Perdemos uma lenda. Até quem não reconhece Stan Lee pelo nome com certeza já teve contato com seu legado. De Homem-Aranha e Thor a Capitão América e Hulk, boa parte dos super-heróis preferidos de todo mundo são sua criação.

Que ele vivia fazendo aparições especiais nos filmes da Marvel, isso todo mundo sabe. Assim como o fato de ele ser um dos grandes responsáveis pelo sucesso da gigante dos quadrinhos.

Mas, a seguir, trazemos 5 curiosidades que você provavelmente não conhecia, para admirar Stan Lee ainda mais. Acompanhe!

Curiosidades sobre Stan Lee

1. Seu nome real não é Stan Lee

Para começo de conversa, seu nome de batismo era Stanley Martin Lieber. Apesar da rima com Bieber, parece bom, não é mesmo? Aparentemente, ele também achava. Tanto é que decidiu “salvar” o nome verdadeiro para quando escrevesse um livro — por isso, adotou Stan Lee, achando que seria temporário. Embora não tenha realizado o sonho do livro próprio, temos certeza de que ficou bastante orgulhoso com o que Stan Lee realizou.

2. Ele começou escrevendo obituários para celebridades

Além de exótico, um de seus primeiros empregos era ligeiramente mórbido. Como precisava começar de algum lugar, o jovem Stan Lee aceitou escrever obituários de celebridades em um jornal local de Nova York. Eventualmente, largou o trabalho porque achou “deprimente demais”.

3. Stan Lee já trabalhou na DC

Parece até mentira, mas um dos ícones da Marvel chegou a virar a casaca e trabalhar para a DC no início dos anos 2000. Também pudera: em plena crise, a editora atrasou vários pagamentos de direitos autorais.

Na DC, foi convidado a reinventar os principais heróis da casa, o que fez em uma série de 13 quadrinhos intitulada “Stan Lee’s Just Imagine…”. Mulher-Maravilha, Batman e Superman chegaram, inclusive, a mudar de nome e história em suas mãos. Isso porque queria que nome e sobrenome começassem com a mesma letra, brincadeira que fez com vários de seus próprios personagens, como Peter Parker e Reed Richards. Nisso, até o Batman virou Wayne Williams.

4. Sua memória era péssima

Essa brincadeira de usar a mesma letra no nome e sobrenome começou por um motivo bem válido: conseguir guardar o nome de cada uma de suas criações. Com a memória ruim e tantos personagens, deve mesmo ficar difícil. Além de Peter Parker, sofreram desse “mal”: Bruce Baner (o Hulk), Robert Reynolds (Sentinela), Matt Murdock (o Demolidor), Stephen Strange (Dr. Estranho) e Susan Storm (Mulher Invisível), entre outros.

5. Ele chegou a servir ao exército durante a Segunda Guerra

Muita gente publicou sua homenagem após o falecimento de Stan Lee nas redes sociais, mas talvez uma das mais inesperadas seja a do exército norte-americano, que divulgou uma foto do quadrinista durante a Segunda Guerra Mundial.

De 1942 a 1945, ele prestou serviço em um setor do exército especializado em comunicação, o Signal Corps. Depois, foi transferido para uma divisão responsável pelos filmes de treinamento dos soldados, onde trabalhou com o cartunista Charles Addams (responsável pela Família Addams) e Dr. Seuss. Uma de suas responsabilidades era escrever o roteiro para esses filmes. Será que eles serviram de inspiração para o Capitão América? 

Independentemente da resposta, é inegável a importância do legado de Stan Lee para o mundo dos super-heróis — e, até mesmo, do cinema. Mesmo após sua morte, poderemos acompanhar mais três aparições inéditas, uma, inclusive, em “Os Vingadores 4”.

E então, você já conhecia todas essas curiosidades sobre a vida de Stan Lee? Deixe você também sua homenagem a esse ícone e compartilhe o texto em suas redes sociais!