Tecnologia e entretenimento estão cada vez mais próximos, com um servindo de inspiração para o outro. Tanto é que o primeiro já foi tema para muitos filmes. Mas você já viu alguma série sobre tecnologia?

Existem muitas opções disponíveis, das mais drásticas e assustadoras até aquelas que percebem a tecnologia como aliada. Então, se você está procurando a próxima maratona, chegou ao lugar certo.

Embarcar em uma série não só serve para descontrair, como pode ensinar e até mesmo provocar reflexões acerca de determinados assuntos. Quer ver? É só começar com uma dessas 4 que separamos.

1. Black Mirror

Talvez a série sobre tecnologia mais conhecida de todas seja Black Mirror. Apesar de algumas teorias de fãs que sugerem que tudo se passa em um mesmo universo, os episódios não são sequenciais, nem trazem os mesmos personagens. Assim, você pode começar por onde quiser.

Criada por Charlie Brooker, a série explora diferentes tecnologias, da Internet das Coisas (IoT) até realidade aumentada, e seus efeitos sombrios na sociedade, muitas vezes num futuro não tão distante assim, o que pode ser aterrorizante. Complexa e bastante reflexiva, a série chegou a quatro temporadas e está disponível na Netflix.

2. Mr. Robot


Rami Malek está em alta depois de reencarnar Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody, mas foi seu papel em Mr. Robot
que alavancou sua carreira. Na série descrita como suspense tecnológico, ele dá vida a Elliot, programador que trabalha em uma empresa de cibersegurança durante o dia, mas assume sua identidade como hacker vigilante à noite.

Recrutado para destruir a mesma multinacional que o paga, Elliot faz um esforço mesmo em meio a crises pessoais, uma vez que sofre com transtorno de ansiedade social e depressão clínica.

O diretor chegou a contratar vários hackers de verdade para ajudá-lo em seu processo criativo. Com isso, surgem debates interessantes sobre ética e o potencial impacto das criptomoedas na economia.

3. 3%


Achou que não teria produção nacional na nossa lista? Achou errado! 3% foi uma aposta da Netflix que chegou à sua terceira temporada e faz até mais sucesso fora do Brasil do que aqui. Vai entender, né?

A série acontece num futuro distópico, em que falta comida, água e energia. Quando completam 20 anos, as pessoas têm a oportunidade de passar por uma seleção rigorosa para mudar para o Maralto, onde vive a elite, com promessas de uma vida melhor.

No entanto, somente 3% dos candidatos são selecionados. Isso depois de passar por testes que vão além do limite de qualquer um, usando tecnologias e jogos físicos e mentais.

4. Altered Carbon


Imagine acordar em um corpo que não é o seu. Em “Altered Carbon”, a consciência humana pode ser transferida de um corpo para outro. Assim, a vida é aumentada consideravelmente.

Acompanhamos a história do mercenário Takeshi Kovacs, que acorda após 250 anos em um novo corpo e com habilidades militares. Isso, claro, bancado por um homem riquíssimo que quer descobrir o autor de seu próprio assassinato.

Misturando princípios da inteligência artificial vistos sob uma lente surreal, a série discute assuntos bem pertinentes como desigualdade de gêneros, luta de classes e segregação religiosa e racial, entre outros. 

Escolheu a sua série sobre tecnologia para maratonar? Agora é só preparar a pipoca e embarcar em um futuro talvez não tão distante.

Para encontrar outras dicas como essas, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as novidades do mundo geek!