Quem gosta de ter um ótimo visual em seus objetos pessoais ou criar efeitos diferentes para os ambientes sabe que o uso dos adesivos são um recurso incrível para expressar seus gostos e interesses. Entretanto, nem todos os adesivos são iguais, e existem várias características que devem ser consideradas na hora de comprá-los.

Ver um trabalho lindo, mas totalmente desbotado ou descolando pode ser frustrante, não é verdade? Outra questão é aquele adesivo que, ao descolar, deixa uma marca quase impossível de remover e, na pior das circunstâncias, danificar a superfície onde foi colado.

Por isso, neste post, damos algumas dicas para ajudá-lo a escolher adesivos de qualidade que irão valorizar a sua marca ou trabalho. Afinal, ninguém quer sua marca ou trabalho manchado por um adesivo de péssima qualidade, né? Confira!

Observe o tipo de material usado na confecção dos adesivos

Entre os materiais empregados para a confecção de adesivos, os mais utilizados são o papel e o vinil. O papel é comumente aproveitado na confecção de etiquetas, selos, capas adesivas, personalização de brindes e outros itens.

Apesar de ser barato, por mais força que tenha, sua resistência pode ser considerada baixa em comparação a outros materiais. Dessa forma, ele deve ser utilizado apenas em situações em que o produto não será exposto a muitas adversidades, como sol, água ou fricção em excesso.

O vinil, mais resistente e maleável, geralmente é utilizado para aplicação em paredes. Pode ser impresso ou não, mas no primeiro caso exige um processo específico com tinta à base de solvente e que não pode ser feito em uma impressora comum.

Melhor ainda se a empresa que vai produzir os adesivos trabalhar com vinil super premium, que não deixa marcas ou manchas na superfície quando são removidos.

Aposte em adesivos de qualidade com tintas látex, ecossolventes e banho UV

A impressão em vinil super premium é complementada com o uso de tintas látex e ecossolventes, altamente positivas para o meio ambiente. Além disso, ocorre a aplicação de uma camada protetora, o banho UV, com o objetivo de deixar o adesivo incrivelmente resistente.

Com o banho UV, o adesivo não vai desbotar com a exposição ao sol, o que o torna ideal também para quem deseja colar essas peças em automóveis. Pode-se afirmar que o adesivo vai durar cerca de três anos em ambientes externos.

É possível ter a exata noção sobre as vantagens de um adesivo feito em vinil super premium e com tintas látex/ecosolvente e banho UV, em comparação com aqueles adesivos feitos em gráficas comuns.

Fique atento à formatação da arte

Adesivos de qualidade apresentam boa nitidez e definição de cores. Afinal, é frustrante levar horas para definir a cor ideal do projeto e ver que a versão impressa está bem diferente da seleção original.

Para isso, o padrão de impressão é muito importante. O CMYK é a melhor escolha nesse caso, pois usa quatro cores: ciano, magenta, amarelo e preto. A combinação delas é capaz de criar praticamente todas as possibilidades de tonalidades necessárias para imprimir, o que garante qualidade muito superior ao RGB.

Isso porque o RGB utiliza apenas vermelho, verde e azul. É ideal para formatos digitais, como banners e artes para sites: como a tela do computador emite luz, quando é decomposta resulta nesses três tons. Entretanto, para impressão física, ele altera algumas cores.

Então, se quiser trabalhar com esse tipo de material, invista em adesivos de qualidade. Para isso, fique atento ao material em que são confeccionados, à formatação utilizada para imprimir e ao tipo de impressão. Lembre-se de que, quanto maior a qualidade da impressão, mais tempo os adesivos vão durar.

Não se esqueça também de pesquisar sobre o tipo de cola utilizado. Algumas são mais resistentes do que outras. Para não errar, procure uma empresa especializada, como a NerdStickers, e veja seu projeto ficar incrível e manter-se assim por muito tempo!

Os nossos stickers

[block id=”pagina-stickers-colecao”]

Curtiu este post? Visite nossa loja virtual e conheça muitas possibilidades incríveis para expressar suas ideias mais criativas!