Você certamente se lembra de momentos super divertidos em volta de um tabuleiro de War, Banco Imobiliário ou Jogo da Vida, não é verdade? Hoje, apesar desses clássicos ainda renderem boas risadas, chegou a hora de evoluir e encontrar algo mais elaborado, estratégico e que nem sempre dependa exclusivamente da sorte. É aí que entram os jogos de tabuleiro para adultos.

Conhecidos como board games ou designer games, esses jogos são uma evolução do conceito tradicional dos tabuleiros clássicos, apresentando novas mecânicas, regras muito mais densas, temas inusitados e, é claro, situações inesquecíveis.

Quer saber mais sobre eles? Acompanhe a nossa lista com os 5 jogos de tabuleiro para adultos que não podem faltar na sua coleção!

1. Carcassonne

Os board games são mais bem elaborados em todos os aspectos, mas isso não significa que você precise passar horas lendo manuais se essa não for a sua praia. Carcassone, um jogo de alocação de peças baseado na região do sul da França medieval, é recomendadíssimo para quem deseja se iniciar nesse novo mundo, mas que não quer arriscar muito com jogos complicados.

O objetivo é simples: desenvolver o maior controle sobre uma área colocando peças diferentes que representam caminhos, construções e fronteiras. A cada rodada, um jogador pega um dos terrenos disponíveis e os coloca de maneira adjacente a outra já, formando e controlando um reino. Embora as regras sejam simples e as partidas não passem de 45 minutos, Carcassonne é altamente estratégico e divertido, sendo ótimo para jogadores iniciantes.

2. Ticket to Ride

Elevando um pouco a complexidade e apresentando uma mecânica nova temos o Ticket to Ride. Nesse jogo você é responsável por controlar uma companhia ferroviária americana com a meta de fazer as maiores rotas possíveis, interligando estados de acordo com os tipos de produtos e objetivos que são retirados nas cartas disponíveis. Parece complicado, mas, na verdade, não é.

No seu turno, você pega duas cartas disponíveis no baralho que representam tipos de mercadoria (leite, carvão, bourbon etc.) e, se os vagões forem suficientes para preencher os espaços de rota entre as duas cidades, você marca pontos e completa objetivos. É bem simples, até que seus amigos comecem a colocar trens em espaços que faziam parte dos seus planos.

3. Power Grid

Agora que você já conhece um pouco mais de estratégias, já pensou em jogar um board game com uma planilha de Excel do lado? Apesar de ser uma prática incomum e utilizada pelos jogadores mais experientes e competitivos, Power Grid é complexo a esse ponto.

Nele, o seu objetivo é controlar e alimentar usinas elétricas na Alemanha de forma que as casas dos moradores tenham energia em todos os turnos para gerar lucros — lembra que falamos dos temas inusitados, né?

Há mecânicas de leilão de plantas que funcionam com materiais diferentes, relações de oferta e demanda com matérias-primas e controles de áreas que encarecem ou geram descontos nos seus ativos. Se a sua ideia é queimar os neurônios com jogos de tabuleiros para adultos, Power Grid é uma experiência ímpar.

4. Eldritch Horror

Se a sua pegada é preservar a paz entre os amigos, jogos cooperativos — em que o tabuleiro é o inimigo comum a todos os jogadores — certamente são a melhor opção. Baseado no universo de H.P. Lovecraft, Eldritch Horror coloca o grupo para lutar contra aparições cósmicas e eventos sinistros antes que um dos Antigos despertem do seu sono e joguem o mundo inteiro em uma era de caos, loucura e terror.

Dividido em fases, que permitem que os jogadores e o tabuleiro progridam em seus objetivos, o board game é repleto de peças, cartas e acessórios, o que eleva sua complexidade acima do que vimos até agora, gerando partidas de até quatro horas de duração. Porém, nada como salvar o mundo na companhia de amigos, não é verdade?

5. Twilight Imperium – 4ª Edição

Nada do que dissemos até agora se compara a uma partida de Twilight Imperium. Aliás, dos mais de 100 mil títulos disponíveis atualmente, pouquíssimos chegam aos pés da experiência gerada por esse board game. Com partidas que duram entre 6 e 12 horas, TI4 (como é abreviado) é um evento que molda a sua percepção sobre jogos de tabuleiro para adultos.

Os jogadores são imperadores galáticos de uma das 17 raças disponíveis no jogo-base, cada uma com habilidades, capacidades construtivas, poderes bélicos, tecnológicos, de comércio e de exploração próprias. O objetivo é marcar 10 pontos associados à conquista de outros sistemas dentro da galáxia por meio de guerras, resoluções políticas e comerciais.

São três manuais com mais de 20 páginas cada, regras ultra complexas que variam de acordo com situações, 354 miniaturas de naves e unidades, mais de 400 cartas e 500 marcadores. Tudo isso para proporcionar a experiência definitiva relacionada aos board games. E aí, vai encarar?

Agora que você já conhece os jogos de tabuleiro para adultos, conheça os 5 card Games para jogar com os amigos.😉

Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e traga mais gente para o mundo maravilhoso dos board games.