Hoje em dia, há jogos com gráficos tão bons e enredos bem construídos o suficiente que parecem um verdadeiro filme. Os dois formatos mesclam-se e, como sempre acontece em Hollywood, não é difícil encontrar filmes baseados em jogos.

A experiência de ver esse tipo de releitura da história em pouco mais de duas horas é interessante especialmente para quem não abre mão de um bom game. Assim, você presta atenção no que funciona — ou não — na adaptação e como resolveram detalhes específicos, além de acompanhar seu personagem tomando vida em cenas repletas de ação.

A seguir, separamos os 4 melhores filmes baseados em jogos, não necessariamente em ordem de preferência, para refrescar sua memória e, quem sabe, dar início a uma boa maratona. Vamos lá?

1. Lara Croft: Tomb Raider

Muito antes de Capitã Marvel ou Mulher Maravilha, outra heroína roubava a cena nas grandes telas: Lara Croft, que foi muito bem representada por Angelina Jolie. Tanto é que o filme se estendeu para uma continuação e foi uma das maiores bilheterias de filmes baseados em jogos.

Como não podia deixar de ser, o filme explora impérios perdidos e a busca por tesouros preciosos. Lara descobre um antigo segredo de seu pai e sai em busca do Triângulo de Luz, relíquia lendária que permite alterar tempo e espaço.

Recentemente, um reboot de Tomb Raider foi lançado com Alicia Vikander entrando no papel de Lara. Essa versão é mais “gente como a gente” e mostra as origens da personagem, como no reboot dos games. A “nova” heroína rejeita a fortuna da herança e evolui bastante no decorrer da história, além de explorar melhor a relação conturbada com o pai.

2. Need For Speed

Achou que não ia ter Need For Speed na nossa lista? Achou errado! Aclamado pelos grandes motoristas do transporte alternativo no Choque de Cultura, Need For Speed junta supercarros customizados a Aaron Paul (de Breaking Bad), Rami Malek e Michael Keaton.

O filme captura bem o espírito do jogo no qual é baseado e acompanha a vingança de Tobey Marshall, preso injustamente pela morte de seu melhor amigo. Ao sair da cadeia, ele volta a competir no circuito ilegal de corridas de rua única e exclusivamente para se vingar de Dino, que o incriminou.

3. Resident Evil

Resident Evil foi um dos precursores quando o assunto é adaptação de jogos. Mesmo não sendo o preferido de muita gente, marcou história e deu origem à franquia que contou com seis capítulos. Mas a saga de jogos de terror não para por aí: a saga vai ganhar um reboot nas telonas e uma série na Netflix muito em breve.

Milla Jovovich, depois de fazer Leeloo em “O Quinto Elemento”, voltou à ação como Alice, protagonista da franquia. A premissa básica dos filmes é a sua luta contra a Umbrella Corporation, empresa na qual trabalhava e descobre ser a responsável por causar o apocalipse zumbi.

Ao longo dos filmes, outros personagens dos videogames aparecem e Albert Wesker, diretor da Umbrella, materializa o grande vilão. 

4. Mortal Kombat

Sabe aqueles filmes tão ruins que chegam a ser bons? Essa pérola direto dos anos 90 nunca escondeu sua intenção de fazer dinheiro com o sucesso da franquia de Mortal Kombat. E foi bastante eficaz nisso.

Apesar da falta de budget na produção, a adaptação de Mortal Kombat tem cenas de luta surreais e, diferente de Street Fighter, segue bem a premissa dos jogos.

No geral, filmes baseados em jogos costumam receber críticas variadas da imprensa especializada, pendendo para o ruim. Porém, muitos deles, como o próprio Tomb Raider, são aclamados pelo público geral e garantem momentos de diversão, especialmente com os amigos.

Inclusive, não é difícil encontrar quem invista nos bonecos dos personagens e até leve para a sessão de cinema. Você já pensou em utilizá-los na decoração da sala ou do quarto? Então pega essas dicas para incluir os Vingadores na dinâmica da sua casa.