde em nenhum encontro inesperado com seres malignos, se prepare para receber 4 dicas básicas para ser mestre de RPG. Boa leitura!

1. Livros são seu guia nas partidas

Os jogos de RPG são baseados em livros que trazem uma história rica e cheia de personagens. Além disso, eles apresentam as regras da partida e, às vezes, podem apresentar mudanças de uma edição para outra da mesma obra. Por isso, a primeira dica para mestrar RPG é conhecer bem o livro de regras.

Porém, não se preocupe muito, até mesmo os mais experientes podem se confundir durante as jogadas e errar algumas regrinhas. Veja alguns dos sistemas de RPG mais usados e que talvez você se interesse pelas aventuras propostas:

  • GURPS — guia básico e adaptável para diferentes aventuras, tendo disponível o tema steampunk e sci-fi;
  • Mundo das Trevas — coleção de vários livros para diferentes cenários e personagens, com temática para lobisomens, demônios, anjos, magos, vampiros e bastets (homens gato);
  • Dungeons & Dragons — conhecido também como D&D é, talvez, um dos mais populares sistemas para mestrar RPG, tendo regras mais focadas na fantasia medieval.

2. Planejamento das campanhas é importante

Pensar antecipadamente nos cenários, histórias e campanhas que serão jogadas é uma outra ótima dica para os iniciantes na mestragem de RPG. Como mestre, você terá o poder de criar e destruir em mãos. Isso significa que você pode desenvolver roteiros bem interessantes que mantenham a turma animada e ansiosa para jogar. Mas também significa que, em um passe de mágica, tudo pode deixar de existir.

Sim, isso é possível. Digamos que você levou seus amigos para um cenário na caverna, todos com BGs (backgrounds) iniciantes. Mas você “se esqueceu” disso e acabou de summonar um dragão lendário e ganancioso. Pela lógica do personagem dragão, é preciso pagar em moedas de ouro ou enfrentar sua fúria. Se seus amigos não tiverem ouro suficiente, o que pode acontecer?

Bem, a campanha termina aí com todos chamuscados e vocês nem passaram da primeira parte da dungeon. Por isso, é preciso pensar no que você fará, sem deixar o poder de mestre RPG dominar a situação.

3. Boas descrições deixam o jogo mais vivo

As descrições fazem parte da essência dos jogos de RPG, sem elas quase nada faria sentido. Afinal, provavelmente, vocês farão as partidas na casa de alguém e não em um castelo, caverna ou covil de verdade, não é?

Quanto mais detalhadas forem as descrições, com informações importantes sobre os personagens e o que acontecerá nos cenários, melhor será para imaginar tudo o que você planejou. Então, capriche na narração, fale sobre o clima, o que está em volta da cena, o que é possível ver e o que não é.

4. Improviso é uma arte do mestre de RPG

Improvisar é tão bom para o jogo quanto planejar a partida, por isso, essa é outra dica para mestrar RPG. Durante a campanha, os demais jogadores farão suas próprias ações e isso é um fator que você não pode planejar ou controlar. Então, talvez seja preciso improvisar algumas coisas nessa hora.

Aqui vale a primeira dica: use sua criatividade e bagagem para lançar desafios de acordo com o que está sendo feito. Mas é importante lembrar que não precisa ser algo catastrófico e destruidor.

Por fim, uma das dicas para mestrar RPG que não poderíamos deixar de citar é: os jogos de interpretação foram feitos para você se divertir com amigos. Por isso, apenas relaxe e procure ter bons momentos com a turma, sem muita neura sobre regras esquecidas ou personagens mortos. O mais importante é aproveitar a noite com sua galera.

Já pensou em ter adesivos maneiros sobre seus jogos preferidos? Dá uma espiada no site e nesses adesivos nerds legais!

O que vc achou?

0 points
Upvote Downvote

Escrito por Gabriel Vieira

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Loading…

0

Comments

0 comments

Mulheres cientistas: conheça os nomes que revolucionaram a ciência

Nostalgia: confira os melhores jogos de Super Nintendo!