Games dos anos 90: confira os jogos que fizeram história!

Os jogos digitais nem sempre foram tão empolgantes e modernos como são hoje, ou seja, precisaram percorrer um longo caminho. Mas a década de 90 é muito especial. Você, como todo bom nerd, provavelmente já jogou ou conheceu alguns dos games dessa época.

Esse período foi marcado pela popularização de muitos padrões de jogabilidade com o surgimento do Nintendo 64 e Playstation I, consoles verdadeiramente épicos. Neste post, lembraremos alguns dos principais games dos anos 90. Bora lá!

Conheça os principais games dos anos 90

Super Mario World

Super Mario World, que chegou ao Brasil em 1993, marcou muitas gerações. Com seus nove mundos e 96 saídas, era a garantia certa de entretenimento, diversão e aventura. O sucesso foi tão grande que inspirou a criação de outros produtos da mesma franquia.

A extensão do seu universo era inovadora na época, mas ele também contribuiu com o salvamento do percurso do jogador (algo que é muito útil até hoje) e a possibilidade de jogar com outras pessoas. Ou seja, a partir desse momento, você poderia pausar o game tranquilamente e voltar depois.

Zelda: Ocarina of Time

Zelda: Ocarina of Time chegou em 1998. É considerado por muitos gamers como o melhor jogo da história, enquanto outros simplesmente discordam. O fato é que foi um lançamento importante por conta da sua tridimensionalidade, uma característica que permite que o jogador navegue pelo cenário e explore todas as dimensões.

Outras inovações do game: travamento da mira em um ponto da visão do jogador; botões contextuais que adquirem diferentes significados a depender da situação em que o personagem está; um mundo enorme, basicamente o maior visto até aquela época.

Super Metroid e Castlevania: Symphony of the night

Super Metroid e Castlevania: Symphony of The Night são dois games que marcaram os anos 90 e contribuíram para o estabelecimento de um gênero, o “metroidvania”. Essa categoria apresenta jogos com foco na ação/aventura, exploração de universos com mapas, segredos escondidos e elementos de RPG.

A nomenclatura do gênero é a união dos dois nomes porque, quando Castlevania saiu, muitos fãs perceberam que sua jogabilidade era muito influenciada por Super Metroid, o terceiro jogo da série Metroid.

Ambos foram importantes marcos para os jogos de exploração não-linear, que consistia basicamente em exploração e desbloqueio de áreas a partir de novas habilidades.

Pokemon Red & Blue

Pokemon Red & Blue foi o primeiríssimo jogo dessa grandiosa saga. Lançado em 1996, chegou por aqui depois do anime na TV e era um RPG de combate com cerca de 150 pokémons. Uma de suas inovações foi o formato em pacotes diferentes, o que influenciou outros games depois.

Outro ponto legal era o fato de que, para completar a pokédex, o jogador tinha que realizar trocas com amigos e outros usuários, pois cada versão vinha com pokémons exclusivos. Imagina só isso em 1996!

Resident Evil

Resident Evil foi o primeiro jogo de uma saga de sucesso, que iria para o cinema também, tornando-se uma gigante do entretenimento. Foi um grande marco por popularizar o Survival Horror e aproximar os games dos filmes.

A jogabilidade dá a sensação de menos controle, já que a câmera não acompanha a visão do personagem e fica em posições desconfortáveis para o jogador, favorecendo ataques surpresas e situações de risco. Também é caracterizada por um foco maior no cenário assustador, com locais sombrios e ataques inesperados.

A década de 90 foi fundamental para a evolução da indústria dos jogos. Houve o surgimento de diversos consoles importantes e de franquias gigantescas que sustentaram o mercado por muito tempo. É sempre muito legal lembrar deles e de como tanta coisa mudou até o padrão de hoje.

Gostou desse passeio pelos games dos anos 90? Então, aproveite para dar uma olhada em uns stickers de jogos bem interessantes da nossa loja.